Atualmente observamos um crescimento considerável de lojas virtuais ,muitas delas são pequenos negócios ou grandes empresas que migraram para o mundo digital a fim de atingir novos públicos.

Sabemos que o controle  financeiro de uma empresa, seja ela física ou virtual, é decisivo para o bom resultado e sucesso.

Muitos empresários não têm muito jogo de cintura na hora de fazer o controle financeiro, talvez por serem novos empreendedores ou por falta de conhecimento.

De qualquer maneira, fazer um controle financeiro da sua loja virtual de forma equivocada pode ser fatal para o seu negócio. Planejar como e com o que gastar o lucro da sua empresa é saber cuidar bem do seu dinheiro.

Que é cansativo e requer muita disciplina e concentração todos nós sabemos, mas relaxa, separamos essas 8 dicas para que você consiga fazer um excelente controle financeiro da sua loja virtual, sem complicações e de forma organizada.

Mas antes de tudo, o que é controle financeiro?

É a estruturação das atividades relacionadas a parte financeira da sua empresa, geralmente é dado por relatórios financeiros, contendo fluxo de caixa, informações sobre situação de estoque entre outras informações.

Com esses relatórios gerenciais em mãos, a tomada de decisões é mais assertiva. Além de serem fundamentais para o dia a dia da empresa, o controle financeiro é também o primeiro passo para a gestão do capital de giro.

Aqui vão algumas dicas para que você possa otimizar o controle financeiro da sua loja virtual, e manter um bom domínio sobre esse método indispensável para o seu negócio.

Gestão de investimentos: Peça chave para o sucesso do seu negócio.

  • Dica 1: Defina seu orçamento

Para começar a planejar seu controle financeiro, é necessário definir o orçamento  que você terá disponível para que fique mais fácil administrar seu dinheiro e não extrapolar o que foi planejado.

Observe o histórico dos gastos da sua loja virtual feitos no passado, com isso, faça relatórios indicando os custos para que você tenha uma média do quanto sai e quanto entrou. O resultado disso é a definição de um orçamento mais assertivo. E não se esqueça de reservar o budget para mídias pagas, como por exemplo anúncios no facebook.

  • Dica 2: Separe suas contas pessoais

É comum empreendedores de lojas virtuais acharem que por serem responsáveis por pagar tanto as contas da empresa quanto as pessoais pode misturar os gastos.

Você está absolutamente enganado. Não fazer essa separação pode resultar tanto na quebra da sua empresa, quanto uma crise financeira na sua vida pessoal.

Por isso, separe bem o que é da sua empresa e o que é seu, assim seu controle financeiro será organizado para cada um individualmente.

  • Dica 3: Utilize ferramentas financeiras
Ferramentas financeiras

Foi-se o tempo que que todo o controle financeiro da sua empresa era feito com base em anotações naquelas adoráveis e inseparáveis cadernetinhas, evoluímos com o surgimento das planilhas que são mais que necessárias para começar a se planejar financeiramente.

Mas, sabia que dá pra facilitar ainda mais? Atualmente existem ferramentas que são uma verdadeira mão na roda para quem quer ter um controle financeiro de forma mais rápida e fácil.

Afinal, se você tem uma loja virtual, é necessário ter também ferramentas financeiras virtuais não é mesmo? São muitas opções de empresas que facilitam esse trabalho que cá pra nós, é bem complexo.

Umas delas é a Conciliadora, um sistema completo que concilia todas as suas vendas feitas com cartão de forma rápida e detalhada, além disso ela te dá relatórios de acordo com o período escolhido e a relação das taxas cobradas pelas adquirentes. Bem legal né.

Leiam também quais são as funcionalidades de uma ferramenta de conciliação.

Algumas lojas virtuais, não trabalham com estoque de produtos, mas outras sim, e é preciso ter muita atenção quando o assunto é controle de estocagem, pois a ausência desse controle pode afetar bastante na gestão financeira do seu negócio.

A partir do monitoramento do seu estoque você vai ter base para fazer uma previsão de vendas e receitas. Além disso, esse monitoramento ajuda no controle das despesas com armazenamento, logística, mão de obra, entre outros, que podem pesar no orçamento, e principalmente quando há imprevistos.

  • Dica 5: Se preocupe com o capital de giro
Capital de giro

Durante o processo do controle financeiro, um dos pontos mais importantes é o porquê de se preocupar com o capital de giro da sua loja virtual. Simplesmente pelo fato de que esse montante é essencial para que sua empresa consiga operar.

Como o capital de giro, você consegue dar continuidade a todas as operações da empresa, sem se preocupar com imprevistos que podem ocorrer futuramente.

Ele equivale aos recursos para financiamento dos clientes (vendas a prazo), pagamentos de impostos em geral, despesas operacionais, recursos para manter o pagamento dos fornecedores , estoque, salários (se tiver) e todos os demais custos, necessários para a sobrevivência da sua loja virtual.

Por isso saber exatamente o valor necessário para manter a sua loja virtual é fundamental para o futuro da sua empresa.

Lembre-se, se você gasta mais do que recebe em lucros, e mais que certo que a sua empresa vai quebrar financeiramente e de forma bem rápida.

  • Dica 6: Tenha um fundo de reserva

Você pode até se perguntar, se eu não consigo nem pagar minhas contas em dia, como vou conseguir guardar dinheiro?

Pois bem, o fundo de reserva serve exatamente e exclusivamente para atender esse tipo de situação.

É importante que você tenha consciência de que a sua empresa nem sempre vai começar em um crescimento considerável e lucrando mais que o esperado.

Bom, isso pode vir a acontecer, mas é preciso entender que nem sempre a sua loja virtual terá fases boas, e é preciso estar preparado para isso.

A forma como você lida com o controle financeiro da sua empresa é determinante para seu sucesso e crescimento.

  • Dica 7: Corte os gastos supérfluos
Corte de gastos

Todo mundo gasta com coisas que às vezes nem precisa, mas, para um bom controle financeiro seja ele pessoal ou da sua empresa é necessário ficar atento a cada gasto recorrente.

Perceber quais são gastos supérfluos já é um bom passo para começar a se planejar, quando isso acontecer, você verá como isso pode trazer resultados para o futuro da sua loja virtual que você nem imaginava ser possível.

Cortar ou diminuir os gastos superficiais, afeta diretamente no seu capital de giro e no seu fundo de reserva, resumindo, se você gasta com o que não é necessário e não consegue nem perceber isso, o controle financeiro da sua loja virtual, estará completamente prejudicado.  

Uma forma para que você consiga dar o primeiro passo, que é perceber quais são os gastos fundamentais e os que são gastos desnecessário, é fazer a separação do dinheiro pessoal do dinheiro do seu negócio, você vai ver que isso fará toda a diferença.

  • Dica 8: Compare preços

Você já imaginou como as pessoas conseguiam comparar preços de forma rápida sem a internet? Complicado né, mas ainda bem que no momento em que vivemos comparar preços de forma imediata é muito fácil.

Você costuma comparar preços? Se a resposta for não você está perdendo muito dinheiro.

Quando você começar a planejar a sua loja virtual por exemplo comparar, os preços é uma questão extremamente essencial, para que você controle seus gastos, e se você conseguir economizar 2%, 7%, ou até 10 %, você vai perceber que esses valores farão total diferença no controle financeiro da sua empresa.

Gostou das nossas dicas? Ter ferramentas que possam te auxiliar no controle financeiro da sua loja é de extrema importância, para que você tenha um resultado mais rápido e assertivo.