Os gastos com energia elétrica sempre são uma surpresa desagradável. Mas alguns hábitos podem ser os responsáveis pelo valor alto da sua conta de luz. Segundo o Habitissimo, passar muito tempo no banho, usar sem cuidado os eletrodomésticos que gastam mais energia, como o microondas, elevam o valor da conta consideravelmente. Para evitar estes inconvenientes e deixar tudo dentro do seu orçamento que tal adotar algumas medidas que podem te ajudar a manter esta conta mais baixa?

JANELAS EFICIENTES

alternativas-para-economizar-energia-eletrica

As janelas podem ser a vilãs de sua casa, porque uma grande quantidade de calor pode ultrapassar os vidros e potencializar os gastos com ar condicionado, por exemplo. Você pode até dizer que seria um custo trocá-las, mas neste caso é um investimento, pois em médio e longo prazo a sua economia será considerável. Atualmente você encontra vidros refletivos que impedem a entrada dos raios nocivos do sol e também do calor excessivo. Uma alteração que pode manter a temperatura interna agradável e diminuir os gastos com energia elétrica.

SUBSTITUIR REVESTIMENTOS

janelas-claras

Vamos dizer que as janelas de sua residência são adequadas e não são elas as causadoras dos gastos excessivos com a conta de luz. Mas você já analisou se o problema não está no revestimento das paredes externas? Pois é, não adianta nada fazer um belo projeto de climatização se todo o frescor desaparece com o calor que as paredes absorvem e jogam para dentro de casa. Verifique se a fachada de sua residência não precisa de algum tratamento para melhorar o isolamento térmico, deixando assim, o calor do lado de fora.

ISOLAMENTO TÉRMICO

isolamento-termico

Nem sempre é preciso gastar muito para manter a casa aquecida no inverno. Existem algumas soluções que são sustentáveis. Um exemplo é o sistema de calafetação que pode se adequar ao tamanho do imóvel, número de moradores e os horários em que há mais necessidade de um bom isolamento térmico. Uma outra dica bastante interessante é a estufa de paletes. E como dito anteriormente, são investimentos que vão te trazer uma boa economia no futuro.

ILUMINAÇÃO COM LED

iluminacao-de-led

Já faz algum tempo que trocar lâmpadas incandescentes por LED (Light Emitting Diode), ou simplesmente “diodo emissor de luz”, é sinônimo de controle de gastos. Elas são muito mais econômicas. As lâmpadas de LED têm uma vida útil de aproximadamente 40 mil horas e chegam a gastar 80% menos energia, quando comparadas às incandescentes. Mesmo sendo um pouco mais cara, a lâmpada de LED é um ótimo investimento. Para não ter um impacto muito grande vá trocando aos poucos e comece pelo cômodo que você usa mais.

ELETRODOMÉSTICOS EFICIENTES

Desde 1993 o selo Energy Star identifica os equipamentos fabricados com capacidade de redução no consumo de energia, sem que sua qualidade seja afetada. Eletrodomésticos com eficiência A+, A++ e A+++ são os que têm mais rendimento e podem economizar cerca de 60% na conta de energia elétrica. Aqui no Brasil as classificações são desenvolvidas pelo INMETRO. Verifique se os seus eletrodomésticos possuem este selo. Quem sabe não são eles os principais responsáveis pelos gastos com sua conta de luz.

DICAS RÁPIDAS PARA ECONOMIZAR ENERGIA ELÉTRICA:

  • Ao usar a máquina de lavar roupas prefira os programas curtos e com água fria;
  • Mantenha a temperatura da geladeira em quatro graus e do freezer, ou congelador, em -18 graus;
  • Apague o fogo de sua panela alguns minutos antes e deixe que o calor que permanece na panela termine o cozimento ;
  • Procure desligar as luzes de “stand By” dos aparelhos (aquelas vermelhas que ficam acesas mesmo quando seus equipamentos estão desligados). Elas consomem energia o tempo todo.
eletrodomesticos-eficientes

TAPETES

tapetes-para-isolamento-termico

Colocar um tapete grande na sala e nos pés da cama pode evitar momentos incômodos e frios. Os tapetes irão isolar o frio do piso, mesmo que seja só parcialmente.

CORTINAS GROSSAS PARA AS JANELAS

cortinas-para-janelas

Para quem mora de aluguel ou não pode investir em uma troca de janelas, passamos um truque simples para melhorar o isolamento térmico. O truque consiste em colocar cortinas grossas e opacas já que funcionam como uma barreira adicional entre as janelas e a temperatura interior de sua casa. As cortinas de veludo voltaram a moda neste inverno, aproveite!

PREFIRA AS TRADICIONAIS DUCHAS

duchas-tradicionais

Para economizar água, não podemos dizer muita coisa além do que já estamos acostumados, como desligar a torneira enquanto escova os dentes, ou não utilizar o sanitário como lixinho. Mas há dois hábitos com os quais você conseguirá economizar muitos litros de água: utilizar o chuveiro ao invés da banheira (se você tem uma em casa, claro) e recolher a água que deixamos escorrer enquanto o chuveiro atinge a temperatura ideal para o banho e aproveitá-la para regar as plantas por exemplo.

Dicas incríveis, não acha? Agora é só colocar em prática. Deixe seu comentário e conta para nós o que você achou deste post.