O que é eficiência energética?

Eficiência significa fazer mais com menos, sem abrir mão do conforto e da qualidade. Quando a pauta a ser discutida é energia, a eficiência energética significa gerar a mesma quantidade de carga utilizando menos recursos naturais para obter resultados equivalentes.

Eficiencia energetica empresas

O CONSUMO DE ENERGIA NO BRASIL

É possível afirmar que as pessoas vêm se conscientizando e tomando algumas atitudes que vem sido refletidas de maneira positiva no cenário, como, por exemplo, a compra de lâmpadas de LED, que chega a ter 90% de redução no consumo quando comparada a uma lâmpada incandescente de potencial de iluminação equivalente.

Em uma pesquisa feita no ano de 2014, sobre eficiência energética, pela ACEEE (American Council for an Energy Efficient Economy), destacou o Brasil como o 15º entre 16 países analisados. Se levarmos em consideração, essa posição é grave se comparada a outros países analisados. Como o primeiro lugar, que coube à Alemanha, país que é reconhecido pela política educacional de qualidade e bom uso de recursos e  reciclagem.

Já, segundo o Balanço Energético Nacional levantado no ano de 2017, o Brasil consumiu cerca de 294 Mtep (megateps) de energia. Sendo que esse alto índice de consumo é grave, afinal a energia é um recurso esgotável. MTep é uma unidade de medida de energia (106 toneladas equivalente de petróleo).

Nos gráficos abaixo podemos destacar os dados do consumo final de energia no Brasil, os principais tipos de energia, e a quantidade consumida por cada setor da economia. Dados do Balanço Energético Nacional 2018 (ano base 2017) – Ministério de Minas e Energia.

Consumo final de energia no Brasil por fonte
Consumo da energia por setores da economia

CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA DENTRO DAS INDÚSTRIAS

Qualquer atividade dentro de uma indústria só é possível com o uso intensivo de uma ou mais formas de energia.

A utilização correta e eficiente da energia deve estar presente no planejamento das indústrias.

Muito tem sido abordado sobre os programas de eficiência energética, porém, pouco se conhece sobre como um sistema de gestão de energia agregado a sistemas de controle e automação, que pode ser utilizado como ferramenta de gestão de eficiência energética, podendo reduzir os custos e melhorar a produtividade, assim como a competitividade da indústria.

Segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI), o setor industrial é responsável pelo consumo de 33% da energia elétrica do Brasil, indicando que cerca de 537 mil unidades estão em funcionamento no país. Nesse sentido, a relação intensa entre as indústrias e o consumo da energia elétrica é evidente. Isso indica a importância de um projeto de eficiência energética para indústrias.

Desperdício da energia em números

Desperdício de energia

Segundo o Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (PROCEL), destaca que o desperdício de energia chega a 22 milhões de kW, o que evidencia cerca de US$ 1,54 bilhões por ano.

À medida que o consumo de energia elétrica tende a aumentar, um maior suprimento de energia nas atividades deve ser considerado. Por conta disso, investimentos em geração, distribuição e transmissão devem ser feitos, de maneira que a demanda industrial seja atendida com confiabilidade. Por conta disso, a implantação e incentivos a programas e projetos de utilização consciente da energia devem ser estimulados pelo país, uma vez que os desafios no setor energético crescem diariamente no Brasil.

Na atualidade, nas grandes unidades fabris do Brasil, cerca de 20% dos motores instalados possuem em média de 25 anos, ao passo que esses são os maiores consumidores de energia nas indústrias. Na maioria dos casos, por exemplo, os motores já foram rebobinados cerca de 8 a 10 vezes.

Nesse cenário, nem sempre as alternativas com menor tempo de retorno direto são a melhor solução, analisando, a relação entre o custo do investimento e a economia de energia. Existem inúmeras situações nas quais o ganho está ligado à melhora na produtividade, aumento da confiabilidade do sistema de produção, bem como uma preocupação menor a manutenção futura.

QUAIS MEDIDAS AS INDÚSTRIAS DEVEM TOMAR EM RELAÇÃO AO CONSUMO DE ENERGIA

Eficiencia eletrica

De acordo com uma pesquisa feita pela CNI com 2876 empresas, no ano 2015, 52% tomaram medidas contra o aumento da tarifa da energia elétrica, de maneira que 7 entre 10 indústrias optaram pela eficiência energética como alternativa para redução dos efeitos do acréscimo na conta.

Ações, como a implementação de novos recursos energéticos e a manutenção dos grandes maquinários, auxiliaram essas empresas a reduzirem os valores pagos no final do mês.

IMPORTÂNCIA DA ENERGIA ELÉTRICA

A eletricidade é uma fonte de luz, calor e força usada no mundo moderno. Atividades simples como assistir televisão ou navegar na internet só são possíveis porque a energia elétrica chega até a sua residência. As fábricas, supermercados, shoppings e uma infinidade de outros lugares necessitam dela para funcionar. Uma grande parte dos avanços tecnológicos que alcançamos se deve à energia elétrica.

Por conta disso é importante que todos tenham consciência do consumo de energia elétrica. As indústrias principalmente, pois, são responsáveis por grande parte do consumo no Brasil.