/, Marketing/5 dicas para manter seu site seguro

5 dicas para manter seu site seguro

Expandir os negócios através de um site é uma das melhores saídas para impulsionar os resultados de uma empresa. Porém, manter o site seguro é um fator fundamental nesse caso.

Ao armazenar informações confidenciais, dados internos ou de clientes, é comum que o usuário responsável busque respostas para aprender a manter o site seguro.

Por isso, separamos algumas dicas para te ajudar a entender melhor sobre os melhores métodos de segurança. São ações simples, que podem ser implementadas de forma prática e rápida. Continue a leitura!

1 – Mantenha os softwares atualizados

É preciso saber que softwares desatualizados provocam brechas na segurança. Sendo assim, é necessário contar com atualizações para que eventuais falhas sejam corrigidas e que o software esteja sempre seguro para utilização dos usuários.

Infelizmente, é possível se deparar com usuários mal intencionados na internet. Os famosos “hackers” aproveitam a vulnerabilidade de sistemas desatualizados para acessar sites e roubar informações secretas e dados pessoais, por exemplo.

2 – Opte por senhas mais seguras

Criar senhas é um processo que exige mais do que apenas criatividade. É importante se lembrar que a senha é fundamental para proteger os seus dados na web.

Existem algumas dicas básicas que podem ajudar, como:

  • Ter no mínimo 8 caracteres;
  • Usar no mínimo duas letras maiúsculas e uma letra minúscula;
  • Ter ao menos um número e dois símbolos;
  • utilizar frases ou palavras substituindo letras por símbolos.

Lembre-se: não repita senhas e atualize-as com frequência. O recomendado é no mínimo a cada seis meses.

3 – Faça o backup

Prevenir nunca é demais, não é mesmo? Caso alguma coisa aconteça e te pegue de surpresa, você não pode ficar refém de ter que criar outro site do zero.

Os backups, quando feitos de forma periódica, te permitem ter uma cópia mais atualizada e segura de todas as informações contidas no site. Isso garante que você não perca tempo e dinheiro com retrabalho. Afinal, evitar uma dor de cabeça dessas é sempre importante.

4 – Conte com detectores de malware

Outra notícia ruim é que malwares são extremamentes comuns na internet. A pior parte disso é que um site pode ser usado como ponte para infectar os computadores dos visitantes. A melhor opção para evitar esse problema é óbvia, mas é esquecida por muitas pessoas. É extremamente necessário contar com um detector de malware eficiente.

5 – Escolha uma plataforma eficiente

Sim! Decidir por uma plataforma que realmente seja eficiente é um fator crucial para toda a segurança do seu site, seja ele institucional ou um e-commerce. É através da plataforma que o site é armazenado e gerenciado. Atualmente, uma boa ferramenta irá viabilizar todos os métodos de segurança para o site, de forma prática e constante.

Diante de tantas ameaças presentes na internet e de todos os desafios encontrados na gestão segura de um site, uma plataforma confiável é indispensável para qualquer negócio.

Além de colocar essas dicas em prática, certifique-se de sempre dar a segurança do seu site a atenção que ela merece ter.