Além de reduzir o consumo, equipamento ainda eleva a produtividade das empresas

Todos os segmentos industriais consomem muita energia, o que além de representar um alto custo para as empresas, também prejudica o meio ambiente. Segundo a Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel), o setor industrial prevê um aumento de cerca de R$ 20 bilhões nos custos com energia elétrica até o final do ano de 2018. Com isso, a quantia gasta pelas empresas com energia elétrica tende a aumentar 47%.

Uma das maneiras de reduzir o consumo de eletricidade é por meio da utilização de servo motores, máquinas eletromecânicas capazes de produzir movimentos de acordo com um comando específico.

Após receber um sinal de controle, ele verifica a posição atual para controlar o seu movimento, indo para a posição desejada e com a velocidade monitorada. Por causa dessas características, o equipamento, também conhecido como servo drive, pode substituir os motores elétricos com grande eficiência energética e ganho de produtividade.

Motores elétricos X Servo motores

Segundo o Ministério de Minas e Energia (MME), os motores elétricos são responsáveis pela maior parte do consumo de eletricidade na indústria. De acordo com o órgão, de toda energia consumida pela indústria, 68% é representada pela força motriz, sendo que 30% dos equipamentos que utilizam essa força são movidos por motores elétricos. Esse enorme número de consumo possui dois motivos centrais: A utilização de motores antigos no lugar de  servo motores.

Um exemplo prático do uso desse equipamento levando em consideração seus benefícios é seu uso em máquinas injetoras. Nesse tipo de aplicação, o servo motor é capaz de economizar de 39% a 60% de energia elétrica. Isso acontece porque as injetoras com servo drive tem uma menor complexidade em seus acionamentos, enquanto as que são movidas por motor elétrico trabalham o tempo todo com 100% de sua carga.

Manutenção de servo motor

O servo motor, ou servo drive, é amplamente utilizado em uma extensa gama de setores, sejam industriais ou não. Na eletrônica, como, por exemplo, ele funciona como uma máquina síncrona que é formada por uma parte móvel (o rotor) e outra fixa (o estator). Já no setor náutico, o produto  opera como um equipamento de deslocamento do leme do navio, obedecendo aos comandos da roda do leme. Esse tipo de motor também é aplicado em aeromodelismo, nautimodelismo e automodelismo em pequenos motores com circuito eletrônico e caixa de redução, cujo movimento final é proporcional ao comando exercido pelo transmissor.

Por se tratar de um equipamento incumbido pela movimentação de sistemas mecânicos e por exercer essa função, muitas vezes, ininterruptamente, a manutenção de servo motor é uma medida extremamente e imprescindível. Durante esse tipo de procedimento, é necessário levar em conta a precisão do servo motor, assim como a sua capacidade de torque. Além de que, por ser um tipo de motor com inúmeras peculiaridades, é imprescindível contar com um laboratório especializado em automação industrial.

A manutenção de servo motor também é responsável por fazer com que o equipamento apresente várias características vantajosas para o setor industrial, como a redução do tempo de ciclos por meio da simultaneidade de movimentos; força elevada e potência com baixa inércia; e produção limpa, pois, reduz parcialmente a utilização de óleos.