Os caminhoneiros e o transporte de cargas movimentam a economia brasileira!

É correto afirmar isso, uma vez que, os bens de consumo são distribuídos em todo país e nas regiões próximas às fronteiras, principalmente, pelo transporte de cargas rodoviário.Cerca de 58% da mercadoria que circula em todo o país é responsabilidade do transporte de cargas no sistema rodoviário, que é incumbido por movimentar boa parte do setor econômico.

São os caminhoneiros peças fundamentais para o abastecimento das cidades, seja no território nacional ou em regiões próximas às fronteiras.

Sem esse trabalho, é correto afirmar que o país vive uma situação de caos, pois, muitas famílias e estabelecimentos comerciais sofrem um grande impacto ao não receber as demandas necessárias para o dia a dia.

Greve dos caminhoneiros em 2018

Após três dias de protesto dos caminhoneiros, o governo brasileiro está extremamente preocupado com o efeito cascata sobre a economia da paralisação de caminhões no país. Se o movimento continuar a ganhar grandes extremidades, algumas empresas serão obrigadas a reduzir ou parar sua produção diante da impossibilidade de escoá-la, assim, gerando prejuízos para a economia num momento em que seu ritmo de recuperação está sendo mais lento do que o esperado.

Os motoristas desses grandes veículos exigem mudanças nas políticas de reajuste de combustíveis da Petrobras, e redução na carga tributária do diesel. A nova política adotada pela organização Petrobras em julho de 2018 é muito bem aceita pelos empresários, por acompanhar o padrão de outros países mais desenvolvidos. Porém, isso significa, que os valores dos combustíveis se sofrem alterações diárias, que acompanham a variação do câmbio e a cotação internacional do petróleo.

Como calcular o preço do diesel

No último mês, o valor do litro da bomba de diesel subiu 4,9% de R$ 3,42 para R$ 3,59, segundo a ANP (Agência Nacional do Petróleo).
Preço da Gasolina
Quase 28% do custo da bomba de diesel são tributos. Mexer diretamente nos tributos, significa retirar receitas públicas, quando os Estados operam em vermelho.
No entanto, é viável que o governo apresente uma solução que beneficie os dois lados, para que o país retorne a operar da melhor maneira.

Frota de caminhões

O Brasil conta com uma frota de caminhões que ultrapassa os dois milhões, segundo o relatório do mês de abril do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Em relação ao transporte de cargas no sistema rodoviário, de acordo com dados da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), há mais de 600 mil registros de transportadores autônomos no país.
Esses grandes veículos percorrem 1,7 milhão de quilômetros de estradas, sendo 79,5% sem pavimento e 12,9% pavimentadas. Desse total, ainda há as rodovias:
  • Municipais: 78,11%;
  • Estaduais: 14,8%;
  • Federais: 7%.
Logo, os milhões de veículos aptos para o transporte de cargas existentes na frota brasileira podem percorrer até mesmo locais mais remotos do país e carregar commodities que, sem o carregamento adequado, não teriam condições de ser entregues.
Por conta de todos os fatores citados, o transporte rodoviário é extremamente importante para o país.