O calor é uma grande preocupação quando chega a estação mais quente do ano. No verão, as altas temperaturas incomodam e muito quem está na rua.

Em São Paulo o início de 2019 foi cinco graus mais quente em média que no ano passado. Por isso, as pessoas desejam estar em locais fechados como shoppings, escritórios e estabelecimentos comerciais para estar próximo ao ar condicionado split.

Esse equipamento se tornou decisivo para o bem estar das pessoas dentro dos ambientes internos.

Mas, como esse equipamento foi desenvolvido? E qual o melhor lugar para colocar ao ar condicionado?

O que é ar condicionado split?

A história do ar condicionado nos faz retornar a 1902, ano em que Willis Carrier desenvolveu um sistema mecânico de resfriamento de ambientes que levava um ar frio até uma gráfica. Primeiramente, a empresa na qual ele trabalhava se queixava da produtividade da gráfica no verão, pois o papel utilizado absorvia a umidade vinda do ar e se dilatava. O sistema funcionou e 12 anos depois, o inventor desenvolveu o primeiro ar condicionado residencial.

Com o passar do tempo, os modelos de ar condicionado tiveram diferentes modelos.

Os primeiros utilizam gases como amônia, clorometano e propano, elementos tóxicos que poderiam causar riscos em casos de vazamento. Com o passar do tempo, o equipamento teve maior presença nos escritórios, como o modelo janela, que tinha uma grande oscilação em ventilar o ar e um alto ruído na sua utilização.

Por isso, o ar condicionado split foi criar para resolver esses problemas. Criado nos anos 2000, esse aparelho se destaca por ter duas diferentes formas de ventilação: interna e outra externa. A unidade externa, chamada de condensadora, é responsável pelo funcionamento do aparelho; já interna, conhecida como evaporadora, é responsável por climatizar e liberar o fluxo do ar no local.

Tipos de ar condicionado

O ar condicionado split é um climatizador de ambientes, por ter essa vantagem, passou a ser o equipamento favorito das residências nos tempos atuais. Em 2013, 72% das casas tinham esse modelo.

Devido ao grande crescimento deste aparelho no mercado, existem vários modelos de ar condicionado split como:

  • Cassete: aparelho potente para grandes ambientes, que fica embutido no forro do local instalado;
  • Piso teto: Feito para grandes ambientes climatizados, é recomendável para ambientes internos como comércios;
  • Multi-Split: Conta uma condensadora que faz uma interligação de mais de uma evaporadora;
  • Hi Wall: O modelo fica na parte de cima da parede, são os mais populares do mercado, é considerado um tipo de ar condicionado split portátil.

Instalação do ar condicionado split

A forma de como instalar ar condicionado split depende de um profissional qualificado para esse trabalho. Esse equipamento deve ser instalado na parede próxima ao teto. Para isso, alguns passos devem ser observados antes da colocação:

Primeiro, encontre um local bom para instalar o aparelho, como a distância entre as unidades interna e externa, dependendo do fabricante e a diferença de altura, ou desnível entre a evaporadora e condensadora.

Observe também a posição das unidades do produto, a importância desse ponto é enorme pois, o aparelho mal instalado pode estrangular a circulação nos tubos, provocar o vazamento de fluidos e ter uma drenagem insuficiente, colocando em risco a durabilidade do aparelho e a climatização.

Além disso, uma forma de garantir uma boa instalação elétrica. Da mesma forma que ar condicionado split como montar tem equipamentos elétricos de qualidade, compre fiações que possam prevenir o aquecimento e desgaste do produto, para garantir a longa durabilidade do equipamento.

Manutenção do equipamento

Os reparos feitos pelo ar condicionado split devem ser feitos no período de, pelo menos, um ano em residências e seis meses nos escritórios, já o painel frontal deve ser limpo uma vez por mês. 

Para iniciar o processo de como limpar ar condicionado split, é necessário desligar o ar condicionado.

Logo após, tire o painel frontal, faça a limpeza com o uso de um pano umedecido; retire também de filtros e limpe com detergente, água morna, ou use o aspirador, passando por toda parte. Deixe o painel e os filtros na sombra para a secagem, para logo após, serem recolocados no ar-condicionado.

Com esses passos bem seguidos, o ar condicionado split manutenção eficiente consegue garantir mais durabilidade e resistência. Essa prevenção é fundamental para evitar problemas como entupimento das saídas de ar por poeira e sujeira no ambiente, circulação de ar de má qualidade, pois essa sujeira pode gerar uma grande proliferação de bactérias.

Vantagens no ar condicionado

Os pontos positivos do ar condicionado split são variados, como:

Economia de energia: O modelo split é referência no mercado pela tecnologia inverter, que regula o fluxo de energia, ao alterar a velocidade do compressor e gerando uma maior economia em todo o sistema;

Silêncio: entre todos os modelos de ar condicionado, a tecnologia inverter também ajuda o aparelho quando se questiona qual ar condicionado split mais silencioso do mercado. Ele apresenta um menor ruído, pela condensadora trabalhar fora do ambiente, e os modelos portáteis contam com a função sleep, que facilita o sono em ambientes residenciais;

Potência: no mercado, o ar condicionado split tem uma capacidade de refrigeração de 80.000 BTUs, (British Thermal Unit, traduzido por “Unidade Térmica Britânica”),  que determina a potência do ar condicionado. Segundo a medida é um dos mais poderosos de todo o mercado;

Funciona em diferentes locais: esse equipamento funciona tanto em locais pequenos como residências, quanto em escritórios, academias e supermercados, considerado a opção ideal para ambos os ambientes;

Design moderno: um dos grandes destaques do ar condicionado split está na sua estética, que apresenta um modelo belo, que combina com boa parte dos ambientes sem que seja facilmente reparado, diferente dos tradicionais modelos de ar condicionado janela, que se assemelham com grandes ventiladores presos na parede;

Multifunção: outro grande benefício desse equipamento é a grande quantidade de funções habilitadas. Ele é capaz de ventilar, resfriar, aquecer e retirar a umidade do ambiente quando ligado.

O ar condicionado split se tornou o modelo mais querido do mercado. Com um grande número de opções disponíveis, a escolha do aparelho ideal para o seu uso, faz com que o equipamento seja único para a sua residência.

Quer saber mais sobre ar condicionado? Tem alguma dúvida sobre o tema? Deixe o comentário abaixo ou entre em contato conosco pelo Soluções Industriais!