Conheça a importância do marketing industrial para empresas B2B

A indústria é um dos principais pilares da economia brasileira, contribuindo ativamente para o aumento do PIB e do crescimento do país. Mas com a concorrência e a seletividade cada vez mais presentes nesse setor, apostar em estratégias inovadoras é uma tarefa essencial para assegurar a sobrevivência e o desenvolvimento contínuo das indústrias no mercado.

Indústrias de diversos segmentos têm notado as mudanças do mercado e percebido, cada vez mais, a importância de ter uma forte atuação no meio digital. Para atingir esse objetivo, o marketing industrial é um importante aliado, que vem se consolidando nesse cenário e conquistando cada vez mais adeptos.

O que é marketing industrial?

O marketing industrial pode ser definido como uma maneira de direcionar mensagens e criar relacionamentos entre empresas e organizações. Esse tipo de marketing se difere do modelo B2C, em que o objetivo é atingir o consumidor final, já que no marketing B2B, o foco é dialogar com indústrias do mesmo segmento ou de segmentos que se complementam.

O grande diferencial do marketing industrial é a possibilidade de construir relações duradouras e benéficas para duas ou mais companhias. Ou seja, é através do marketing que você irá mostrar para outras empresas como o seu negócio pode contribuir para o sucesso e crescimento de outras organizações.

Marketing-industrial

Estratégias e benefícios

Quer entender como o marketing industrial pode ser útil para seu negócio? Separamos 5 estratégias que você deve utilizar em sua estratégia e como elas podem beneficiar sua empresa. Confira!

Site otimizado

Se sua indústria possui um site, você provavelmente já ouviu falar sobre SEO (Search Engine Optimization) e de como ele é importante para garantir um bom rankeamento de seu site nos resultados dos principais motores de busca, como o Google.

Contar com um site otimizado, que utiliza de maneira correta todas as técnicas de SEO, é um importante passo para que sua empresa ganhe visibilidade no meio digital. E os reflexos de uma crescente presença nesse meio podem ser notados através do aumento de tráfego, crescimento de leads qualificados e, consequentemente, maior volume de vendas para sua empresa, além do fortalecimento da marca e uma boa imagem da empresa, para sua audiência.

Conteúdo

Quando os usuários acessam o Google para realizar uma busca, muito provavelmente eles estão procurando uma resposta para uma determinada dúvida ou problema. E se você conseguir sanar os questionamentos do leitor através de conteúdos relevantes e que realmente entreguem valor para ele, as chances de que ele crie um relacionamento com seu negócio e feche uma compra lá na frente são muito maiores.

Educar o mercado e orientar empresas de outros segmentos sobre a importância e os benefícios de seus produtos ou serviços é uma poderosa ferramenta para conquistar e fidelizar novos clientes. Mas, assim como no conteúdo de seu site, trabalhar SEO em seus conteúdos de outros canais de comunicação, sobretudo blogs, é fundamental para que você alcance os resultados desejados.

Marketing-para-industria

Redes sociais

As redes sociais são canais únicos que permitem estreitar a relação com seu público-alvo e aumentar o engajamento de clientes e possíveis clientes com sua marca. O mercado de marketing B2C já é um grande usuário e fã de redes sociais, pois é lá que o consumidor final está.

No marketing industrial não é diferente. O importante é saber onde seu público está e investir nas redes sociais certas. O LinkedIn, por exemplo, é uma rede que tem se popularizado no meio industrial e atraído a atenção de muitos empresários que atuam no segmento B2B.

Automação de marketing

A automação de marketing é um processo que utiliza softwares e ferramentas tecnológicas para otimizar e automatizar as estratégias de marketing digital de uma empresa, com o objetivo de nutrir os leads, conduzi-los pelos estágios do funil para que, ao final do processo, possam realizar uma compra e se converter em cliente.

O e-mail marketing é uma das estratégias mais tradicionais da automação de marketing, capazes de trazer resultados significativos paras as vendas de uma empresa, já que permite que você crie uma comunicação one-to-one com seu potencial cliente. E isso é extremamente importante no meio industrial.

Links patrocinados

No segmento industrial é muito comum que outras empresas já saibam exatamente do produto ou serviço que estão precisando, e só utilizam os motores de busca para encontrar a empresa que oferece a melhor solução com o melhor custo-benefício.

Por isso, trabalhar links patrocinados é tão importante para o meio industrial. Isso porque eles permitem que sua empresa seja encontrada rapidamente, aumentando a visualização da sua marca e atraindo um número maior de potenciais clientes para seu site.

Sem dúvidas, utilizar o marketing industrial como aliado de seu negócio faz toda a diferença para alavancar os resultados e otimizar as vendas de sua empresa. Mas para que isso tudo seja possível e você utilize as estratégias citadas acima da melhor maneira é fundamental contar com uma agência especializada e que realmente entenda do assunto.
Clique no botão Editar para alterar esse texto.

Agência WEBi

E aí, que tal obter tudo que o marketing digital pode oferecer para sua indústria e ainda agregar uma grande experiência estratégica? A Agência WEBi é uma agência de Marketing Digital que utiliza a metodologia Inbound Marketing para gerar resultados aos seus clientes e transformar visitas em oportunidades de vendas.

Atuando há mais de 19 anos no mercado, a Agência WEBi sempre mantém o comprometimento, a transparência e a paixão pelo seu trabalho, visando a satisfação e os resultados de seus clientes.

A WEBi realiza com excelência todos os módulos citados acima, procurando entender e identificar as principais necessidades de cada cliente para oferecer um serviço de qualidade e uma experiência única no mundo do marketing digital.

Faça sua empresa crescer no meio digital. Entre em contato ou solicite um orçamento sem compromisso e saiba como a WEBi pode te ajudar!