O grande desafio nessa era digital é melhorar o hankeamento dos sites e blogs. Porém, como sempre, há os “jeitinhos” de burlar as ferramentas utilizadas pelos robôs do Google. Esses “jeitinhos” são chamados Black hat SEO.

Porém, o Google já detectou essas formas de burlar os robôs e já providenciou ferramentas que combatem essas práticas, chegando, algumas vezes a punições.

Lembramos que o próprio Google oferece diretrizes que melhoram a indexação do seu site, se reservar um tempo para ler sobre as técnicas indicadas, terá um grande aproveitamento ao aprender como ter um conteúdo de qualidade.

E para que você não caia na tentação de usar o jeitinho brasileiro e tentar enganar os robôs da Google e sofrer punições, vamos mostrar algumas técnicas consideradas “black hat”.

Principais Técnicas de Black hat

Keyword Stuffing – Para quem quer utilizar técnicas de SEO para hankeamento, a mais falada é o uso de palavras chaves. Porém, algumas pessoas pensam que somente colocando um grande número dessas palavras-chave irá melhorar a posição do site. Repetem a palavra mesmo que seja sem muito sentido.

O Google percebeu a prática e já desenvolveu formas de prevenir e punir quando necessário. Hoje, o robô nem leva tanto em consideração a quantidade de palavras chave repetidas no texto, mas consegue analisar o contexto, o uso de sinônimos e a naturalidade do texto.

Utilize palavras que tenham sentido com a palavra-chave, seus sinônimos ou palavras que estejam, de alguma forma, ligadas ao mesmo contexto.

Copiar Conteúdo – outra prática, utilizada como forma de se conseguir colocar o site no topo do Google pela lei do menor esforço, é copiar o conteúdo de um site que já está com ótima indexação. O Google não só consegue identificar a cópia, ou plágio, como publicará o que veio primeiro. Então, quando você copiar um conteúdo, na verdade, estará melhorando a indexação desse site.

Links pagos – é exatamente isso, pagar um site para gerar link para sua página, ou então, oferecer alguma promoção para quem gerar o link.

Para o Google é difícil identificar isso, pois não há como saber se o site que gerou o link foi pago ou fez por alguma vantagem, porém, o o robô usa um pouco de lógica e análise de conteúdo. Se um site gera link de um conteúdo totalmente diverso do seu, pode-se ter ali o caso de um link pago.

Imaginem o site de uma farmácia gerando link de uma oficina mecânica, é, no mínimo, estranho. Também, é analisado se o site começa a gerar vários links de uma hora para outra sem um nexo.

E quais as penalizações para as black hat?

O Google já está mais do preparado para identificar as práticas consideradas inadequadas por sua política. Caso detecte, o ele pode desde de diminuir o hakeamento até banir o site dos mecanismos de buscas.

O melhor é utilizar as chamadas White hat (técnicas de SEO que seguem as diretrizes do Google). Claro que você terá muito mais trabalho, porém, nem sempre a lei do menor esforço é o melhor caminho.

Conteúdo produzido pelo Aligator