Todo empreendedor que possui uma loja, seja ela pequena, de médio ou grande porte, e deseja explorar o e-commerce para alcançar novas oportunidades de vendas e crescimento, precisa contar com uma plataforma eficiente como aliada.

Na hora de optar por uma ferramenta que seja boa o suficiente para as necessidades e expectativas do seu negócio, é comum surgirem dúvidas como: quais funcionalidades buscar? Quais são os recursos mais vantajosos para o seu segmento? O que levar e não levar em consideração?

Enfim, não se preocupe! Nesse post, queremos te ajudar a responder questões como essas, mas, antes disso, é importante entender algumas coisas. Continue a leitura.

O que é uma plataforma para loja virtual?

Para não deixar ninguém confuso, é interessante esclarecer que, uma plataforma possui ferramentas que viabilizam a criação e o gerenciamento da loja na internet. Por meio do mesmo sistema, é possível inserir produtos com seus respectivos preços, adicionar meios de pagamento, administrar o envio e frete dos pedidos, analisar relatórios estratégicos para o seu negócio e outras soluções.

Não podemos deixar de dizer que esta plataforma é composta por dois ambientes fundamentais: Front End e Back End.

Front End

O Front End de uma plataforma de e-commerce é a parte do sistema que corresponde ao layout, ou seja, como ela é vista por quem acessa a loja. Funciona como uma vitrine, exibindo produtos e outros conteúdos.

Back End

Diferente do Front End, o Back End é a parte por trás da “vitrine” da loja. É o ambiente administrativo do sistema, ou seja, é ele que viabiliza o cadastro de produtos, controle do estoque, pedidos, verificação de pagamentos, dentre outras tarefas administrativas.

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre uma plataforma de e-commerce, veja dicas relevantes de como selecionar uma plataforma eficiente para sua loja virtual.

Fique por dentro das funcionalidades da plataforma

É essencial ficar por dentro de todas as funcionalidades que a tecnologia oferece. Faça uma lista com todos os recursos e busque saber como eles podem fazer a diferença na sua loja virtual. Pois, não vai adiantar muita coisa se você optar por uma solução que atenda apenas parte das necessidades da sua empresa.

Saiba quais são as possíveis integrações

Outro ponto importante para ser analisado, são as possibilidades de integração entre a plataforma e outras tecnologias, até mesmo softwares que você já utiliza, se for o caso. Para permitir uma gestão otimizada do e-commerce, é essencial que a plataforma tenha integração com diferentes ferramentas e mecanismos de vendas.

Servidor seguro

Procure ficar atento sobre a disponibilidade do servidor. É nele que o seu e-commerce ficará hospedado e é bom que o mesmo garanta segurança e estabilidade. A plataforma ideal irá assegurar que nenhuma informação da sua loja seja perdida ou roubada. Contar com um bom servidor será essencial para manter seu negócio online sem grandes problemas.

Atendimento e suporte

Ao analisar se uma plataforma é a ideal para o seu negócio, busque saber se o atendimento e o suporte técnico será oferecido pelo próprio fornecedor da plataforma ou se este serviço será terceirizado. O recomendado é optar por empresas especialistas, que se responsabilizam também pelo atendimento, centralizando os serviços em uma equipe que realmente conheça seus interesses.

Tecnologia mobile

Não é novidade dizer que, atualmente, a maior parte dos acessos à internet são feitos via mobile, seja por smartphones, tablets e outros. Por isso, contar com um um site responsivo, que se adapta a todos esses dispositivos, é essencial para o bom desenvolvimento da sua inserção no mercado online.

É importante descobrir se a plataforma que você pretende contratar irá te auxiliar neste processo, com templates responsivos, otimização, velocidade de carregamento, entre outros recursos.

Veja cases de sucesso

Antes de adquirir uma solução para criação da sua loja virtual, aproveite para solicitar detalhes e exemplos de clientes que utilizam a plataforma com sucesso. Veja casos de empresas que se adequam à sua realidade e/ou ao seu segmento.

Um fornecedor que realmente gera resultado e agrega valor à seus clientes sempre terá casos de sucesso disponíveis para exibir.

Garanta que o processo de compra seja eficiente

Lembre-se de verificar como funciona todo o procedimento de compra e pagamento no sistema. Escolher uma plataforma com Checkout Transparente, por exemplo, é o ideal, já que todo o processo será realizado dentro do seu próprio canal de vendas, sem precisar redirecionar o comprador para a página de um intermediário.

Conte com uma solução flexível

Lojas que contam com plataformas flexíveis saem na frente na competitividade do mercado. Opções como layout personalizado, criado ou adaptado propriamente para o seu negócio, com certeza, destacará a sua marca das demais e irá gerar valor diante dos clientes. Além disso, você ganhará velocidade e precisão, se contar com uma ferramenta intuitiva e fácil de gerenciar.

Onde encontrar ajuda?

Antes de analisar a eficiência de uma plataforma, verifique se a empresa fornecedora conta com uma equipe de profissionais que realmente são especialistas no assunto.

Existem outros requisitos que podem ser analisados no momento de optar por uma plataforma, mas, entendemos que, com essas dicas, é possível fazer uma excelente escolha.