Cada dia mais as pessoas compram pelo celular, navegam pelo celular e guardam todos os seus compromissos no celular. Com essa mudança de comportamento e tantos acessos via mobile, vale a pena tornar o seu site responsivo para esses usuários.

Por isso, confira no artigo de hoje qual é a melhor opção: site mobile ou aplicativo para celular?

O que é um site mobile?

Um site mobile, também chamado de web app, é um site que tem seu desenvolvimento e layout específico para ser acessado por celulares, tablets e outros dispositivos móveis com a melhor usabilidade possível.

Isso significa que o site mobile adapta os tamanhos de texto, imagem e todos os componentes das páginas de acordo com o dispositivo usado.

Desta forma, um usuário que acessar seu site pelo notebook ou pelo celular consegue visualizar e aproveitar todas as suas funcionalidades, pois as páginas não perdem a qualidade nem ficam distorcidas.

Essa técnica de desenvolvimento de sites é muito eficiente, pois assim que o site reconhece o acesso de um dispositivo móvel, ele entre na versão de site mobile.

Porém, ela também exige custos duplicados, já que o site para desktop é um convencional que demanda gastos e desenvolvimento diferentes do site mobile.

Entre as principais vantagens de um site mobile estão:

  • Maior usabilidade para o usuário em comparação ao website;
  • Não exige instalação;
  • Acesso ao site sem a necessidade de ocupar espaço de memória do celular;
  • Investimento mais baixo, poucos gastos com desenvolvimento.

O que é o aplicativo para celular?

O aplicativo para celular, diferentemente do site mobile, é um software, que pode ser instalado pelas lojas de smartphone (como a Google Play ou App Store).

Ou seja, o aplicativo é instalado diretamente no sistema operacional do usuário do seu cliente, enquanto o site mobile é acessado pelo navegador.

Dentre as vantagens de investir no desenvolvimento de aplicativos para o seu negócio, estão:

  • Maior usabilidade para o usuário;
  • Mais possibilidades de desenvolver elementos no app guiando o usuários nas ações que você deseja;
  • Possibilidade de gerar notificações para o usuário;
  • Agrega valor à marca e pode ser usado para fidelizar o cliente;
  • Taxa de conversão muito maior devido à performance do app.

Afinal, qual dos dois escolher: aplicativo para celular ou site mobile?

Agora que você entendeu as principais diferenças entre o software e o site mobile, vale entender qual é a melhor opção para o seu negócio.

Normalmente, um app nem sempre é necessário para a sua empresa. Isso porque o aplicativo é um software instalado no celular da pessoa, então, só vale a pena para ela baixar, se ela for utilizá-lo com muita frequência.

Porém, o aplicativo pode converter mais…

De qualquer forma: um site mobile é obrigatório hoje em dia.

Os usuários vão acessar o seu site pelo celular e ele precisa estar adaptado para recebê-los. O que você precisa saber é se pode investir no aplicativo também.

Para tirar a dúvida, a dica é o que as grandes empresas de e-commerce, como Americanas, fazem: fornecem um site mobile, mas também possuem um aplicativo para o celular.

Dessa forma, você atende os dois públicos:

  • Os que compram com recorrência no seu site e querem a facilidade do app já instalado (principalmente se você oferecer descontos exclusivos por ele);
  • Os usuários que não veem tanta necessidade em baixar seu aplicativo, mas querem acessar seu site pelo celular.

Contudo, vale lembrar também que o desenvolvimento de um app demanda mais gastos. Vale analisar o seu orçamento e ver se é possível aderir ao aplicativo para celular.

Tirou a sua dúvida sobre qual escolher: o site mobile ou o aplicativo? Então deixe seu comentário sobre o que você vai usar para o seu negócio!