O Marketing Digital tornou possível metrificar todos os dados, a partir das interações dos usuários, no ambiente web. Interações de campanhas de marketing e da própria usabilidade.

Hoje, todos os resultados e informações de uso, são palpáveis e conseguem validar o investimento em ações de publicidade, além de serem componentes importantes para a otimização dessas campanhas.

Essas métricas surgem a partir das informações coletadas e analisadas, pelas plataformas online, como o Google Analytics ou Facebook Ads. E como exatamente elas conseguem coletar esses dados? Como elas entendem o tipo de interação que os usuários tem com cada página?

Essas plataformas possuem auxiliadores, como os cookies, mecanismos para guardar as informações básicas de um usuário, como IP’s, idioma de preferência, entre outros. Utilizam de tags, que são colocadas manualmente em anúncios, páginas, e em plataformas que você deseja metrificar dados posteriormente. Elas também são responsáveis por taguear usuários, e coletar informações básicas e de interação de cada usuário.

E claro, os parâmetros, pequenos textos adicionados a URL, para indicar de onde esses usuários estão vindo. E para nos aprofundarmos no assunto, precisamos saber antes…

Você sabe o que são parâmetros?

Imagine que em uma organização, o setor de marketing realiza diferentes campanhas e ações de marketing simultaneamente no ambiente web. Isso significa que suas páginas estão recebendo visitas, cliques, interações o tempo inteiro, de diferentes lugares.

E como você faz para saber e entender, de onde esses usuários estão vindo? Como eles estão encontrando suas landing pages e página principal? É tudo por ranqueamento orgânico? Suas campanhas pagas estão fazendo efeito no tráfego?

É nesse momento que os parâmetros entram em ação.

O Google Analytics, por exemplo, como uma das plataformas que captam os dados de tráfego dos websites, consegue rastrear de onde o usuário está vindo, através do ‘rastro’ que ele deixou na web.

Então se o usuário veio por uma de suas redes sociais, ou pela busca orgânica, o Analytics consegue entender e te informar. Mas, se o usuário chegou até a sua página, através de um hiperlink de outro website, por exemplo, o Analytics já não consegue puxar exatamente de qual página (link) esse usuário e tráfego estão vindo.

Nesse caso a fonte vai aparecer para você como ”Other” ou “Referreal”. E para você não ficar com uma informação aberta e jogada, você utiliza os queridinhos Parâmetros.

Para que servem os parâmetros?

Os parâmetros UTM (“Monitor de Tráfego de Urchim”), são pequenos textos que você adiciona à sua URL, o link do seu site, para rastrear os usuários que entram em contato com a sua marca. Eles podem ser utilizados em todos os links, que você pretende saber se estão gerando tráfego ou não.

Então por exemplo, você faz um trabalho de troca de posts no seu blog, e quer saber se aquela ação está dando resultados, ou seja, se está trazendo tráfego para o seu site. Dessa forma, para o seu Google Analytics saber que você está trazendo tráfego a partir daquele link, você parametriza o link. Assim que parametrizado ele vai conseguir puxar de qual página aqueles usuários estão vindo, e você consegue colocar em números quantas pessoas aquele link ou página, trouxe.

Hora de converter

Indo direto ao ponto, com a técnica de Copywriting, você ganhará mais força para envolver o cliente e converter. Seja honesto na sua promessa, mostre o objetivo e o quanto seu produto/serviço poderá transformar a situação em que o leitor se encontra.

Certifique-se que o conteúdo o faça sentir que seu produto irá resolver o problema. E resolva, de fato! Afinal, nenhuma estratégia de marketing irá garantir por si só o sucesso de toda uma empresa.

Para converter, suas palavras farão toda a diferença. Toda vez que for escrever qualquer tipo de conteúdo para sua empresa, você terá a chance de alcançar mais pessoas. Seus clientes estão por aí! Encontre-os e capitalize o máximo possível com eles.

Qual a importância deles?

Se até aqui, a importância dos parâmetros para a análise tráfego ainda não ficou clara, nós reforçamos novamente.

Os parâmetros representam uma das ferramentas que você pode utilizar para metrificar e analisar os resultados a partir das suas ações de marketing. Eles auxiliam você a validar todo o seu trabalho de Marketing de Conteúdo, Marketing Digital e Ads online.

Quais as suas vantagens?

A principal vantagem de se utilizar parâmetros é conseguir justificar, de onde, como e qual link está gerando algum tipo de conversão e resultado par as suas ações online. No momento de analisar qual estratégia funciona de maneira mais assertiva, os parâmetros auxiliam em informar as fontes de tráfego. Parece algo simples, mas é assim que se faz válido todo o trabalho e investimento nas plataformas digitais. Gerando resultados e conseguindo justificar os resultados posteriormente.

O uso dos parâmetros traz apenas vantagens, mais informação, mais dados, mais comprovações de uma estratégia bem executada. E eles representam também, uma compreensão mais clara de como o usuário se comporta online.

  • Entendendo seu usuário e cliente: Através desses mecanismos, é possível receber insights do cliente, quais são seus interesses, qual a função da sua página para ele, entender como é o comportamento dele online. Todas as  informações que mostram probabilidades de como esse consumidor se comportará daqui pra frente.
  • Decisões mais assertivas: Planeje seu futuro, levando em consideração as tendências do passado. No ambiente online, é comum as tendências se repetirem. Por isso a parametrização e a coleta de dados é tão importante, elas tornam palpável e setam uma expextativa de como os usuários irão se comportar em um futuro.
  • Identifique falhas: A partir da identificação de dados, você consegue entender o que está trazendo resultados e o que não está. Isso te proporciona mais tempo para a tomada de decisão, e faz com que seu pensamento.

Se só existem vantagens, como afinal eu faço para parametrizar meus links?

Parametrizar seus links é fácil

A parametrização é simples, basta você colocar o link principal (link da sua página) em uma planilha e ir completando os dados referentes a onde você vai inserir esse link.

Nesse vídeo nós te explicamos como. Você pode completar seus dados através dessa planilha, ou pelo Campaign URL Builder do Google Analytics, que é a mesma coisa, apenas seus links não estarão salvos em um arquivo separado.

Assim que tiver o link parametrizado, você pode usá-lo em suas campanhas e outras páginas que acredite ser importantes. Dessa forma, o seu Google Anlytics vai conseguir puxar os dados e sua análise de dados será muito mais assertiva.

Boas campanhas!

Guestpost concedido por leadlovers.