Sustentabilidade deixou de ser, há muito tempo, um ideal. Ela é uma necessidade real, se quisermos manter o planeta em ordem para a nossa e para as próximas gerações. A construção civil, que é uma das atividades econômicas de maior impacto ambiental, tem buscado novas soluções para combinar conforto, tecnologia e ideias sustentáveis em cada projeto.

As possibilidades são muitas: desde a utilização de materiais ecológicos a possibilidade de construções sustentáveis, o que não faltam são boas ideias para preservar um pouco do nosso meio-ambiente. O Habitissimo sabe como isso é fundamental e separou algumas delas pra você conhecer.

E aí, vamos ver como alguma delas podem ser utilizadas na sua empresa?

Construções Sustentáveis

CONSTRUÇÕES QUE CONSOMEM (E GERAM) SUA PRÓPRIA ENERGIA

As casas e prédios que geram sua própria energia são as soluções mais relacionadas com sustentabilidade. De fato, elas têm um impacto gigantesco numa área crítica de todos os países, que é a disponibilidade energética. Painéis solares e hélices movidas pela força dos ventos estão presentes ao redor do mundo, principalmente com a popularização e consequente diminuição dos preços dessas tecnologias. Na Alemanha, alguns condomínios ganham dinheiro vendendo a energia excedente, gerada pelos painéis solares instalados nos telhados da casa.

Na China, um moderno prédio chama atenção na solução utilizada.

Pearl River Tower

O Pearl River Tower (foto acima) possui vãos entre alguns de seus andares para canalizar a passagem do vento. Nesses vãos são instaladas grandes hélices que giram, gerando energia para o próprio empreendimento.

JARDINS VERTICAIS

Jardins Verticais

Outra solução que vem ganhando cada vez mais espaço, principalmente nos grandes centros urbanos, são os jardins verticais ou paredes verdes. Há um consenso em relação à diminuição das áreas verdes nas cidades e o seu impacto no micro-clima. Por isso, os novos projetos contam com verdadeiros jardins aplicados a cada andar, ou a uma fachada inteira e até mesmo ao terraço dos prédios. Além da parte estética, isso melhora a absorção de calor e melhora a qualidade do ar.

Em alguns casos, como no projeto abaixo, a parede verde é usada como solução também para proteção e definição de espaços dentro de um imóvel.

Jardim vertical externo

Muito melhor que tijolo e cimento, não é mesmo?

MATERIAIS ECOLOGICAMENTE VIÁVEIS

Passarela de madeira

Outra saída utilizada em projetos inovadores é a substituição de insumos clássicos como concreto, tijolo e aço por elementos com menor impacto ambiental e que possam se integrar às características do local. A passarela da foto acima, por exemplo, foi construída em comemoração a uma Bienal, na Indonésia. Além disso, existem blocos feitos de material reciclado, madeira de reflorestamento ou de demolição e até a utilização de recursos naturais próprios do ambiente em que está sendo realizada a construção.

CAIXAS MÁGICAS

Container para loja

Em cada container cabe um mundo. Se pararmos para observar, veremos que essas caixas de transporte tem, na maioria das vezes, o espaço interno de um pequeno imóvel. Então, porque não utilizar algo que já está pronto e que pode ser transportado com facilidade? Assim os contêineres tem ganhado cada vez mais adeptos, por sua versatilidade, praticidade e por evitar todos aqueles elementos utilizados em uma obra. A ideia é tão boa, que até o Starbucks resolveu lançar uma loja assim.

NOVAS IDEIAS DE CONSTRUÇÕES SUSTENTÁVEIS 

Sede da Apple

Essa aí acima é a nova sede da Apple, na Califórnia. Ela utiliza diversos elementos que fazem dela o prédio mais sustentável do mundo. Como é toda envidraçada, ela potencializa ao máximo a iluminação natural, diminuindo o consumo de eletricidade. Seu formato esférico, possibilitou o menor impacto possível na derrubada de árvores nativas e todas as suas dependências possuem painéis solares e biogás. Ok, você pode não ter o orçamento deles para fazer o seu projeto, mas pode entender que cada detalhe faz a diferença em um projeto sustentável.