Cada vez mais em alta, a arquitetura corporativa vem provando que um ambiente bem pensado e com soluções inteligentes podem ser o ponto de partida para empresas modernas e atenta aos detalhes.

Pensando nisso, o Habitissimo separou e relacionou algumas dicas de decoração para escritórios. Se você está pensando em dar um upgrade no seu ambiente de trabalho, é só dar uma conferida.

Vamos nessa?

DETALHES COLORIDOS

Escritório colorido

A perfeição está nos detalhes, já diz o ditado. Não só ela, como as cores também, podemos completar. Sim, aplicar cores que contrastam com o ambiente em pontos específicos dos escritórios ajudam a  quebrar a monotonia e diferenciá-los, de alguma forma.

Escritório com detalhes em verde água

A escolha das cores é importante e devem seguir o aspecto funcional: ambientes com tons mais sóbrios ficam melhor em escritórios de advocacia e áreas ligadas à saúde. Já lugares mais descolados, como escritórios de arquitetura ou serviços que tenham relação com a criatividade, podem e devem usar cores mais fortes e vivas.

Escritório com detalhes em marrom

ESCRITÓRIOS AMPLOS E INTEGRADOS

Os escritórios modernos tendem a ter cada vez menos paredes e divisões. Esse formato de open spaces funciona muito bem em locais amplos, com pé-direito alto, de preferência bem iluminados e com bastante presença de áreas envidraçadas.

Escritório Branco

O que chama a atenção nesse tipo de projeto é que praticamente zero a valorização da hierarquia. Todos sentam juntos, o que faz com que assuntos e tomadas de decisão se tornem muito mais democráticos.

Coworking

ESCRITÓRIOS ILUMINADOS

Luminária de parede

O poder de uma luminária a prova de explosão para transformar ambientes nunca deve ser desprezado. Em escritórios, o uso de focos de luz diretos ou indiretos podem evidenciar um determinado pedaço do escritório, ou criar um clima intimista e aconchegante em outra situação.

Luminária pendente

A iluminação branca, combinada com cores fortes ajuda a quebrar a monotonia e costumam trazer um ar moderno e inspirador ao ambiente. Já luzes mais amareladas e mais baixas geram um tom de cumplicidade entre funcionários e visitantes.

Escritório iluminado

GREEN OFFICES

Green office

Se a natureza e o verde estão a sua volta, é praticamente obrigatório valorizá-los no design do seu escritório. As formas, móveis e soluções devem sempre ser pensadas para abraçar esse diferencial e fazer dele a estrela da companhia. A presença de elementos como madeira e vidro são quase unânimes também.

Greenest office

É importante que o projeto consiga valorizar a vista externa, seja para quem trabalha, como para quem visita. Pense bem: passar o dia trancado em um escritório não é o sonho de ninguém, mas se você tem algo que possa amenizar essa situação, vale a pena investir.

Eco office

OBJETOS COM PERSONALIDADE PARA O SEU ESCRITÓRIO

Objetos de decoração

Uma outra maneira de dar um ar único ao escritório é utilizar objetos que pareçam estranhos àquele ambiente, ou que chamem a atenção pelo inusitado. O Google e o Facebook, por exemplo, possuem tobogãs e redes em meio a sisudez dos ambientes corporativos. Você pode pensar em algo que combine com a decoração (nas cores e nas formas) e que não possua relação com o serviço ali prestado, como instrumentos musicais, tapetes ou objetos excêntricos.

Telescópio no escritório

É importante que esse objeto tenha o tamanho suficiente para ser percebido e comentado. Não adianta escolher um porta-retrato alternativo ou um aparelho telefônico vintage. Tem que ser algo que não acabe virando paisagem para quem visita ou para quem trabalha.

Objetos de decoração

PEQUENOS ESPAÇOS

Escritório pequeno

Só os grandes escritórios tem vez na hora de se pensar em uma decoração impactante? Muito pelo contrário. Uma boa roupagem pode fazer com que pequenos espaços assumam um protagonismo interessante na arte de dialogar com seus clientes. Para isso, é importante pensar em cores e texturas que chamem a atenção, bem como objetos que saiam do lugar comum.

Escritório pequeno e moderno

O importante é que o seu espaço de trabalho, seja ele compacto ou amplo, esteja decorado de maneira a contribuir com a melhor impressão possível para o seu negócio.