Durante muito tempo as vigas estruturais eram um pesadelo na hora de decorar. De uma forma ou de outra, havia sempre uma tentativa de escondê-la ou minimizar a sua presença no projeto. Hoje já não é assim, e as vigas passaram a ficar integradas com os ambientes. Não importa o material, o fato é que as vigas aparentes podem se tornar até o elemento de destaque na sua casa. Não acredita? Olha só algumas ideias que o Habitissimo separou pra você.

Vigas de concreto: sua casa com um toque industrial

Sem essa de que o piso concreto aparente pode dar um jeitão de obra inacabada na sua casa. Essa é uma solução que tira a sisudez do ambiente e dá um toque clássico, no estilo industrial ao seu projeto. O importante aqui é a combinação dos elementos: peças claras, tapetes, madeiras e móveis modernos. Tudo o que for neutro, combina bem e deixa o espaço muito elegante e mais aconchegante.

Vigas de aço: decorando o ambiente de um jeito moderno

Vigas de aço

As vigas de aço também dão um toque industrial à sua casa. A diferença em relação às vigas de concreto é o estilo: enquanto as primeiras dão um toque clássico, as vigas e ferro passam um ar de modernidade. Você pode até utilizar outros elementos que seguem a mesma tendência, como piso de cimento hidráulico, tubulações aparentes ou parede de tijolos descobertos, para dar um tom mais despojado e com bastante personalidade.


Veja também:


Vigas de madeira: a hora do aconchego

Vigas de madeira

A madeira é por si só um grande coringa na decoração. Ela se encaixa em vários estilos e quase sempre traz um toque de elegância ao ambiente. Com a viga de madeira não seria diferente. Ela pode ser combinada com elementos e complementos que somam modernidade com um toque aconchegante como revestimentos em porcelanato, cores e objetos com designs inovadores.

Vigas na cozinha: um charme

Vigas na cozinha

É possível combinar materiais diferentes como aço inox, vidro e porcelanato com vigas de madeira. Essa fusão na cozinha dá um toque absolutamente cosmopolita e moderno para o ambiente. Para valorizar ainda mais, um bom projeto de iluminação pode destacar cada elemento individualmente. Com isso, as vigas se transformam em um ponto diferencial no seu projeto.

Vigas com dupla função: versatilidade à toda prova

Vigas com dupla função

Se engana quem pensa que as vigas têm apenas uma função estética (além, obviamente, da função estrutural). Elas podem ser usadas como um curinga na decoração e servir como suporte para prateleiras em toda a sua extensão. Com isso, você consegue um arranjo diferenciado, combinando praticidade e design. Essa combinação ainda permite a inclusão de elementos decorativos como pequenos objetos, vasos e mini-quadros.

Vigas em dormitórios: privacidade e personalidade

Vigas em dormitorios

Vigas são mais ecléticas do que você imagina. Elas também podem dar um dar muita personalidade ao seu dormitório. O segredo aqui é saber harmonizá-las com o restante da decoração. Vigas pintadas de branco, por exemplo, formam um belo contraste com teto forrado de madeira e permitem o uso criativo de iluminação embutida, criando um efeito visual incrível.

Vigas de madeira decorativas: um toque artesanal

Vigas para sala

Em ambientes onde a madeira é a estrela da decoração, como no estilo nórdico, as vigas aparentes podem ser usadas como a cereja do bolo. Elas estão ali com a função de dar charme e personalidade ao seu espaço e por isso é preciso caprichar no tipo e no desenho da madeira. A sala de estar pode ser finalizada, por exemplo, com vigas feitas de madeira de demolição ou com outros tipos artesanais. Assim, o pé-direito ganha vida própria, dando a sensação de amplitude e aconchego ao mesmo tempo.

Agora você já sabe que não precisa entrar em pânico por causa de vigas aparentes. Com boas ideias e bom gosto, você pode aproveita-las de várias maneiras, dando um toque único à sua decoração.