Construir um site para um negócio é sempre uma excelente oportunidade de ampliar as ações de Marketing Digital, podendo atrair uma maior audiência e, com isso, alavancar as vendas na internet.
Atualmente, alguns sites servem apenas de “cartão de visita” para uma marca, com informações básicas. Enquanto outros são mais complexos e oferecem mais oportunidades de vendas para uma empresa.
Essas características irão depender das estratégias escolhidas pela marca para atuar na internet. No entanto, em qualquer caso, ter um endereço na web é fundamental para qualquer empresa.
Veja a seguir 6 motivos para construir seu site o mais rápido possível.
Afinal, por que construir um site?
1 – Credibilidade
Parece estranho imaginar uma loja ou empresa sem um site, hoje em dia. Para muitos consumidores este é um dos critérios principais na hora de fazer uma compra.
Afinal, não ter um site gera desconfianças no consumidor. Ele pode acreditar que será vítima de um golpe ou que a empresa não existe. Em outras palavras, construir um site é construir autoridade na internet.
2 – Visibilidade
Se a sua marca não é vista, ela não irá gerar vendas. E uma das formas mais simples e práticas de ter visibilidade na internet é construir um site para a divulgação da sua marca.
Além disso, o site será sua landing page, ou seja, endereço da web em que o tráfego (orgânico ou pago) será encaminhado após a conversão em anúncios ou conteúdos disponíveis na internet (textos, vídeos, ou postagens em redes sociais).
3 – Divulgação
Construir um site também é uma forma de divulgar produtos, ações promocionais e até mesmo lançamento de novos produtos. Ou seja, manter o seu cliente atualizado para gerar novas vendas.
Com isso, um site poderá alavancar ainda mais as vendas de uma marca e também atrair novos consumidores, com o compartilhamento de determinada página nas redes sociais.
4 – Relacionamento com o Cliente
Outro grande motivo para construir um site é a criação de um ambiente que gera relacionamento com o cliente. Ou seja, por meio de um site é possível ter uma maior proximidade com os consumidores.
Isso será feito a partir da geração de conteúdo, notícias sobre a marca, informações e até mesmo conteúdos de entretenimento. Um site pode também fidelizar clientes, gerando outras vendas.
5 – Flexibilidade
Site institucional ou loja virtual? Blog ou galeria de fotos? As opções são infinitas e podem gerar diversas estratégias quando o assunto é a criação de um site na internet.
Sendo assim, ao construir um site, uma marca abre portas para diversas formas de agir na internet e se comunicar com os clientes, ganhando mais autonomia e liberdade em campanhas digitais.
6 – Vendas
O que todos os itens anteriores têm em comum? Acertou quem respondeu o aumento das vendas de uma marca.
A criação de um site é fundamental para gerar novas oportunidades de vendas, ampliar a audiência de uma marca e atrair novos consumidores. Tudo isso com o início da atuação digital, por meio de um site.
Construir um site: por onde começar?
Não ter um site, ou ter um site antigo e inútil na internet, abre margem para diversas dúvidas, como: Usar Wix ou WordPress? Ter um blog ou não? Qual o nome do site? Como comprar um domínio? Como será o design e o mapa do site?
Afinal, por onde começar?
Um dos primeiros passos para o planejamento de um site é a procura por profissionais como designers e programadores. Com o auxílio de um profissional, é possível estudar as possibilidades e analisar as oportunidades.
Antes de construir um site é fundamental compreender as necessidades da marca e ter planos estratégicos para atuar na internet. Com essa clareza fica mais fácil ter sucesso com um endereço na web.