O pós-venda já é uma realidade em empresas que vendem produtos e serviços. Porém, muita gente ainda não pensa nele na indústria.
Por exemplo, uma empresa que faz a limpeza de veículos. Após a entrega do carro, o negócio pode fazer uma pesquisa de satisfação com o cliente, pessoalmente ou online.
Só que, na verdade, o pós-venda é uma opção atraente para qualquer setor. Por meio dele, é possível entender o que o comprador da indústria achou do atendimento e dos produtos. A partir daí, torna-se possível fazer mudanças que vão otimizar os resultados e os processos.
Por que fazer o pós-venda na indústria?
Como citado, existem vários motivos para fazer o pós-venda na indústria. Inclusive com uma equipe especializada.
É importante se lembrar disso. O pós-venda não pode ser feito por qualquer pessoa. É importante que exista, pelo menos, um indivíduo direcionado para esse atendimento.
Dessa forma, os dados coletados poderão ser analisados corretamente e, então, utilizados para melhoria dos resultados.
Ao mesmo tempo, é essencial que esse responsável consiga filtrar os comentários dos clientes. Alguns irão “criticar por criticar” , isso é comum. Mas uma crítica deve ser sempre analisada e, caso pertinente, tratada.
Veja a seguir as razões para estruturar um processo adequado de pós-venda na indústria.
Solução de problemas nos produtos ou serviços
O pós-venda permite que possíveis falhas sejam identificadas. Podem ser falhas grandes, que prejudicam o consumidor final, ou então pequenas coisas que poderiam ser feitas de modo diferente para um resultado melhor. Isso em relação aos produtos.
Outras falhas que a indústria pode identificar é em relação ao seu atendimento, logística, erros no sistema de compra ou mais.
O pós-venda é algo que permite perceber isso tudo. Porque é o próprio cliente ou fornecedor que vai apontar para você esses aspectos. Logo, ele saberá do que está falando, podendo trazer ótimos insights para melhoria dos processos industriais.
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Imagem da marca
Fazer o pós-venda também é uma forma de cuidar da imagem da empresa, permitindo com que ela seja bem-vista pelo consumidor e fornecedores.
Isso porque, uma marca que se preocupa com o “depois”, é entendida como uma empresa preocupada em entregar o melhor. É algo que conquista o indivíduo, pois ele sabe que sua satisfação é realmente uma preocupação do negócio.
Retenção de clientes
Um terceiro efeito de fazer o pós-venda na indústria é fidelizar os clientes. De novo, se o consumidor entender que a empresa está preocupada em melhorar o tempo todo, vai se sentir atraído para ela. Afinal, ele quer ter a melhor experiência possível, e o negócio estará se preocupando com isso ao ouvir sua opinião.
Mais do que vender, a indústria encontra na retenção de clientes a vantagem da economia. Segundo estudos, fidelizar um cliente é de 5 a 7 vezes mais barato do que conquistar um consumidor novo.
Criar um processo pós-venda e realizá-lo continuamente é algo importante para qualquer negócio. Inclusive, por meio desta iniciativa, fica mais simples perceber o que o cliente valoriza na empresa: são iniciativas ecológicas? Preço? Atendimento?
A partir daí, o negócio pode passar por adaptações, para conquistar cada vez mais pessoas e ter seu potencial de lucro aumentado.
Artigo produzido pela equipe Acquazero.