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A indústria Halal no Brasil: conheça as oportunidades e o potencial

alimentaria farmaceutica

Você já ouviu falar em produtos ou comidas “halal”? Se ainda não ouviu, provavelmente ouvirá nos próximos anos. Com o aumento da população muçulmana pelo mundo, cada dia mais empresas buscam a certificação para os produtos halal, que ganham cada vez mais espaço nos mercados.

O Brasil é hoje um dos maiores países exportadores de produtos halal no mundo. Para as empresas brasileiras que desejam se expandir para outros países a partir das exportações, essa pode ser uma grande oportunidade.  

Mas afinal, o que é um produto halal? 

A palavra Halal no idioma árabe significa “permitido”. No Islã o halal refere-se a um código ético e moral que vai de acordo com a Sharia, a lei islâmica. Com isso, incluem-se regras de comportamento, formas de vestir e de falar, alimentos que são permitidos pela religião, dentre outros. Tudo isso encontra-se no Alcorão, o livro sagrado dos muçulmanos. 

Muitos pensam que esse conceito se limita à alimentação, mas há diversas categorias de produtos halal, como produtos químicos, farmacêuticos e cosméticos. Estes produtos utilizam insumos lícitos para os mulçumanos, além de terem uma produção muitas vezes diferenciada, como o abate dos animais para o consumo. 

Certificação Halal: como obter? 

Essencial para quem pretende exportar para países islâmicos, a certificação halal nos produtos é o primeiro passo para se conectar com o mercado árabe. É esta certificação que irá atestar que a empresa seguiu os preceitos islâmicos na hora da produção, podendo assim comercializar produtos destinados aos consumidores mulçumanos.

Para comprovar a licitude de algum produto é necessário cumprir algumas regras, que são acompanhadas de perto pelas Câmaras de Comércio Árabe do mundo inteiro e suas filiadas. Uma equipe especializada acompanha de perto e orienta os exportadores neste processo até a certificação. 

Dentro desse processo de verificação, os responsáveis da instituição certificadora fazem uma inspeção da matéria-prima usada na fabricação do produto. Além disso, verificam se o produto não afeta a saúde humana, prejudica o solo ou compromete os recursos naturais. Também é verificada a transparência da empresa e sua conduta comercial. 

No fluxo abaixo, retirado do site da Fambras Halal, certificadora pioneira no Brasil, podemos observar como se dá o fluxo até a certificação: 

A certificação é paga apenas uma vez, sendo calculada a partir dos serviços prestados. Tendo obtido o certificado, você estará apto para emitir vários certificados específicos para o país de destino da sua exportação. Em resumo, o certificado é uma habilitação para exportar para países islâmicos. 

O potencial brasileiro no mercado halal

Como já dito, o mercado halal hoje se apresenta como uma grande oportunidade para quem deseja exportar. E não são os países árabes mulçumanos os únicos a comprar produtos halal. Hoje esse mercado se estende a outros países que utilizam a certificação até mesmo por questões de segurança alimentar. 

O Brasil é hoje um dos principais países exportadores de produtos halal do mundo, sendo a carne bovina halal o carro chefe do país. Em 2017 o país vendeu US$ 4,5 bilhões em produtos Halal, sendo neste contexto o maior exportador de carne halal do mundo. 

Das cinco principais nações exportadoras de alimentos halal para os Estados membros da Organização para a Cooperação Islâmica, o Brasil aparece em primeiro lugar com US$ 16,2 bilhões de alimentos halal exportados (dados do Relatório do Estado da Economia Islâmica Global 2020-2021) . Essa alta das exportações brasileiras se deve também à relação sólida construída entre o país e os países islâmicos. As boas relações abriram um leque de oportunidades para o Brasil no setor.

Além das proteínas animais, produtos como açúcar, milho, soja, óleo de soja, café e até mesmo o açaí estão entre os exportados. As indústrias farmacêuticas, de cosméticos e de produtos químicos também estão em busca da certificação halal. Ou seja, ainda há muito no que investir neste grande mercado que abarca diversos países. 


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Enfim, vale a pena investir no mercado halal?

Como dissemos ao longo do texto, a comunidade muçulmana cresce cada dia mais. Segundo a Organização das Nações Unidas, esse grupo já equivale a 25% da população mundial, estando presentes não apenas em países árabes, como acreditava o senso comum, mas ao redor de todo o globo. 

Pode parecer difícil à primeira vista, principalmente no que se refere a certificação. Mas com avaliações primárias, treinamentos e adaptações, o retorno superará qualquer dificuldade. Se você quer internacionalizar sua empresa e expandir seu mercado:

  1. Avalie a situação da empresa
  2. Informe-se sobre os documentos necessários para exportadores
  3. Informe-se sobre os países para qual vai exportar
  4. Obtenha sua certificação halal

Seguindo estes passos você estará preparado para expandir sua atuação no mundo e alcançar novos públicos. E ainda se destacará em frente às demais exportadoras concorrentes. 

Conteúdo produzido por Maria Vitória Sardinha, produtora de conteúdo da Mainô

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