Site icon Blog Soluções Industriais

Acessibilidade na web: conceito, dicas e muito mais!

Acessibilidade web

Saiba o que é acessibilidade na web e conheça algumas dicas de como tornar seu ambiente digital um local acessível

Em tempos em que o Costumer Experience é tão importante e valorizado, planejar seu site e suas páginas nas redes sociais para atender um público diverso é de suma importância.

O ponto aqui não é aumentar seu público alvo, e sim abarcar as pessoas com deficiência. Segundo o Censo 2010, do IBGE, o Brasil possui 45,6 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, uma faixa da população que constantemente tem seus direitos negligenciados.

E com o objetivo de atender as necessidades dessas milhões de pessoas existe a acessibilidade, nos ambientes digitais acessibilidade na web, termo que trataremos neste artigo.

Acessibilidade na web e a Lei N° 13.146

Resumidamente, acessibilidade na web significa que pessoas com deficiência e pessoas idosas, debilitadas devido ao envelhecimento, “podem perceber, entender, navegar, interagir e contribuir para a web”.

A definição é da Cartilha de Acessibilidade na Web, um documento produzido pela World Wide Web Consortium (W3C) que, como o próprio aponta, surgiu com o objetivo de “orientar gestores, desenvolvedores, auditores, procuradores, promotores e cidadãos sobre a importância de se preocupar com e investir em acessibilidade na web”.

A educação sobre o tema se tornou ainda mais necessária após o dia 6 de julho de 2015, data da implementação da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (N° 13.146).

A lei é “destinada a assegurar e a promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania”.

Entre os direitos assegurados em lei estão o acesso à informação, à comunicação, à cultura e ao esporte, e não há lugar com maior conteúdo e espaço para expressão que a internet, não é mesmo?

Vantagens de ter um site acessível à todos

Além de estar cumprindo uma lei, ter um site acessível faz com que mais pessoas o visitem. Logo, a conta é simples: mais visitas = mais chances de negócios. Outra vantagem importante está relacionada ao rankeamento do seu site, já que os algoritmos que o classificam nos buscadores reconhecem práticas de acessibilidade.

Dicas para tornar seu site mais acessível

A necessidade de se adequar a lei e tornar seu site acessível pode parecer complexa, mas com algumas ações você já pode começar, entre as quais estão:

  1. Faça a descrição das imagens, pois assim os leitores de tela poderão identificá-las e descrevê-las para os usuários cegos. Há uma iniciativa deste tipo que vale a pena conhecer, o #PraCegoVer.
  2. Simplifique seu texto para facilitar a leitura por pessoas com dislexia.
  3. Crie áreas de clique maiores nos botões. Isto ajudará usuários que não têm precisão nos cliques e pessoas com problemas de visão.

De acordo com a Cartilha de Acessibilidade na Web, o Desenho universal é o principal fundamento para a acessibilidade. Segundo este conceito, projetos e ambientes desenvolvidos devem ser planejados para todos, sem a necessidade de adaptação para pessoas com deficiência.

O Desenho universal possui sete princípios que podem ajudá-lo na hora de planejar seu site, apresentados na cartilha com adaptações. São eles:

Percebeu que pequenas ações podem fazer uma grande diferença para milhões de pessoas? Não perca tempo, implemente ações para tornar seu site mais acessível!

Texto produzido por: Izap tecnologias e serviços.

Exit mobile version