Site icon Blog Soluções Industriais

Apps híbridos valem a pena?

xPrancheta 1.png.pagespeed.ic .ZVNpsmucV7

Você já ouviu falar de aplicativos híbridos? Nesse artigo vamos desdobrar as principais questões que englobam esse modelo de aplicativo, desde a explicação sobre o que é, até as suas ações de vantagens. Continue a leitura!

O que é um aplicativo híbrido?

Aplicativos híbridos são apps móveis desenvolvidos de forma alternativa aos aplicativos nativos, utilizando as linguagens de programação e ferramentas da WEB. O objetivo do aplicativo híbrido é oferecer uma experiência ao usuário com mais produtividade em uma via de aprendizado menor, comparado aos apps nativos.

Desenvolver um app híbrido é construído, geralmente, utilizando HTML + CSS + JavaScript, que possibilita utilizarmos o mesmo código tanto para iOS quanto para Android. Distinto a estrutura criada pelas tecnologias nativas, o desenvolvimento híbrido utiliza algumas libs/frameworks para auxiliar no processo. As mais conhecidas são:

– PhoneGap; 

– Ionic; 

– NativeScript; 

– React Native.

Grandes empresas estão investindo e apostando nos benefícios dos aplicativos híbridos, como: Uber, Facebook, Instagram, Airbnb, Nubank, Google, McDonald ‘s, entre outras.

Vale a pena?
Nos últimos anos, o case de uso dos aplicativos híbridos possui integrações com o mundo do desenvolvimento web e aplicações mobile, sendo atualmente considerado uma realidade no ramo da tecnologia. Veja alguns dos benefícios dos aplicativos híbridos:

Economia de custos

Diferentemente do aplicativo nativo, os híbridos podem utilizar frameworks ou wrappers, que funcionam como um conversor de armazenamento na memória do aparelho dos usuários, essa ação é responsável por utilizar apenas uma tecnologia para ambas as plataformas. Assim, não é necessário contratar um time para manter o aplicativo em cada plataforma.

Levando em consideração a aplicação da linguagem de programação e tecnologia, desenvolver um aplicativo híbrido, comparado ao app nativo, o custo é mais barato quanto o assunto é  processo de desenvolvimento. 

Um dos motivos é que parte do sistema híbrido utiliza linguagem de programação nativa, processo que pode ser feito de modo migratório, sem a necessidade de customizar completamente o código.

Manutenção
Outro ponto a se destacar é a manutenção dos app híbridos. Para trabalhar em diversas multiplataformas, o desenvolvimento híbrido utiliza apenas um único código.
Imagine que durante o desenvolvimento de aplicativo é necessário iniciar uma nova função dentro de um determinado produto, para projetar esta funcionalidade em um app híbrido precisaríamos escrever essa função apenas uma vez, para aplicar em ambas plataformas.

O tempo para ajustar, atualizar ou até mesmo criar algo novo dentro do app híbrido levará menos tempo para fazer do que em um app nativo, por exemplo. Isso acontece devido à linguagem simplificada.

Por onde começar?

Primeiramente, considere o contexto do projeto, analise de forma pontual quais são seus objetivos e necessidades, pois é um processo que você precisa investir tempo e dinheiro. Aspectos como a performance do app são processos que precisam estar funcionando perfeitamente para cumprir sua missão: garantir uma boa experiência para o usuário. 

Uma dica muito importante é: ter atenção nas necessidades do seu projeto, começar a desenvolver um aplicativo, seja ele nativo, web app ou híbrido, é preciso colocar colocar na balança todas as vantagens e desvantagens, para assim criar um programa capaz de atender as expectativas dos usuários, como também da empresa que investiu. 

Artigo‌ ‌escrito‌ ‌por‌ ‌Joe Nunes,‌ ‌redator da MadeinWeb.

Exit mobile version