Site icon Blog Soluções Industriais

As 12 regras de ouro da gestão eficaz

unnamed 35

Mesmo que seu cargo não inclua “gerente”, há uma boa chance de você ter que lidar com algum dever de gerenciamento em algum momento de sua carreira. E, como empreendedor, você já é um gerente, porque quase todas as suas responsabilidades têm algum elemento de gestão.

Em suma, seus funcionários são os que tornam sua visão uma realidade, e seu trabalho é garantir que eles façam isso com eficiência. Mas ser um gerente eficaz é mais do que apenas levar seus funcionários a trabalhar mais – ou com mais eficiência.

Forçar os colaboradores a trabalhar de uma determinada maneira pode gerar ressentimento, até deslealdade, enquanto ser muito brando pode levar a maus hábitos, preguiça ou tédio. Por isso, realizar uma análise comportamental pode indicar exatamente como seu colaborador pode render mais pela sua equipe.

Regras de ouro da gestão eficaz

Não existe um estilo de gestão “certo”, pois cada funcionário e empresa terá uma perspectiva individual. Mas existem algumas maneiras universalmente “erradas” de gerenciar. Evite-as seguindo estas 12 regras de ouro da gestão eficaz:

Seja consistente

Antes que sua abordagem de gerenciamento possa ser eficaz, ela deve ser consistente. Você deve recompensar os mesmos comportamentos toda vez que eles aparecerem, desencorajar os mesmos comportamentos quando eles aparecerem e tratar todos os membros de sua equipe com uma visão equilibrada.

Concentre-se na clareza, precisão e rigor na comunicação

A forma como você se comunica irá definir o resultado final. Ao transmitir instruções, recapitular reuniões ou apenas distribuir atualizações da empresa, esforce-se pela clareza, precisão e profundidade de sua comunicação. Clareza, precisão e rigor são a melhor maneira de evitar falhas de comunicação e manter sua equipe na mesma página.

Defina o objetivo de trabalhar em equipe

Se você quiser que os membros de sua equipe de Social Mídia por exemplo, sejam unidos, faça com que eles trabalhem juntos em algo. Definir metas apenas para o departamento ou para um indivíduo gera uma mentalidade limitada e força os membros da equipe a permanecerem isolados. Em vez disso, dê aos funcionários um foco e um propósito unificados, para inspirá-los a se unirem.

Recompense publicamente e reconheça o esforço

Quando um membro de sua equipe fizer algo excepcional, recompense-o com um bônus, um pequeno troféu ou até mesmo um reconhecimento público. Isso fará com que ele se sinta bem e mostrará ao resto da equipe que o esforço é recompensado. A única ressalva diz respeito à primeira regra: seja consistente em suas recompensas para que você não seja visto como alguém que exerce o favoritismo.

Seja o exemplo

Como gerente e líder, você deve dar o exemplo em termos de comportamento. Se você chegar atrasado, sua equipe será menos pontual. Se você perder a paciência facilmente, os outros não conseguirão manter suas emoções sob controle. Esforce-se para ser seu próprio trabalhador ideal, especialmente na frente da equipe.

Nunca use um “tamanho único”

Sua equipe é composta por indivíduos com preferências, pontos fortes, pontos fracos e ideias únicas. Nunca use exatamente a mesma abordagem para motivar, encorajar ou moldar todos eles. Concentre-se nos indivíduos e personalize sua abordagem para se adequar a cada um.

Permaneça o mais transparente possível

A transparência mostra sua integridade como líder e cria confiança com os membros individuais de sua equipe. Se você mentir sobre algo ou reter informações, poderá comprometer seus relacionamentos e o respeito que você inspira como líder.

Encoraje todas as opiniões e ideias

Quanto mais pessoas você tiver participando ativamente das discussões e tentando fazer melhorias na organização, melhor. Nunca critique um membro da equipe por expressar uma opinião, mesmo que ela vá contra sua visão original. Essa atitude cria ressentimento e desencoraja o grupo a compartilhar seus pensamentos.

Mantenha uma política de portas abertas

Para ser realmente eficaz, você precisa saber ouvir sua equipe e atender às suas necessidades. Manter uma política de portas abertas garante que os funcionários venham até você com problemas que não podem resolver e aproveitem a experiência que o coloca em uma posição de gestor.

Ajude as pessoas a gostarem do trabalho

Você não precisa de uma mesa de sinuca ou abolição do código de vestimenta para tornar o trabalho divertido. Você pode tornar o dia de trabalho mais agradável com novos elementos como almoços surpresa, uma sala de descanso ou até mesmo conversas casuais com seus funcionários. Ajude seu pessoal a gostar de vir trabalhar, e eles farão o melhor trabalho para você.

Ouça e faça perguntas

Procure ouvir sua equipe e também faça perguntas: “O que você acha disso? Como você se sente sobre isso?” Esse diálogo aberto facilita a identificação proativa de problemas, criando um ambiente mutuamente benéfico. Isso também fará com que seus funcionários se sintam apreciados e reconhecidos.

Incentive a criatividade

O estilo de gestão pode inibir ou expandir a criatividade de um trabalhador. Se você precisa que seus funcionários demonstrem fortes habilidades criativas, gerentes autoritários podem ser um desastre porque impedem que os colaboradores pensem fora da caixa.

Quem trabalha com estratégias de marketing, por exemplo, pode precisar de tempo para pesquisas, visitar estabelecimentos para buscar ideias e não apenas ficar trancado em um escritório.

Em vez disso, líderes democráticos ou colaborativos podem dar a seus funcionários o espaço de que precisam para desenvolver ideias e a assistência necessária para implementá-las.

Os líderes visionários também podem desempenhar um papel no desenvolvimento da criatividade, principalmente quando uma organização está pronta para mudar sua direção ou missão.

Essas regras deixam muito espaço de manobra para aplicar sua própria “marca” pessoal de liderança e gerenciamento. Elas permanecem como verdades, considerações e princípios fundamentais que regem um papel de gestão eficaz, em vez de um manual de instruções restrito para o sucesso.

Mantenha-se fiel a esses princípios, além dos seus próprios, e você unificará sua equipe em um ambiente gratificante e enriquecedor.


Veja também:


Maiores desafios na gestão de um negócio

Não é nenhum segredo que a mudança está no ar. A pandemia acelerou a adoção do trabalho em casa, iniciativas digitais e a maneira como as pessoas vivem e trabalham. Com dificuldades financeiras, muitas empresas estão em uma área cinzenta de incerteza à medida que avançamos para um mundo que se assemelha a algum tipo de normalidade.

Atualmente, os líderes empresariais estão encontrando um equilíbrio entre combater uma crise e buscar oportunidades para se adaptar e expandir seus negócios. À medida que as empresas procuram se recuperar do choque inicial da pandemia, continuam a surgir novos problemas para enfrentar.

Com muitas empresas procurando definir metas e prioridades para o futuro, alguns dos maiores desafios da gestão de um negócio, incluem:

Embora alguns desses desafios não sejam novos, outros estão criando novos obstáculos para as empresas. Por exemplo, a gestão do dinheiro sempre foi parte integrante do controle de um negócio.

Mas com a aceleração e adoção da tecnologia, algumas empresas estão reavaliando todos os seus modelos de negócios para atender às demandas e expectativas dos consumidores em constante mudança. 

O panorama pode não ser muito favorável, mas com um bom planejamento e visão de negócios,você certamente irá superar os obstáculos e atingir seus objetivos.

Exit mobile version