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As 5 fases cruciais da construção de uma equipe

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Esteja você gerenciando uma equipe há anos ou ingressando em uma como novato, essa abordagem pode ajudar a estabelecer confiança e sustentar o sucesso. Este artigo trata sobre formação de equipe.

É provável que ao longo de sua carreira você tenha feito muitas atividades para fortalecer sua equipe e pensado em formar organizações melhores. Mas nunca foi tão importante focar no que realmente funciona para criar uma boa equipe do que agora, com o trabalho remoto parecendo cada vez mais uma realidade.

Fases da construção de uma equipe

Para garantir que as equipes não apenas sobrevivam, mas prosperem, existem algumas estratégias-chave, inclusive de contratação de equipe que podem conduzir a conversas profissionais significativas, reunir pessoas e focar a organização para o sucesso.

Etapa 1: observar

Se você é novo em uma equipe, sempre comece observando. Como os colegas interagem uns com os outros, bem como com outros grupos, e como eles colaboram e resolvem problemas, são indicações de como sua equipe funciona. 

Como você trabalha com qualquer grupo de colegas, o mais importante é abordá-los com empatia e compreensão, reconhecendo que você tem muito em comum com as pessoas com quem trabalha.

A observação é particularmente crítica ao ingressar em uma equipe. Para muitos líderes que assumem um novo papel, é tentador redefinir e reconstruir. No entanto, o que esses líderes estão ignorando é a dedicação, conhecimento e experiência dos membros da equipe existente. Que inclusive você pode mensurar através de uma Avaliação de Desempenho utilizando a Matriz 9Box

Quando você já tem ótimas pessoas em funções existentes, seu trabalho como líder é encontrar a melhor maneira de utilizar seus pontos fortes. Observe e construa relacionamentos.

Descubra o que é mais importante para eles e como eles veem a empresa. A partir daí, você pode começar a construir um plano de como integrar sua visão e impulsionar a organização. Na dúvida, ouça primeiro.

Passo 2: Jogue com os pontos fortes

Você, como líder, deve considerar cuidadosamente os pontos fortes de cada indivíduo e nutrir seus objetivos. Além das habilidades técnicas e do nível atual de trabalho que estão contribuindo, pergunte a si mesmo: como posso apoiá-los no desenvolvimento de suas carreiras? 

O que posso tirar ou adicionar às suas tarefas para alinhar com seus objetivos e pontos fortes? Como suas aspirações individuais se relacionam com os objetivos gerais da equipe?

Trabalhar com indivíduos para responder a essas perguntas e apoiar seus pontos fortes, talentos e objetivos afetará positivamente sua equipe, sua organização e o produto ou serviço que você oferece.

Passo 3: Posicione seu pessoal

Agora que você tem uma compreensão dos indivíduos, você precisa posicioná-los de acordo com seus pontos fortes e talentos para liberar totalmente o potencial da equipe. Colocar seu pessoal em posições que aproveitem seus pontos fortes dentro da estrutura do grupo e ajudá-los a construir conexões uns com os outros cria uma equipe que entende como trabalhar em conjunto. Este é o núcleo da construção de uma equipe eficiente.

Para colocar em termos esportivos, uma vez que você sabe quem são seus jogadores e quais posições eles devem jogar, você deve colocá-los na formação certa para que você possa ter sucesso como equipe.

No final do dia, você ganha como um “nós” e não um “eu” quando você garante que os membros da equipe sejam colocados em posições que construam seus pontos fortes e garanta que eles entendam individualmente como a equipe coletiva se unirá para ter sucesso. Como eles desempenham um papel nesse cenário maior é fundamental, e você pode ajudá-los a encontrá-lo por meio de um posicionamento eficaz.


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Passo 4: O trabalho em equipe faz o sonho funcionar

Passar de indivíduos agrupados para ser uma equipe é mais do que contribuição de trabalho e colocação. Requer inteligência emocional, além de ser capaz de construir relacionamentos. Trata-se de se conectar com as pessoas, entender o que as motiva, como elas se comunicam e como pensam. Um profissional de SEO que faz artigos para blog vai trabalhar de uma forma diferente de alguém que trabalha com atendimento externo, por exemplo.

Construir esses relacionamentos é o que torna as equipes coesas e capazes de atuar no mais alto nível. Às vezes, trata-se de conversas 1:1 e, às vezes, você precisa fazer com que diferentes membros da equipe se comuniquem e construam seus próprios relacionamentos. 

O conflito pode ser bom e saudável, mas o conflito de relacionamento precisa de intervenção. Conforme estudos, 85% do sucesso no trabalho vem de ter habilidades sociais e pessoais bem desenvolvidas e apenas 15% do sucesso no trabalho vem de habilidades e conhecimentos técnicos.

Essas descobertas reforçam pesquisas anteriores, que encontraram padrões semelhantes em um estudo com 1.500 engenheiros há mais de 100 anos. Os líderes precisam fazer um esforço para entender e se conectar uns com os outros para que tenham sucesso como um todo.

Etapa 5: definição de metas

Depois de construir sua equipe, você está pronto para concentrar todos nos objetivos. Depois de dedicar um tempo para liderar com empatia, reconhecer os pontos fortes de sua equipe e alinhá-los uns aos outros, você pode concentrá-los no plano. 

Limitar o foco de sua equipe a um conjunto conciso e claro de prioridades e medidas de sucesso permite que você planeje para onde deseja ir. Defina metas e verifique seu progresso em relação a elas para fortalecer o foco e a responsabilidade. É importante ser flexível, mas simplificar o objetivo principal e a direção de sua equipe leva a um maior alinhamento e engajamento geral.

Melhorando a eficácia da equipe

Construir uma equipe de alto desempenho exige esforço. Quando você tem um grupo de indivíduos com habilidades e traços únicos, o sucesso e a coesão da equipe flutuam. A eficácia da equipe é o quão bem os membros da equipe trabalham juntos para alcançar objetivos comuns. 

Quando a eficácia da equipe é alta, os membros da equipe se sentem mais empoderados em relação ao seu trabalho, impulsionando seu engajamento e satisfação. Não é surpresa que os membros felizes da equipe tenham um desempenho melhor. Para criar uma equipe de alto desempenho, comece construindo uma equipe eficaz.

O que é eficácia da equipe?

A eficácia da equipe é o nível em que sua equipe colabora, se comunica e realiza seus objetivos compartilhados. Para criar uma equipe eficaz, você deve equilibrar o bem-estar dos membros da equipe com as iniciativas de desempenho. Uma maneira de fazer isso é seguir um modelo de eficácia da equipe. 

Vários líderes de pensamento desenvolveram modelos de eficácia de equipe que os líderes agora usam com equipes em todo o mundo. Você pode usar uma dessas estruturas para orientar sua equipe em direção a um melhor desempenho. Embora cada modelo ofereça estratégias diferentes, seu objetivo é universal — ajudar as equipes a trabalhar melhor em conjunto.

Por que a eficácia da equipe é importante?

A eficácia da equipe é crucial para o bem-estar individual e do grupo. Uma forte dinâmica de grupo é a base para muitos outros aspectos de uma equipe feliz, incluindo o moral da equipe e a produtividade. 

Existem vários benefícios da eficácia da equipe tanto para os membros da equipe quanto para o desempenho.

Equipes eficazes:

Membros da equipe em equipes eficazes:

À medida que os indivíduos se sentem mais confiantes em seu lugar na equipe e em seus relacionamentos com seus colegas de equipe, você verá essa energia refletida em seu trabalho.

Este artigo foi produzido pela equipe de redatores do site rodrigodiasavila.com.br

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