A tecnologia está cada vez mais presente no nosso dia a dia. Na área das grandes fábricas não seria diferente. Mais do que produtividade, a tecnologia pode proteger funcionários em indústrias por meio do controle de riscos e preservação da vida e saúde desses profissionais. Confira!
Robôs e inteligência artificial parecia coisa de filmes de ficção científica há pouco tempo. No entanto, mais do que apenas uma realidade, essas inovações já estão presentes em muitas empresas para facilitar o acesso a informações, analisar dados e prevenir riscos. A boa notícia é que essas tecnologias também ajudam a prevenir vidas!
Quais as tendências de tecnologia na segurança do trabalho?
A tecnologia já se faz presente nas áreas industriais há algum tempo, especialmente quando se trata do controle de estoque, vendas, produção, gerenciamento de entregas e supervisão de qualidade dos produtos que pode ser facilmente realizado por meio de aplicativos.
O mesmo avanço tem ocorrido quando se trata de saúde e segurança dos trabalhadores. Algumas inovações são capazes de amenizar a exposição a riscos, reduzindo não só o número de perdas de matérias-primas, como também evitando acidentes e afastamentos de colaboradores.
Por exemplo, um desses avanços tecnológicos são os programas de réplica online de estruturas físicas. Como se fosse a mesa de inteligência artificial do Homem de Ferro. Dessa forma, é possível identificar possíveis erros e falhas com antecedência, prevenindo possíveis acidentes graves e aumentando os níveis de eficiência e produtividade.
Os drones também têm sido cada vez mais usados para vistoriar áreas mais arriscadas para o acesso humano, como avaliar a estrutura do telhado de um galpão. Se antes um funcionário precisaria subir em um andaime pendurado por uma corda, por exemplo, agora a tecnologia pode cuidar disso com muito mais segurança.
O mesmo vale para outros ambientes de difícil acesso como túneis subterrâneos, o drone consegue avaliar a situação e evitar acidentes graves, chegando com muito mais facilidade e eficácia.
Tecnologia contra a Covid-19
Enquanto muitos escritórios aderiram ao regime Home Office, o setor industrial não consegue fazer o mesmo. Revezamentos, férias, muitas medidas foram adotadas para que os profissionais não perdessem o emprego e não se arriscassem no ambiente de trabalho.
Neste momento, a tecnologia foi fundamental. O controle de acesso, por exemplo, consegue identificar se o profissional está utilizando a máscara corretamente, permitindo ou não a entrada ao espaço de trabalho.
Os termômetros infravermelhos também foram adotados em inúmeros supermercados e lojas por todo o mundo. Nas indústrias, esses aparelhos também puderam ser utilizados para identificar se algum funcionário apresentava febre, sendo afastado antes que tivesse contato com os colegas de trabalho.
Outras ferramentas como o acompanhamento de sintomas também foram fundamentais. Algumas empresas puderam, através da inteligência artificial e análise de dados, entender se um colaborador sentiu algum sintoma, o tempo que ficou afastado, se teve contato com alguma pessoa da família com contato, tudo isso por meio de um formulário e acompanhamento diário através de aplicativos, por exemplo.
Ou seja, a tecnologia foi uma grande aliada no combate à Covid-19 em ambientes industriais.
Por que investir em tecnologia na segurança do trabalho?
É importante não encarar a tecnologia como uma ameaça, mas sim como uma aliada. Este investimento, pode trazer uma série de benefícios para a sua empresa e seus colaboradores, assim como para com os parceiros comerciais, clientes e fornecedores.
Com análises preventivas, é possível evitar maiores tempos de paradas de máquinas, pois todas estarão com a manutenção em dia, recebendo a devida assistência antes de ocasionar um problema maior.
O mesmo vale para o afastamento de colaboradores em decorrência de lesões ou ferimentos, ampliando a produtividade e, claro, garantindo mais saúde e bem-estar entre as equipes.
Como consequência, é possível melhorar a reputação da marca diante dos clientes e da sociedade, o que significa melhor retorno financeiro e aumento de resultados eficazes.
Ao acompanhar as principais tendências, você evita acidentes, cumpre a lei, compra bons equipamentos, capacita com mais qualidade e ainda percebe os riscos mais rápido.
Gostou desse artigo? Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários!
Artigo escrito por Leticia Morita, redatora da MadeinWeb.