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Como definir um bom plano de ação para o atendimento da sua empresa

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A importância de prestar um bom atendimento é inquestionável. De fato, sabemos o quanto é importante para a reputação e, consequentemente o sucesso da empresa,  criar um relacionamento harmonioso buscando encantamento de clientes.

Para isso, é fundamental contar com um bom plano de ação para o atendimento. No entanto, além de contar com estratégias eficientes, é indispensável que seja um plano prático e com objetivos claros. 

Certamente, quando a empresa se preocupa em prestar um serviço excelente e diferenciado, ela aumenta as chances de fidelizar clientes e garantir mais autoridade no mercado. Como consequência, os resultados positivos são alcançados e isso enfatiza a importância de prestar um bom serviço de atendimento. 

Segundo uma pesquisa realizada pela Forum Corporation, 70% dos clientes não compram novamente quando a marca não proporciona um atendimento satisfatório. A principal crítica feita por 49% dos clientes, se deve a baixa qualidade e falta de atenção no atendimento. 

Desse modo, percebemos que atualmente os clientes estão atentos à forma como são tratados e quando não se sentem valorizados ou devidamente atendidos, deixam de considerar a marca na sua próxima decisão de compra. Para evitar que isso ocorra, vamos identificar os principais pontos para criar um  bom plano de ação. Confira! 

Afinal, como fazer um plano de ação para o atendimento? 

Para que o processo de elaboração do plano de ação seja ainda mais efetivo, separamos o passo a passo para traçar um plano visionário e sucedido. Continue acompanhando e saiba mais! 

Defina metas 

A definição de metas é o passo inicial para saber onde se quer chegar. Sem dúvidas, é necessário traçar o percurso que deve ser percorrido para alcançar um determinado objetivo. Portanto, a primeira ação que deve ser realizada é estruturar as metas como, por exemplo, definir o número de novos clientes que devem ser conquistados no mês.

Além da definição de metas é importante que cada uma delas seja acompanhada de um prazo determinado. Seguindo o exemplo mencionado, a meta da empresa é aumentar a carteira com 10 novos clientes dentro do prazo de 30 dias durante 12 meses. 

Nesse exemplo podemos notar que houve a definição da quantidade de novos clientes, o prazo mensal e o período inicial e final para o cumprimento da meta. Após isso, será necessário pensar em formas práticas de alcançar esse objetivo. 

Mapeie estratégias e as coloque em prática 

É importante que a empresa identifique qual o modelo de atendimento mais adequado para o seu modelo de negócio. Além disso, é indispensável que realize uma pesquisa ampla de mercado buscando tendências e tecnologias capazes de potencializar e facilitar processos. 

Hoje em dia, existe uma vasta possibilidade de criar um atendimento personalizado, ágil e eficiente. Podemos citar como exemplo a inteligência artificial que é uma solução que vem sendo cada vez mais implantada. 

Personalize o atendimento e implante novas tecnologias 

Existem diversas formas de interação, como através dos chatbots e outros recursos que visam atender com agilidade e prestatividade, já que os clientes valorizam atendimentos rápidos e que atendam a sua necessidade. 

Além disso, é possível que a empresa ofereça um atendimento cada vez mais personalizado, como através das mensagens de texto no dia do aniversário do cliente, por exemplo. Esse recurso possui uma grande vantagem que é a programação de respostas, além da fácil personalização do texto que será enviado. 

Além de todas ações mencionadas para elaborar um bom plano de atendimento para a sua empresa, é importante destacarmos o acompanhamento de indicadores, o que chamamos de  KPIs. Portanto, é imprescindível que todas as estratégias sejam testadas e devidamente monitoradas a fim de identificar se foram aprovadas ou não pelos clientes. 

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