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Como gerar leads com Facebook Ads

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Mais vivo do que nunca, o Facebook mostra-se um sucesso mesmo após 16 anos de sua criação. 

Contabilizando mais de 130 milhões de usuários só no Brasil e 2 bilhões de pessoas ativas mensalmente, a plataforma ainda é escolha acertada para quem deseja alcançar grandes públicos.

Ainda que a morte do Facebook tenha sido decretada inúmeras vezes por um grupo descrente, a plataforma se mantém firme, se renova frequentemente e é inegavelmente uma fonte certeira para aqueles que pretendem expandir seus horizontes nos negócios, anseiam o aumento das vendas e aquecem sua participação no mercado através de estratégias de Marketing Digital.

Mas você sabe porque o Facebook é tão procurado pelas marcas?

A resposta é simples e se pauta por algo fundamental: o poder de segmentar. A segmentação é, sem dúvida um ponto importante a se destacar na geração de leads por meio do Facebook Ads

Este recurso, famoso por viabilizar a criação de campanhas em forma de anúncio dentro da própria plataforma, é ainda mais poderoso por possibilitar um mapeamento profundo das personas a serem impactadas pelo anúncio criado.

Como gerar leads através do Facebook Ads

Para transformar o Facebook numa verdadeira ferramenta de apoio aí no seu negócio, é preciso utilizar esta rede social com muita sabedoria, utilizando com afinco todas as possibilidades disponíveis nela. 

A começar pelo Target Refinado, que entra na seara da segmentação mencionada anteriormente.

Target Refinado

O público alvo é o primeiro (e importante) passo para começar a fazer uma campanha de sucesso.

Sabendo para quem o anúncio será feito, é possível criá-lo com muito mais assertividade. Além de dados demográficos, localização, idade e gênero, definir o comportamento é fundamental.

Utilizar a geolocalização, mapear intenção de compra, buscar hábitos, gostos e preferências ajudam você a desenhar uma persona cada vez mais bem definida, dando o suporte necessário para que você dialogue melhor com as pessoas certas e gere leads qualificados.

O advento de ferramentas que propõem análises e cruzamento de dados, ajudam marcas a pinçarem suas personas com mais cuidado, despertando o interesse do público selecionado, mesmo que ele esteja inserido num micro nicho da cauda longa.

Mirando na sua meta

Baseado na fase do seu Funil de Venda, é possível direcionar a sua campanha no Facebook através dos seus objetivos específicos.

No momento da criação da campanha, é possível assinalar os objetivos daquele anúncio de acordo com aquilo que você deseja alcançar, como aumento de engajamento, aumento de alcance, ou gerar leads.

A diferença entre os dois objetivos é que no primeiro, o anúncio será enviado para o maior número de pessoas possíveis baseado na segmentação realizada para definir o público alvo. 

Na segunda, a ferramenta seleciona com ainda mais critério, enviando a peça para aqueles perfis com maior potencial de envolvimento e interação (curtidas, compartilhamento e comentário e reações).

Imagens

“Uma imagem vale mais que mil palavras”. Você já deve ter ouvido essa frase alguma vez na sua vida, mas e aí, já parou para pensar se ela realmente faz sentido? Bom, aqui a gente prova que sim.

Ainda que as imagens não sejam o foco central no Facebook como são no Instagram por exemplo, elas ainda assim são inegavelmente um forte ímã para atrair os olhos dos leitores. 

Uma imagem que chame a atenção, casada a uma legenda bem caprichada pode te ajudar alcançar os seus objetivos de gerar leads.

Como a imagem vai dominar o seu anúncio, é preciso escolher com critério e se atentar também ao tamanho dela, que deve ser bem visualizada em todos os equipamentos: computadores, tablets e smartphones.

Bom Copywriting

Um texto bacana que acompanha a imagem de um anúncio precisa, antes de tudo, não parecer uma propaganda. 

A verdade é que as redes sociais tem como foco central, conectar pessoas e, por isso, é importante que você dê um tom mais humano, de utilidade real aos seus anúncios. 

Para fazer isso, não transforme o seu anúncio em um banner de venda escancarado. Procure por headlines curtas e de fácil entendimento. Se possível, coloque números nelas. 

Os números são facilmente escaneáveis pelo cérebro, que entende informações numéricas com mais facilidade.

Dados apontam que headlines com até 40 caracteres têm mais chances de engajar do que aquelas que ultrapassam essa marca. Foque no objetivo final da sua ação que é gerar leads para sua equipe comercial.

Campanhas mais bacanas com o Power Editor

Esta ferramenta cheia de facilidades, também viabiliza o uso de uma lista de leads já existentes na sua base de dados, e é uma forte aliada no gerenciamento de anúncios, sobretudo se você está fazendo várias campanhas ao mesmo tempo.

Uma das possibilidades é a de “público semelhante” onde é criada automaticamente uma lista de novos potenciais leads baseados no perfil dos leads que você já adicionou.

Essa lista já existente precisa ser enviada para a plataforma, que realizará o mapeamento e o cruzamento de informações para então, buscar uma audiência baseada nas características da lista exportada por você.

Remarketing para gerar leads

Você provavelmente já colocou um produto no carrinho numa loja virtual e o deixou lá, e do nada, acabou sendo surpreendido por anúncios desse mesmo produto dentro do Facebook. Isso não é coincidência, é o remarketing tentando impactar você mais uma vez.

Essa maneira de publicidade é uma ótima alternativa para conversão, que pode reforçar o desejo de compra mais uma vez. Dados apontam que essa estratégia de “perseguição” gera três vezes mais engajamento do que demais formas de anúncio. 

Com milhões de pessoas acessando redes sociais todos os dias e partindo do princípio de que esses mesmos perfis também navegam na internet visualizando produtos e serviços, é inegável o potencial deste recurso. Aposte!

Faça testes

Você fez vários anúncios e daí surgiu a dúvida: qual deles tem mais potencial de conversão? No Facebook Ads é possível sanar essa dúvida fazendo testes!

Nele, é possível que você crie várias campanhas, modificando seus elementos e formatos sem que elas, de fato, sejam lançadas. Essa manobra é possível quando você o vincula a uma oferta gratuita.

De olho nos resultados

Monitorar os anúncios feitos é fundamental para que você consiga encontrar o ponto certo.  É natural que com a prática e o passar do tempo os seus anúncios fiquem cada vez melhores e gerem mais leads

Para isso, fazer a gestão correta é imprescindível, comunicando-se da maneira certa, procurando a melhor linguagem para cada estágio do funil de vendas. Fazer o correto monitoramento e nutrição permite que em pouco tempo as suas conversões tenham custos menores.

Esse artigo foi escrito por Nayara Rios da Agência de Marketing Digital Next4.

 

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