Com a ascensão da tecnologia e das assistentes virtuais, a sociedade passou por um processo de adaptação e aprendizado, se tornando cada vez mais dependente dessas soluções digitais. O que poucas pessoas sabem é que essa ideia é ótima também para empresas. Quer saber mais? Continue a leitura!
A assistente virtual do Google chegou junto com os celulares Androids com a premissa de facilitar a rotina dos usuários, já que ela é comandada por voz. A ideia é que todas as solicitações sejam feitas por meio de controle de voz.
Desde o lançamento do primeiro dispositivo Android, a Google já pensava em implantar assistentes virtuais no dia a dia. Hoje em dia, algumas startups já utilizam essas assistentes para deixar a rotina mais dinâmica e interativa.
A Google Assistant, como é chamada originalmente, é utilizada diariamente por diversas empresas ao redor do Brasil. Cerca de 20% das buscas no Google são feitas por pesquisa de voz utilizando a assistente virtual. Ela é ativada quando o usuário diz “Ok, Google”.
As empresas devem começar a utilizar a assistente virtual em suas estratégias digitais, já que as pesquisas por voz também têm uma grande parcela semanal e mensal nas redes.
Uma pesquisa feita pelo Think With Google mostra que mais de 60% dos brasileiros já usaram a voz para controlar celulares, para se orientar no trânsito, para fazer buscas na internet e para reproduzir música. E como esquecer das mensagens de voz? Mais de 90% dos brasileiros já enviaram alguma mensagem de voz usando o smartphone.
Entendendo essa necessidade crescente do mercado, o Google criou um programa exclusivo no Google Campus, em São Paulo, onde foram selecionadas 10 startups para ter acesso às redes de experts e parceiros do Google para resultados mais efetivos.
O Brasil já é o terceiro país em uso do Google Assistant e o português é o segundo idioma mais falado, segundo dados apresentados pela empresa. No mundo, 20% das buscas no Google são feitas com assistente de voz.
Como utilizar o Google Assistente na sua empresa?
Muitas empresas entendem a necessidade de inovação digital, e não sabem como utilizar essas novas estratégias digitais de Inteligência Artificial no seu dia a dia. Elas podem fazer diversas mudanças nos conteúdos, além disso, as assistentes virtuais podem te dizer muito sobre o seu público.
É preciso levar em conta as pesquisas por voz na hora de montar uma estratégia de marketing para o seu negócio, levando em conta os conteúdos. Pensando nisso, separamos 3 dicas para você utilizar o Google Assistente na sua empresa!
Utilize termos mais populares
Apesar de serem conteúdos específicos sobre uma área, nem todas as pessoas que irão acessar o seu site são especialistas no negócio ou sabem todos os termos técnicos. Por isso, é necessário evitar abreviações e levar mais em conta o modo com que as pessoas falam sobre o assunto do que como elas escrevem. Procure utilizar títulos mais intuitivos e com palavras de muita pesquisa.
Utilize o Google Assistente como canal de atendimento
O atendimento ao cliente é importantíssimo para os consumidores. Um bom atendimento pode fidelizar ou não um cliente, fora que ele também pode garantir uma boa nota no Google Meu Negócio e nas redes sociais também.
Além disso, é possível fazer uma integração entre a Google Assistente e o canal de atendimento online do seu negócio, para que as pesquisas sejam mais personalizadas e certeiras para seus clientes.
Resultados mais personalizados
O investimento em campanhas patrocinadas tem um desafio: descobrir o público-alvo adequado para aquela oferta. O Google possui uma tecnologia de Inteligência Artificial onde é possível saber mais sobre os usuários, o que faz com que a sua empresa possa fazer uma segmentação mais assertiva e eficiente.
Você sabia de todos esses benefícios que o Google Assistente proporciona para sua empresa? Deixe nos comentários.
Texto escrito por Bianca Camara, redatora da MadeinWeb e Mobile.