Para iniciarmos, é importante falarmos sobre o que é uma ferramenta de CRM. Esta poderosa aliada ajuda empresas a organizar e gerenciar várias informações de seus clientes e, assim, favorece o relacionamento com eles, além de acompanhar as vendas e otimizar estratégias do time comercial.

Suponhamos que sua empresa já tenha uma lista de contatos, mas sem organização, onde você não consegue ter claramente as informações necessárias sobre seus potenciais clientes. Já imaginou o quão difícil seria gerar conexão e relacionamento?

Mas, com uma ferramenta CRM, você garante uma lista de contatos bem organizada. Você pode ver quem são seus clientes, pelo o que eles se interessam, se já compraram com você ou até mesmo quando tiveram a última interação. 

É sobre estar sempre um passo à frente, afinal, é uma ferramenta que auxilia equipes a compreenderem de forma mais ampla e simples sua persona.

Por que utilizar uma ferramenta de CRM para aumentar as vendas?

Ao reunir informações sobre clientes em um só lugar, o CRM otimiza o processo não somente do setor de vendas, como também, da experiência do usuário. Desse modo, mostrando as interações dos potenciais clientes e até o histórico de compras, permitindo um acompanhamento mais personalizado e eficaz. 

Assim, é possível adotar uma abordagem mais assertiva e com base na real necessidade  do seu cliente. Afinal, ter uma ferramenta de CRM também auxilia consideravelmente no sucesso do seu negócio, pois além de engrenar o time comercial, ela também favorece a performance do atendimento ao cliente ofertando oportunidades de vendas.

Confira abaixo alguns dos principais benefícios:

  • Melhoria na experiência do cliente;
  • Aumento da produtividade;
  • Comunicação ampla e maiores chances de interação; 
  • Análise e relatórios assertivos.

Além dos benefícios citados acima, a facilidade de uso é um ponto importante a se considerar ao escolher um sistema de CRM. Afinal, a ferramenta tem o dever de ser acessível, proporcionando uma experiência de uso fácil para simplificar a rotina da equipe.  

Acompanhamento de dados

Um  outro ponto que ajuda na organização e gerenciamento dos contatos é a oportunidade de acompanhar o funil de vendas em tempo real, já que você pode ver exatamente em que estágio cada lead se encontra e quais as melhores ações a serem tomadas. 

Isso proporciona uma visão clara sobre o desempenho das vendas e ajuda também a identificar as áreas que ainda precisam de melhoria. O dashboard, por exemplo, é uma funcionalidade oferecida na ferramenta de CRM que torna mais simples o acompanhamento em tempo real e, também, permite visualizar dados de forma organizada e compreensível. 

Ferramenta de CRM e o Marketing, qual a relação?

Atualmente, os consumidores buscam fazer compras em empresas com as quais possam se identificar, aquelas com quem estabeleceram uma conexão. Dessa forma, é nítida a importância de estreitar um relacionamento com os clientes que vá muito além das vendas. 

Porém nesse cenário, uma das etapas mais importantes é alinhar e planejar as campanhas de marketing para que seu desempenho seja satisfatório e esteja de acordo com o público que sua empresa deseja atingir. Por isso, o time comercial deve estar alinhado com o Marketing, que é quem poderá criar estratégias eficazes para atrair sua persona. 

Quando reunimos ótimas estratégias de marketing, como a disposição de conteúdos relevantes, agregado a uma boa ferramenta de CRM, inevitavelmente, teremos bons resultados através de um processo simplificado. 

E, por fim, é possível levar diferentes soluções para alavancar seu negócio, com um marketing inteligente e um CRM otimizado, usando a inovação, a segmentação e a tecnologia para aumentar as vendas de sua marca.

Invista em campanhas de email Marketing

O e-mail Marketing é uma estratégia que ainda é muito subestimada por algumas pessoas. No entanto, é uma ação relevante para qualquer segmento empresarial, especialmente aqueles que lidam diretamente com o público final. Essa função é aliada com uma ferramenta de CRM qualificada que traz ótimos resultados. 

Por ser um canal de comunicação de amplo alcance, quando bem utilizado, acerta diretamente na necessidade do novo consumidor: a de se sentir importante e único para a marca.

Além disso, o E-mail Marketing permite disparos diretos para uma grande quantidade de pessoas, otimizando tempo e recursos e conseguindo atrair um número significativo de pessoas. Mais uma vez, é importante ressaltar que esses resultados são vistos somente quando a estratégia é utilizada da maneira correta.

O uso do e-mail Marketing pode também ser muito importante durante a etapa de Follow Up. Através dele, você pode acompanhar o andamento do seu cliente antes, durante o processo de compra e também no pós-venda, mostrando-se disponível para ajudá-lo no que for preciso e ressaltando o trabalho do time de suporte (SAC), caso seja necessário. 


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Qualifique sua equipe para utilizar a ferramenta de CRM

Além de implementar em sua empresa, você vai precisar de pessoas que estejam preparadas e qualificadas para utilizar todas as funcionalidades da melhor maneira. E para isso, talvez seja necessário investir em treinamentos de capacitação para sua equipe. Isso irá garantir que a ferramenta seja utilizada de todas as formas possíveis e que seja bem aproveitada em seu todo. 

Além disso, garantindo que sua equipe consiga entender os relatórios de resultados, a fim de identificar possíveis melhorias ou mudanças necessárias para alcançar os objetivos esperados.

Agora que você já sabe todos os detalhes e benefícios sobre uma ferramenta de CRM, não perca mais tempo para aderir ao CRM e alavancar os resultados de sua empresa.