Se você almeja trazer mais visitantes para o seu site, você precisa de uma coisa muito importante: um bom conteúdo. Além disso, os usuários precisam conhecer o conteúdo. O que geralmente acontece quando pesquisam no Google.
E honestamente, quase ninguém olha para a segunda página de resultados. Por isso, é importante ficar alto no ranking do Google. E é nesse momento que entra a otimização de SEO. Nesse artigo iremos te mostrar dicas de como escrever textos otimizados, que são garantia de aparecimento no google.
Definindo: O que é um texto SEO?
Simplificando, um texto SEO é o conteúdo que você mesmo pode escrever e que pode levar a uma classificação alta no Google. Eles são projetados para serem entendidos e considerados bons por mecanismos de pesquisa como o Google. Para que um texto tenha uma boa classificação orgânica, muitos fatores diferentes devem interagir.
Entre outras coisas, isso inclui a densidade da palavra-chave e o comprimento do texto. Antes, costumava ser suficiente se a palavra-chave desejada aparecesse com a maior frequência possível no texto. Hoje isso não funciona mais. Qualidade em vez de quantidade é a palavra-chave aqui.
Qual deve ser a duração de bons textos de SEO?
Existem diferentes estudos e abordagens para a questão de quanto tempo bons textos de SEO devem ser. Por muito tempo, a regra era que um bom texto de SEO deveria ter pelo menos 300 palavras. E os tópicos que exigem explicação precisam de pelo menos 500 a 600 palavras.
No entanto, este método está sendo questionado por muitos especialistas em SEO, uma vez que o Google avalia textos longos e detalhados cada vez mais positivamente. Como regra geral, vale a pena usar pelo menos 300 palavras ao escrever textos de SEO e geralmente publicar artigos mais detalhados sobre tópicos especializados.
A importância das palavras-chave
Texto sem palavras-chave não é texto de SEO. Mesmo que os textos não possam mais ser sobrecarregados com palavras-chave, eles ainda desempenham um papel muito importante.
Quando você começa a escrever um artigo com uma palavra-chave específica em foco, como um artigo sobre moda feminina, é quase impossível não usar a palavra-chave moda feminina. O que acaba sendo quase automático você usar a palavra-chave foco no texto.
Além disso, é importante que essa palavra-chave não apareça com muita frequência no texto. Aqui pode ser útil usar sinônimos para a palavra-chave. Para encontrar os sinônimos certos para o texto, você deve fazer uma pesquisa completa de palavras-chave. Vamos falar exatamente como fazer isso mais adiante.
Escrevendo textos de SEO: 6 dicas e truques
A seguir, vamos mostrar algumas dicas e truques sobre como você pode otimizar o conteúdo do seu site para que ele seja facilmente encontrado no Google e também outros mecanismos de pesquisa. Desta forma, você pode aumentar o alcance do seu site e obter mais visitantes para ele.
1. Descubra a intenção de pesquisa
Para iniciar, você precisa se colocar no lugar do usuário que está procurando uma palavra-chave específica. O que ele pretende encontrar com sua busca? O objetivo do conteúdo deve satisfazer o usuário e responder às suas perguntas. As seguintes perguntas podem ajudar nessa análise:
- Quem é o usuário?
- Que problemas ele tem?
- Qual é a sua motivação para pesquisar a palavra-chave?
- Como você pode satisfazer o usuário?
- Qual é o passado dele?
- Em que ponto da jornada do cliente ele está agora?
Como o Google coleta dados sobre a intenção de pesquisa do usuário há muitos anos, geralmente retorna os resultados que satisfizeram os usuários nos últimos anos. Isso significa que, se você estruturar o conteúdo da maneira que já pode ser encontrada nos principais resultados, chegará muito perto da intenção da palavra-chave.
2. Encontre a palavra-chave certa
Se você quiser começar com seu texto de SEO, primeiro você deve descobrir a palavra- chave certa para basear seu texto. Palavras-chave são termos de pesquisa que podem aparecer na forma de palavras individuais, frases ou perguntas inteiras. Existem várias ferramentas que podem ser usadas para descobrir – algumas delas até gratuitas:
- Ubersuggest
- KWFinder
- SISTRIX
- Google Ads Keyword Planner
- XOVI
A maioria das ferramentas pagas podem não apenas descobrir palavras-chave populares, mas também outras informações, como volume de pesquisa e dificuldade de SEO.
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3. Use os sinônimos
Ao escrever um post, faz sentido usar sinônimos para as principais palavras-chave. Dessa forma você pode atrair pessoas para o seu site que estão procurando por um conteúdo usando esses sinônimos e não usaram diretamente as palavras-chave que você usou.
Usar tópicos relacionados no texto também pode ajudar a atrair clientes. Se você tomar como exemplo um texto que trata do assunto “tendências de calçados para estações”, por exemplo, as palavras “calçados para estações do ano” também podem ser incluídas.
Por conta de ser um termo genérico onde as tendências de calçados para estações podem ser classificadas. Se uma pessoa pesquisar os termos calçados para estações do ano, também encontrará sua página.
4. Analise a concorrência
Ao escrever um texto de SEO, também é importante olhar mais de perto a concorrência. Dessa forma, você pode descobrir qual conteúdo funciona bem para a respectiva palavra-chave.
Aqui você deve prestar atenção especial às informações que a concorrência tem do lado deles, como as informações são feitas e onde ainda existem lacunas no conteúdo.
5. Deixe o texto claro
Um texto lê melhor se for dividido em várias seções e subtítulos. Tanto o leitor quanto o Google “gostam” dessa forma. Por isso, projete seus textos de SEO da maneira que você gostaria de lê-los
Portanto, divida-o em seções para que blocos de texto não sobrecarreguem o leitor. Três a quatro frases por parágrafo geralmente são uma boa orientação que você pode usar como guia.
Ao contrário de um livro, os leitores de textos na Internet não querem necessariamente levar várias horas para navegar de seção em seção. Tente deixar seu texto claro e fácil de ler.
6. Não desconsidere a meta descrição
A meta descrição é o texto que o usuário vê no Google abaixo do título do seu texto. É composto por no máximo 156 caracteres e deve deixar o leitor curioso sobre o texto. Portanto, pense cuidadosamente sobre o que exatamente você deseja escrever lá e como você pode fazer com que o leitor aprenda mais sobre o texto.
Novamente, você deve tentar trazer algumas palavras-chave que gostaria de classificar no Google. Uma meta descrição bem formulada aumenta a taxa de cliques e também é um fator importante para o algoritmo do Google.
Conclusão
Escrever textos de SEO é um tema complexo que não pode ser totalmente resumido em algumas dicas. Você só descobre muitas coisas experimentando, como o Google está constantemente adaptando seu algoritmo, é importante saber que de repente ele considera outras coisas mais importantes. É por isso que você deve estar sempre atualizado com as novas atualizações e funções da ferramenta.
Se o seu texto de repente tiver um desempenho pior, o Google pode ter alterado algo novamente. Portanto, ajuste constantemente seus textos se perceber que eles não estão classificando tão bem quanto você gostaria.