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Cultura organizacional e o impacto no comportamento dos colaboradores

Cultura organizacional e o impacto no comportamento dos colaboradores

Cultura organizacional e o impacto no comportamento dos colaboradores

A cultura da empresa é poderosa: pode impactar as vendas, os lucros, os esforços de recrutamento e a moral dos funcionários, seja positiva ou negativamente. Uma grande cultura empresarial atrai pessoas que desejam trabalhar ou fazer negócios com uma empresa. 

Pode inspirar os funcionários a serem mais produtivos e positivos no trabalho, ao mesmo tempo que reduz a rotatividade, avaliando o desempenho dos funcionários de forma objetiva. Pode até atuar como seu melhor recrutador, atraindo candidatos qualificados que desejam trabalhar para sua empresa. 

Existem marcas que estão fazendo isso muito bem, e se você está se perguntando como fazer isso, muitas vezes um bom lugar para começar é entender como a cultura da sua empresa afeta seus funcionários.

O que é cultura organizacional?

A cultura organizacional é um conjunto de práticas, valores e comportamentos que os funcionários vivenciam no local de trabalho. A cultura de uma organização geralmente é definida pela liderança e absorvida pelos funcionários.

Ela pode incluir tudo, desde a visão e missão, crenças partilhadas, recompensas e processos de reconhecimento, até o estilo de comunicação e feedback, linguagem utilizada e regras e costumes escritos e não escritos seguidos no local de trabalho. Existe uma relação direta entre a cultura organizacional e o engajamento dos funcionários, por isso este é um tema amplamente pesquisado e discutido pelos profissionais de RH.

Por que a cultura é importante?

Se olharmos para o quadro geral, a cultura de uma sociedade determina como as pessoas se comportam, respondem e interagem umas com as outras e com que rapidez a sociedade pode crescer como comunidade. Esta definição também se aplica à cultura organizacional.

A importância da cultura organizacional inclui várias razões, como:

Como a cultura impacta o comportamento dos funcionários

Cerca de 87% das organizações concordam que o envolvimento e a cultura dos funcionários são dois dos desafios mais vitais no local de trabalho. A solução fácil para isso é trabalhar principalmente na melhoria da cultura organizacional.

O grau de envolvimento dos funcionários no local de trabalho depende de quão felizes e integrados eles se sentem em relação à cultura. Um exemplo pode ajudá-lo a entender melhor isso.

Existem empresas onde a comunicação sempre é um problema. Esses locais possuem uma estrutura muito rigorosa e rígida onde os funcionários são incentivados a se comunicar apenas com seus gestores diretos e mais ninguém. 

Se você olhar de perto, essas organizações geralmente têm uma alta taxa de rotatividade, pouca produtividade e muitos conflitos internos e negatividade. Como resultado, os níveis de envolvimento dos funcionários são muito baixos.

Em contraste, as organizações que praticam uma cultura engajada veem os seus funcionários felizes, produtivos e abertos. Como resultado, esses locais de trabalho são capazes de reter os seus melhores talentos e crescer a um ritmo muito mais rápido.

Em termos simples, uma cultura de trabalho positiva promove a produtividade, o envolvimento e uma melhor experiência dos funcionários. Uma cultura de trabalho hostil, por outro lado, pode afetar os níveis de produtividade, aumentar a taxa de rotatividade e fazer com que os funcionários se sintam desconectados do trabalho e do local de trabalho.

O impacto da cultura organizacional no desempenho

Quando uma organização promove uma cultura de transparência, tem expectativas claras, fornece feedback contínuo e oferece o reconhecimento certo, os funcionários podem compreender facilmente o que se espera deles. 

Uma cultura que permite que os colaboradores sejam abertos, honestos e independentes estimula a eficiência e a cooperação dentro das equipes. Juntas, uma cultura organizacional bem definida e atividades de envolvimento dos funcionários podem fazer com que eles se sintam valorizados dentro da organização, o que afeta positivamente o seu desempenho.

Estudos indicam fortemente que a cultura organizacional é uma vantagem competitiva que a maioria das empresas ignora ou desconhece. Mas, quando usado corretamente, isso pode reter talentos, aumentar o desempenho e a produtividade e criar funcionários auto suficientes, independentes e responsáveis.


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Como melhorar a cultura organizacional?

O comportamento do seu funcionário é um reflexo direto da cultura do seu local de trabalho. Por exemplo, você vê seus colaboradores chegando atrasados, demorando para responder e-mails ou mensagens, tentando menosprezar os colegas ou não fazendo os esforços certos para serem produtivos?

Observe mais de perto. Estes comportamentos podem estar sendo “incentivados” pelo tipo de cultura existente em sua empresa. A cultura da utilização de um sistema de ponto eletrônico, inibiria os atrasos por exemplo. Se esse for o caso, está na hora de repensar seus valores. Melhorar a cultura organizacional pode fazer a diferença.

Quando os funcionários veem as lideranças fazendo mudanças no funcionamento da organização, apresentando crenças e valores sustentáveis ​​e holísticos, eles mudam suas atitudes. Aqui estão algumas maneiras comprovadas de melhorar a cultura organizacional e gerar impacto positivo no comportamento dos colaboradores.

Crie e comunique valores significativos

Os valores são um guia para todos na organização sobre como agir e interagir uns com os outros, com os clientes e com a comunidade. É recomendado não ter mais que 5 valores, para que eles sejam fáceis de serem lembrados pelos funcionários e entendam o que é importante para a empresa. 

Os líderes devem comunicar não apenas os valores, mas também os comportamentos esperados associados a cada valor. Isso ajuda os funcionários a entender o que é esperado, o que reduz a incerteza e garante que todos estejam alinhados sobre como as coisas devem ser feitas na empresa. 

A forma mais importante de comunicar valores é o gestor dar o exemplo. Os valores não se aplicam apenas ao pessoal da linha de frente, mas a todos na organização. Para que os valores tenham significado, os funcionários da linha de frente devem ver seus gestores aderindo a eles diariamente.

Faça uma seleção adequada

Com demasiada frequência, os gestores têm pressa em preencher uma posição e deixam de fazer as perguntas certas para garantir a adequação certa. Gerentes muitas vezes usam a experiência como fator-chave ao selecionar funcionários, mas se você deseja a pessoa certa, alguém que trabalhe bem com os outros e seja bem-sucedido, a pessoa deve se adequar aos valores e à cultura organizacional da empresa, caso contrário sua taxa de turnover poder ser alta.

Use perguntas de entrevista adaptadas aos valores fundamentais como forma de conhecer melhor os candidatos e antecipar como contribuirão não apenas em sua função específica, mas também para a cultura da empresa. 

Também utilize uma entrevista comportamental, em que os candidatos devem se envolver em uma atividade como parte do processo de entrevista. Isto tira os candidatos da sua zona de conforto e proporciona uma oportunidade de avaliar o seu comportamento, em vez de apenas fazer perguntas.

Melhore a orientação e a integração

Quase 30% dos novos funcionários pedem demissão nos primeiros 90 dias de trabalho. Os novos contratados devem receber uma orientação eficaz e envolvente, além de um processo de integração bem elaborado. É fundamental que os novos contratados estejam preparados para o sucesso durante esse período, para garantir que se sintam conectados ao trabalho, à equipe e à organização. 

Capacite os funcionários

Os líderes devem fornecer aos colaboradores as informações certas, as ferramentas certas, a quantidade certa de apoio, o controle e o poder para tomar decisões. Os líderes devem definir as expectativas, fornecer aos funcionários o que eles precisam para ter sucesso e, então, permitir que eles façam seu trabalho sem microgerenciar cada detalhe. É importante capacitar os funcionários e construir confiança.

Tenha conversas difíceis e tome decisões difíceis

Os líderes que não responsabilizam os seus funcionários criam um ambiente negativo onde os colaboradores de alto desempenho ficam frustrados, reduzem o seu esforço e, eventualmente, vão embora. Os líderes devem sentir-se confortáveis como se fossem professores ​​em ter conversas difíceis com aqueles que não apresentam os comportamentos esperados. 

Também devem tomar decisões difíceis e dispensar os funcionários que não estão se esforçando. Podemos definir a cultura como os corações e mentes coletivos de uma organização. Como tal, há muitas coisas que impactam o comportamento dos funcionários em relação ao seu trabalho e à empresa para a qual trabalham.

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