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Dicas de liderança para gerentes

Dicas de lideranca para gerentes

O ambiente corporativo é extremamente competitivo e cobra por resultados rápidos. Um gerente precisa ter controle sobre sua equipe, conseguindo tirar o máximo de cada profissional para alcançar as metas da empresa. Sabemos que alcançar resultados não é algo fácil, então separamos algumas dicas de liderança para gerentes. 

Uma pesquisa da Pricewaterhouse Coopers mostra que a flexibilidade para mudanças, a capacidade de liderar e desenvolver pessoas e o espírito colaborativo estão entre as principais competências que um líder moderno deve possuir. 

Separamos cinco dicas para que você se torne um líder mais completo e obtenha melhores resultados junto com a sua equipe, confira abaixo:

Troque feedback com os membros da equipe 

O feedback é a base do crescimento e do amadurecimento de qualquer equipe. Profissionais que não se comunicam, não rendem o que poderiam render. A função do líder é assumir a responsabilidade de criar um canal de comunicação aberto. 

Isso será fundamental para aceitar sugestões, críticas e estimular as opiniões de todos os profissionais. Deste ambiente podem surgir novas ideias, insights valiosos e como líder você também pode orientar o desenvolvimento de profissionais com mais eficiência. 

Identifique o perfil de cada colaborador

Cada profissional tem o seu perfil. E identificar o perfil de cada um é papel do líder. Saber como cada um gosta de trabalhar e com o que tem aptidão é importante para o treinamento corporativo. Com isso, você consegue delegar melhor as funções da empresa e projetar o crescimento profissional de todos da sua equipe. 

Assim, você consegue tirar o máximo de cada um e otimiza os resultados da sua empresa. Quando você direciona as tarefas para os profissionais certos, a produtividade aumenta e sua empresa faz mais em menos tempo e com melhor qualidade. 

Seja flexível e resiliente 

Como falamos no início do texto, a flexibilidade para mudanças é uma das principais competências para um líder. Isso mostra a importância de entender o que é resiliência. Um profissional resiliente é flexível, não se limita a uma estrutura rígida, conseguindo sempre se adaptar a novidades. 

Manter uma postura aberta a mudanças é importante num mercado que está em transformação. Novas tendências e perspectivas surgem a todo momento, então é preciso estar antenado as novidades e responder rápido sempre que preciso. 

Se coloque como um exemplo 

Tudo o que você cobra de sua equipe, você deve dar o exemplo. Se você exige pontualidade, seja o primeiro a chegar. Se você exige algum conhecimento técnico importante, domine o assunto. 

Isso é muito importante para que os colaboradores sintam confiança e se inspirem na sua postura como líder. Para liderar é preciso servir de exemplo para guiar o crescimento de outros profissionais. 

Incentive os colaboradores

Uma equipe motivada depende de diversos fatores. E como líder, você deve mostrar que se interessa com o desenvolvimento de todos. Incentive os colaboradores de diversas formas, seja pelo reconhecimento pelo trabalho até a indicação de cursos de desenvolvimento profissional. 

Lembre-se que você é o responsável pelos resultados obtidos, por isso precisa contar com profissionais bem preparados. Então, busque incentivar a sua equipe de diversas maneiras, assim você pode explorar todo o potencial do seu time.   

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