Com o avanço das tecnologias e com as ferramentas de marketing digital cada vez mais eficazes. Muitas pessoas se questionam sobre a eficiência do e-mail marketing, será que ainda vale a pena?
Bom, podemos que dizer que sim. Mesmo com todos os avanços de tecnologia e com ferramentas cada vez mais inteligentes, o e-mail marketing continua sendo uma das melhores estratégias para se aproximar e manter um relacionamento com o cliente.
O motivo disso é bem simples. Uma pesquisa recente feita pela STATISTA (empresa alemã especializada em dados), revelou que 90% dos adultos tem pelo menos um endereço eletrônico, sendo que cerca de 70% dessas pessoas usam diariamente o e-mail.
Por isto alinhar a estratégias da sua empresa com essa ferramenta pode ser uma ótima escolha. E no caso das indústrias isso não é diferente.
No entanto, para obter resultados assertivos é essencial saber usar e trabalhar com essa ferramenta, caso contrário o e-mail marketing pode acabar distanciando a empresa do cliente.
Uma estratégia de e-mail marketing quando mal elaborada, acaba sendo um tiro no pé. A explicação disso é, que o disparo contínuo de e-mails pode se tornar spam, assim não trazendo os resultados esperados.
O email marketing ainda é uma das melhores formas de gerar e converter leads, simplesmente porque permite um canal de comunicação direto e pessoal entre a empresa e seus clientes.
Neste artigo separamos algumas dicas fundamentais para o uso correto dessa ferramenta e para mostrar que essa estratégia ainda vale a pena. Ficou interessado e deseja saber mais? Então acompanhe a leitura!
DICAS PARA O USO CORRETO DO E-MAIL MARKETING
SEGMENTE SEU PÚBLICO-ALVO
A segmentação de público alvo é indispensável em qualquer estratégia, e no caso do e-mail marketing é um do pilares para dar certo.
O público-alvo representa os potenciais clientes da sua empresa, ou seja, são aqueles consumidores que podem ter interesse nas soluções apresentadas pela sua indústria, vindo a se tornar clientes.
Separe esses grupos, levando em consideração seus interesses, localização, comportamento, entre outros. Uma segmentação feita corretamente aumentam as taxas de abertura de email, cliques e retenção de clientes.
Mas atenção! Não compre listas de e-mails prontas, isso pode prejudicar o domínio do seu e-mail levando sua mensagem para o spam. Além disso, com a Lei Geral de Proteção de Dados, é preciso ter muito cuidado ao coletar informações dos usuários, portanto, faça isso de forma orgânica.
TENHA UM CALENDÁRIO DE DISPARO
Ninguém gosta de receber vários e-mail de uma mesma empresa, não é mesmo? O disparo descontrolado de e-mails pode levar sua estratégia por água abaixo.
Por este motivo, crie um calendário com datas de envio, campanhas, datas comemorativas e defina quais são as prioridades. Feito isso programe o disparo de e-mails de acordo com as datas estabelecidas.
Dessa forma você pode acompanhar e analisar todo o processo e certamente alcançará um resultado satisfatório.
INCLUA LINKS NO SEU TEXTO
Links externos são uma ótima oportunidade para aumentar o engajamento. Pense em formas de incluir links das redes sociais, site, blog entre outros.
Mas tenha cuidado, acrescente esse links de forma sutil e esteja atento com o número total já que emails com links demais tem grandes chances de irem direto para caixa de spam.
PENSE NO MOBILE
Uma pesquisa realizada pela a IBM, mostrou que cerca de 49% do e-mails abertos em todo o mundo são feitos pelo celular. Afinal, o mercado mobile é um dos que mais cresce no mundo todo.
Então nada melhor do que criar designs responsivos e leves para para garantir que suas campanhas de e-mail marketing seja lidas. Fique atento ao tamanho das fontes, imagens e CTA’s.
Seguindo todas essas dicas certamente o e-mail marketing valerá muito a pena para as estratégias da sua indústria. Gostou do conteúdo? Conte para gente nos comentários.