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E-mail Marketing: dicas para elaborar sua campanha

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O E-mail Marketing nada mais é que um canal de comunicação via e-mail que ocorre entre a empresa, seus contatos e clientes. Além disso, ela pode ser feita através de texto ou código HTML e o conteúdo pode ser, promoções, oferta e apresentação de produtos, temáticas relevantes, pesquisa de satisfação, entre outros. 

E para a realização dos disparos pode ser utilizada uma ferramenta específica para, inclusive, metrificar as aberturas e cliques obtidos com uma campanha de E-mail Marketing.

Pensando nisso, preparamos algumas dicas essenciais para que você tenha sucesso em seus disparos e elabore um E-mail Marketing que realmente gere engajamento e aberturas. Continue a leitura!

E-mail Marketing realmente funciona?

Engana-se quem pensa que utilizar a estratégia de envio e e-mail marketing é coisa do passado. Sabe por quê? O e-mail é um canal ainda muito utilizado pelos indivíduos e organizações. Até por que, quando foi a última vez que você checou sua caixa de entrada, seja pessoal ou profissional? 

Pois é, atualmente, praticamente a maioria das pessoas acessa o e-mail todos os dias, através de um desktop e muito mais por meio do smartphone. Isto é, as mensagens estão ali acessíveis, no bolso e andando junto com o usuário, a chance de impactá-lo é grande. Então, há motivos ou não para fazer uma campanha de E-mail Marketing?

Confira algumas dicas abaixo de como elaborar a sua campanha e aumentar as conversões.

Campanhas de engajamento

É bem simples o objetivo de uma campanha de engajamento: fidelizar seu cliente. Assim, para que você alcance esse objetivo, será necessário criar conteúdos relevantes com o intuito de que o cliente goste de receber seus e-mails e fique na espera de receber mais mensagens da sua empresa. 

O que não queremos aqui é que o cliente vire um unsubscribed, isto é, que ele solicite para ser retirado da sua lista de envio para não receber mais e-mails da sua empresa.

Assim, para iniciar uma campanha de E-mail Marketing com foco em engajamento a empresa necessita conhecer a fundo sua base de contatos e estudar bem quais conteúdos serão relevantes para o seu público. Bem como segmentar esses e-mails em grupos antes de iniciar os disparos.

Você pode optar por dar dicas de novos produtos tendo como base as últimas compras dos seus clientes ou enviar assuntos atuais, cujo seu produto ou serviço pode agregar no cotidiano do cliente. Como por exemplo, dicas de segurança na internet.

Cada cliente é único

Ao disparar o e-mail marketing, trate seu cliente de forma especial e principalmente, o faça se sentir único para a sua empresa. Para conseguir isso, você pode usar técnicas de humanização da marca, não comunicar de forma automática ou com frieza e usar termos generalizados. O objetivo aqui é fazer com que o cliente se sinta único e que aquele e-mail pareça que foi criado exclusivamente para ele. 

Acompanhe as métricas

É importante que você saiba se suas campanhas de E-mail Marketing realmente estão tendo o resultado esperado. Até porque, caso contrário, você precisará mexer nas estratégias utilizadas. 

Nada melhor que acompanhar os dados gerados após o envio de cada e-mail. Neles será possível verificar qual o melhor horário para interagir com o seu público, quais assuntos foram considerados mais relevantes, qual modelo de e-mail teve maior taxa de abertura, entre outras informações. Você poderá extrair essas informações dos relatórios de suas campanhas.

Enfim, lembre-se sempre que para uma campanha de E-mail marketing ser bem sucedida, as mensagens devem ser desejadas e bem vistas pelo destinatário. Por isso, utilize listas com e-mails, cujo usuário tenha dado a permissão para envio de e-mails da sua empresa e que ele realmente tenha pedido para recebê-los, seja por meio de newsletter ou outra forma de captação de contato. O E-mail Marketing não deve ser confundido com envio de SPAM.

Agora você já sabe como fazer um E-mail Marketing com base em estratégias importantes que vão lhe auxiliar a disparar uma campanha de sucesso!

Artigo produzido por Maria Alice Ferreira – Criadora de Conteúdo no grupo Brasil Cloud.

 

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