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Estratégias para construir uma equipe emocionalmente inteligente

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A inteligência emocional tem sido uma palavra da moda no local de trabalho desde a década de 1990. 

Os pesquisadores John Mayer e Peter Salavoy definem a inteligência emocional como a capacidade de “reconhecer, compreender e influenciar as emoções dos outros”.

Então, o que exatamente isso significa? Em termos práticos, significa estar ciente de que as emoções podem influenciar o comportamento e aprender a controlar e gerenciar essas emoções, tanto em nós mesmos quanto nos outros. 

Um funcionário emocionalmente inteligente é aquele que pode se comunicar e ter empatia com os outros, pensar analiticamente e se adaptar rapidamente às mudanças.

Por que você precisa de uma equipe emocionalmente inteligente

A inteligência emocional é uma qualidade desejável nos funcionários por várias razões:

Comunicação aprimorada

O tom e a linguagem corporal são uma parte significativa da comunicação. Um funcionário emocionalmente inteligente será capaz de ler o tom e a linguagem corporal dos outros e adaptar-se ao que é necessário na circunstância diante deles. 

Também é fácil para pessoas emocionalmente inteligentes fazerem conexões sociais com seus colegas de trabalho.

O benefício de uma boa comunicação no local de trabalho é o aumento da produtividade do seu negócio. 

Se sua equipe puder se comunicar de maneira confortável e eficaz entre si, você poderá obter as melhores ideias.

Produtividade

Como pensadores analíticos, funcionários emocionalmente inteligentes são capazes de prever comportamentos e entender os pontos fortes e fracos dos outros. 

Um líder emocionalmente inteligente será capaz de dividir o trabalho entre os colegas com base nos pontos fortes dos membros da equipe para realizar as tarefas da maneira mais eficiente possível.

Foco no cliente

Alguns clientes não são capazes de explicar efetivamente seus desejos e necessidades e isso muitas vezes pode levar ao colapso do relacionamento. 

Um funcionário emocionalmente inteligente será capaz de ler o comportamento e a linguagem de um cliente para entender o que ele quer, mesmo que não seja capaz de verbalizá-lo.


Veja também:


Sinais de inteligência emocional

A inteligência emocional não é difícil de detectar se você souber o que procurar. Pessoas emocionalmente inteligentes geralmente possuem essas qualidades-chave:

Reações controladas: Alguém que não é emocionalmente inteligente reagirá imediatamente, sem perder tempo para pesar os pontos positivos e negativos da situação diante deles.

Empatia: é a capacidade de se colocar no lugar do outro. Uma pessoa emocionalmente inteligente será capaz de sentir o que outra pessoa está experimentando.

Autoconsciência: ser capaz de compreender a si mesmo, reconhecer os estímulos que está enfrentando e se preparar para gerenciá-los de forma proativa é um sinal de autoconsciência.

Pensamento analítico: as pessoas que são capazes de pensar profundamente e analisar todas as novas informações que surgem são consideradas pensadores analíticos e altamente emocionalmente inteligentes.

Essas pessoas são ideais para trabalhar com métricas, analisando resultados de mídias sociais, performance de canais do Youtube, etc.

Adaptabilidade: uma pessoa emocionalmente inteligente será capaz de se adaptar rapidamente, quer isso signifique continuar no mesmo curso ou fazer uma mudança.

Ao contratar novos funcionários, muitas vezes pode ser um desafio encontrar pessoas que se encaixem na cultura da sua empresa. 

Veja o que observar ao entrevistar pessoas emocionalmente inteligentes:

Ao entrevistar potenciais candidatos, certifique-se de perguntar sobre como eles gerenciaram relacionamentos com colegas de trabalho no passado. 

Eles tinham bons relacionamentos? Como eles lidaram com pessoas difíceis? 

Suas reações aos outros são um bom indicador de sua inteligência emocional.

Você também deve incluir alguns cenários hipotéticos, como “como você lidaria com um cliente que está chateado com um erro cometido pela empresa?”. 

Uma pessoa emocionalmente inteligente será capaz de formular uma resposta mencionando ter empatia e compreender a perspectiva do cliente.

Maneiras de construir uma equipe emocionalmente inteligente

Sua força de trabalho será composta de muitas personalidades diferentes, e nem todos terão inteligência emocional natural. 

No entanto, é algo que pode ser aprendido. Criar um ambiente de trabalho positivo, aberto e colaborativo é um ótimo lugar para começar e veja como:

Exercícios de formação de equipe

Os exercícios de team building são uma maneira muito divertida de desenvolver a inteligência emocional nos membros de sua equipe. 

A formação de equipes ajuda a quebrar as barreiras emocionais entre os funcionários, incentiva a empatia ao se entenderem melhor e aumenta a comunicação e colaboração. 

Há uma série de jogos e exercícios de improvisação que você pode pesquisar online.

Incentive o feedback

Dar feedback aos seus funcionários é uma maneira definitiva de melhorar sua inteligência emocional, pois os ensina a aceitar críticas e incentiva a confiança ao receber feedback positivo. 

Mas incentivar sua equipe a também dar feedback aos seus líderes é igualmente benéfico para o seu negócio.

O feedback de desempenho pode ser uma coisa assustadora para muitas pessoas e pode levá-las a se tornarem defensivas. 

Mas quanto mais frequentemente os funcionários desafiam uns aos outros e recebem feedback, mais rápido isso se torna uma parte normal do local de trabalho. 

Quando o feedback e as ideias são divulgados regularmente e abertamente, isso dá às pessoas a confiança para compartilhar, o que beneficiará muito seus negócios a longo prazo.

Recompensar a iniciativa

Se existe entre seus funcionários o medo de falhar, nunca haverá novas ideias e sua empresa corre o risco de estagnar. 

Para aumentar a inteligência emocional em sua equipe, tente recompensar e reconhecer sempre que apresentarem algo novo ou diferente.

Ao criar uma cultura em que tomar iniciativa e pensar fora da caixa é recompensado, mesmo que não seja bem-sucedido, seus funcionários ficarão mais à vontade uns com os outros e grandes ideias começarão a fluir.

Promover a responsabilidade

Uma pessoa emocionalmente inteligente é autoconsciente e, portanto, capaz de se apropriar de suas ações, tanto quando as coisas dão certo quanto em relação aos fracassos. 

As empresas com uma estrutura de gerenciamento de cima para baixo estrita não incentivam a responsabilidade, pois o líder é culpado por todas as falhas. 

Em uma hierarquia mais plana, os líderes incentivam o compartilhamento de crédito, decisões e responsabilidade, o que ajuda a construir a autoconsciência nas pessoas.

Desenvolva a compreensão interpessoal

Todos são diferentes. Sua empresa será composta por todos os tipos de personalidades e aprender a entender as diferentes maneiras como as pessoas operam é crucial para o trabalho em equipe e a comunicação. 

Os introvertidos, por exemplo, podem não se sentir à vontade para expressar sua opinião em um ambiente de grupo. 

Ser uma pessoa emocionalmente inteligente significa ter empatia com os outros. 

Nesse cenário, uma pessoa emocionalmente inteligente faria um esforço consciente para fazer com que os introvertidos se sentissem à vontade para expressar sua opinião.

Escolha o líder certo

Criar uma equipe onde os funcionários são capazes de simpatizar uns com os outros e se comunicar bem é muito influenciado pelo líder que eles seguem. 

É importante escolher um líder que exiba inteligência emocional para garantir que ela flua pela equipe. 

Líderes emocionalmente inteligentes podem cultivar a mesma qualidade em seus subordinados diretos, sendo capazes de expressar claramente seus pensamentos, estando cientes do que está acontecendo ao seu redor e sendo capazes de lidar com conflitos.

Este artigo foi escrito por Rodrigo Dias Ávila, criador de conteúdo em rodrigodiasavila.com.br.

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