O Google Meu Negócio tem sido uma ferramenta útil para as empresas e negócios que desejam ter visibilidade no site de buscas. Com outras técnicas de SEO Local, os negócios podem ampliar o faturamento e gerar melhores resultados.
No entanto, utilizar essas ferramentas requer certa atenção, principalmente para obter visibilidade dentro do Google e aproximar o seu negócio do público de interesse. Hoje, as empresas devem fazer um trabalho bem planejado e executá-lo da melhor forma.
Quer entender mais sobre as vantagens da plataforma Google Meu Negócio e as maneiras corretas de executar o SEO Local? Continue com a leitura e descubra como elaborar as melhores estratégias.
O que é o Google Meu Negócio?
Vamos aprender na prática? Experimente abrir uma aba na página de busca do Google e pesquisar “restaurantes brasileiros”. No topo da página, estará uma imagem da plataforma Maps da empresa, com pontos vermelhos indicando os restaurantes mais próximos.
A configuração do Google Meu Negócio da sua empresa permite que pessoas próximas ao seu ponto de atendimento encontrem e comprem os seus produtos e serviços. Fazer a inscrição na plataforma tem sido uma boa alternativa para ter visibilidade online.
O cadastro online é bem simples, mas o empreendedor pode personalizar a página com todas as opções disponíveis e obter um melhor desempenho no motor de busca. O Google Meu Negócio permite mostrar fotos de produtos, cadastrar contato, site e horário de funcionamento.
A interação com os seus clientes pode ser maior cadastrando um contato telefônico e respondendo às avaliações que o público efetua na página da sua empresa no Google.
Quando o Google Meu Negócio é utilizado nas técnicas de SEO Local, as chances de trazer visibilidade para a sua empresa na internet são maiores. Saiba mais sobre essas estratégias.
Como funciona o SEO Local na prática?
O SEO Local trabalha em conjunto com o Google Meu Negócio, já que ambos contribuem para aumentar a presença da empresa no ambiente da plataforma de busca. É importante configurar a página da sua empresa no Google com o maior número de informações.
No entanto, outras estratégias de SEO Local podem contribuir com a visibilidade online. Entre elas está a criação de um site com conteúdos sobre o seu negócio, utilizando as palavras-chaves que possuem bons volumes de busca.
Quando os usuários buscarem sobre o produto ou serviço que a empresa comercializa, as chances de encontrar uma postagem no blog e acessar o site da empresa serão maiores. Por isso, crie conteúdos otimizados com o SEO e mantenha certa regularidade de publicação.
Durante a criação do site da empresa, procure desenvolver uma página que se adeque ao visual do desktop e do smartphone, ou seja, um site responsivo. Dessa forma, as pessoas também podem localizar os seus conteúdos na busca mobile.
Como enfrentar a concorrência e ter boas chances de indexação no Google?
O primeiro passo para ter visibilidade no Google com o SEO Local é o planejamento de atividades e a produção de conteúdos. Desse modo, a empresa terá boas chances de aparecer nas primeiras páginas de resultados e ser reconhecida por moradores próximos.
No entanto, a concorrência na internet é alta. Então, isso requer uma organização para otimizar a página da empresa no buscador do Google, além de ter um site responsivo que traga valor para o interessado.
Num primeiro momento, acesse o Google Meu Negócio e coloque todas as informações referentes à empresa. Não deixe de cadastrar o endereço, contato telefônico, o horário de funcionamento, fotos do seu trabalho, uma descrição sobre a empresa e o site do local.
Em relação ao conteúdo do site, busque por temas que possam trazer visibilidade para o seu negócio. Para isso, reúna as palavras-chave com bons resultados sobre a atividade da empresa e crie conteúdos otimizados com SEO.
Aumente a presença da empresa nas redes sociais, criando conteúdos completos e que possam informar o público sobre novidades da empresa ou dicas de produtos e serviços.
Contudo, tenha paciência e empenho, porque os resultados não aparecem da noite para o dia. Lembre-se de manter a publicação regular de posts no blog do seu site e nas redes sociais. Assim, a empresa poderá ter uma boa visibilidade no Google com o tempo.
Artigo escrito por Leandro Oliveira, redator da MadeinWeb.