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Growth Hacking para Startups em 2019: Como fazer?

Aumentar as vendas com inbound marketing

Imagem enviada pelo parceiro Orgânica Digital.

Com o acesso à informação cada vez mais fácil, é possível implementar estratégias de Growth Hacking para Startups com muita eficiência.

Porém, isso não é tão simples.

Numa estatística básica de 100 empresas que surgiram nos últimos dez anos, vinte empresas fecharam antes de completar o primeiro ano e cinquenta delas não passaram dos cinco anos.

Ao entrevistar Caio Nogueira, CEO da UpSites, uma empresa de criação de sites , pudemos conversar sobre as melhores estratégias para sua startup não fazer parte dessa estatística.

Porque investir em estratégias de Growth Hacking para Startups em 2019?

O crescimento é essencial para sua empresa prosperar. As que não crescem, logo desaparecem.

Estratégias de Growth Hacking para Startups aceleram o crescimento da sua empresa.

Quem investe nessa ferramenta busca novos caminhos, possibilidades e pretende chegar ao seu objetivo com grandes insights e de forma rápida.

Gamification para atração de novos clientes

Uma técnica testada e aprovada por grandes empresas que vem trazendo ótimos resultados é e Gamification.

É o processo de recompensar um cliente por indicar seu produto à outras pessoas.

Temos como exemplo a integração feita pela empresa Dropbox, que vende espaços de armazenamento na nuvem.

Conseguiram um grande crescimento utilizando essa técnica.

Na prática, incentivam seus clientes a divulgarem seus serviços com a recompensa de descontos nos seus planos.

A gamificação é uma excelente ferramenta para atração de novos clientes.

Imagine como sua empresa pode criar ações em que os clientes possam estar confortáveis com o seu produto e tenha a possibilidade de bonificações quando divulgam sua marca.

Entenda a jornada do seu cliente

É importante entender que as estratégias de Growth Hacking para Startups dependem do produto que você oferece.

É preciso ter muito claro qual o objetivo do seu produto e no que ele pode ajudar seu cliente.

A partir disso, conseguimos criar uma persona e planejar suas jornadas, desejos e dores.

Esse conhecimento possibilita otimizações em todas as ações que sua empresa venha a fazer.

Em todas as jornadas, os clientes passam por essas 3 etapas:

  •         Conscientização: é o momento em que descobrem que têm um problema ou desejo, mas não sabem o que pode resolver.
  •         Avaliação: nesta etapa fazem as comparações de possíveis soluções e produtos. Vão em busca de conhecimento sobre o assunto ou produto que desejam.
  •         Conversão: é quando decidem qual o melhor produto para solucionar seu problema ou satisfazer o desejo.

Quando não temos consciência de como nosso cliente pensa e age, torna-se muito difícil enxergar os caminhos para o crescimento.

Influenciadores digitais, forme parcerias com eles

A influência das celebridades da internet, como Youtube e Instagram, são maiores do que os artistas e músicos, principalmente para o público mais jovem.

A maioria das celebridades da internet são pessoas convencionais que fazem suas produções em casa.

Isso as tornam mais compreensíveis e confiáveis pelos seguidores.

Um produto recomendado por influenciadores digitais tem muito mais chances de ser aceito pelo público.

Um processo muito comum que vai bem para este ano é o Unboxing.

Nesse formato de apresentação, os influenciadores digitais mostras tudo sobre o seu produto. Desde a abertura da caixa, até suas características e funcionalidades na prática.

Tenha um Chatbot no seu site ou rede social

Adicionar um Chatbot em seu site ou rede social é uma ótima alternativa para obter mais conversão.

Você pode falar com qualquer visitante sem precisar estar lá de fato.

Uma boa programação de Chatbot pode ter conversas bem densas com os clientes.

Podendo esclarecer dúvidas sobre localização da empresa ou onde comprar o produto. Assim como vender pelo próprio Chatbot.

Também é uma ótima ferramenta para integração, qualificar leads, recomendação de produto, entre outras possibilidades.

Hoje existem várias plataformas para que o Chatbot seja integrado com redes sócias como Facebook, Skype, Instagram e até com seu site.

É uma excelente forma de fortalecer sua empresa no mercado.

Utilize mais vídeos nas estratégias de marketing de conteúdo

Produzir conteúdo escrito, para artigos de blogs e redes sociais por exemplo, sempre vai entregar ótimos resultados.

Mas para obter mais sucesso em 2019, aposte mais no conteúdo em formato de vídeo, integrando-os com as produções escritas.

Cada vez mais as pessoas vêm utilizando seus smartphones e tablets como ferramenta de trabalho.

O tempo vago e as pausas servem para buscar novos conteúdos e produtos. Nesses momentos os vídeos são a melhor opção para mostrar seu produto ou serviço e atrair mais clientes.

Vídeos curtos e divertidos falando sobre alpinismo industrial, por exemplo, são alternativas agradáveis para apresentação de um produto usado para esse trabalho nas redes sociais. Cada vez mais essas plataformas estão abrindo caminho para conteúdo em vídeo.

Outro fator importante é a qualidade de entrega da mensagem através dos vídeos.

Os vídeos têm a capacidade de informação de forma visual e auditiva. A união das duas facilita o entendimento para pessoas de diversas idades.

Investir em mercados adjacentes

Estratégias de Growth Hacking para Startups como investir em mercados de atuação próximos é uma excelente tática para crescimento e expansão.

Essa técnica consiste em exportar suas habilidades e capacidades, fornecendo seus produtos para outros públicos que andam em paralelo a sua marca.

Ou seja, adapte o seu produto para que ele possa ser útil a outros tipos de consumidores. Criando uma nova linha deste produto.

Foi isso que a Nike fez e obteve enorme sucesso.

Todos sabem que a Nike é uma marca esportiva que iniciou oferecendo calçados para esportes de pista e hoje conta com uma linha gigantesca de produtos para diversas áreas do esporte e até mesmo vestuário social.

A Nike enxergou um potencial enorme de crescimento quando entendeu que seu produto, antes voltado para somente uma área do esporte, poderia ser oferecido a todas as modalidades.

A última investida que a marca fez foi no setor de alpinismo. E a tática que utilizaram para essa ação serve como um grande aprendizado para nós.

Inicialmente a Nike começou oferecendo calçados para alpinismo. Assim que construíram a lealdade com os praticantes, investiram numa linha completa de vestuário para a modalidade.

E foi o maior sucesso!

Palavras finais

O crescimento e expansão de empresas é um objetivo em todos os anos. E sempre aparecem novas estratégias de Growth Hacking para Startups.

Neste artigo, falamos sobre algumas das estratégias que entregarão mais resultados positivos em 2019.

Porém, não podemos esquecer que os processos primários de marketing digital e de conteúdo são extremamente necessários e fundamentais para obter sucesso.

Estratégias de SEO, um ótimo copywriting, redes sociais que utilizam uma abordagem correta com seus clientes e produção de conteúdo de qualidade são ferramentas que nunca sairão de moda.

Mas precisamos acompanhar os caminhos que nosso mercado está trilhando. Continue em nosso blog e saiba mais sobre estratégias de crescimento para startups.

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