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Guia de Marketing Digital para restaurantes

Guia de marketing digital para restaurantes

Nesse conteúdo vamos abordar os seguintes tópicos:

O marketing digital para restaurantes é essencial atualmente para quem deseja aumentar os lucros do seu empreendimento. 

De fato, com a pandemia e as restrições, o marketing digital foi uma ferramenta importantíssima para quem decidiu enfrentar a crise e não fechar suas portas. 

Portanto, restaurantes tiveram que abrir mão da clientela física e apostar todas as fichas no delivery. Mas, para ter sucesso nessa nova maneira de entregar seus produtos, os restaurantes que ainda não tinham, tiveram que aprender como trabalhar de maneira digital na hora de vender. 

Inclusive, atualmente, muitos restaurantes aguardam ansiosamente o retorno dos seus clientes, mas sabem que não podem abrir mão das vendas online. Por isso, o marketing digital para restaurantes veio para ficar! 

Se você ainda não usa o marketing digital para restaurantes e está precisando intensificar suas vendas, veja algumas boas ideias para fazer sua clientela aumentar. 

Noções iniciais de marketing digital

Você mesmo poderá se responsabilizar pelo marketing digital do seu restaurante. Mas, se você não tem conhecimento ou tempo para isso, recomendamos que você contrate uma agência web, que se encarregará disso. 

Afinal, é necessário saber como montar um site, sobretudo se você pretende ter o sistema de pedidos pelo próprio site e por um app. Algo importante hoje é que mais pessoas se conectam à internet pelo celular do que por um computador. 
Assim, o chamado mobile first é um conceito atualmente bastante utilizado na construção de sites, o que significa construir o site pensando que o cliente consultará aquele endereço virtual usando um celular e não uma tela grande de computador. 

Porém, é importante você ter alguns conceitos em mente, mesmo se for contratar profissionais para executar o serviço. Dessa forma, você saberá cobrar pelo que está contratando. 

Importância de um website

O website é fundamental para qualquer estratégia de marketing digital, pois é através dele que as pessoas poderão conhecer o seu restaurante, e terão oportunidade de conhecer um pouco mais do que você tem a oferecer, para que então elas possam virar clientes. 

Ele é o local onde os clientes em potencial na Internet serão direcionados, através das ferramentas fornecidas pelo marketing digital.  

Ao falar sobre sites criados por profissionais, é necessário que a criação seja realizada em plataformas que permitam gerenciamento, configurações de SEO e personalização, de acordo com a necessidade de cada cliente, como o WordPress. 

Contudo, existe quem não reconhece a importância do website ser criado por profissionais, mas para que ele seja efetivo nas estratégias de SEO e marketing digital para restaurantes, é necessário que um profissional seja responsável por toda a criação. 

Com o site construído e com uma produção, chega o momento de partir para as estratégias de marketing digital, que farão com seus clientes em potencial cheguem até o seu site, aumentando o seu tráfego, e para isso, algumas estratégias podem ser utilizadas, como: 

Dessa forma, é possível compreender a importância do site! Caso você tenha, mas esteja desatualizado, é como se você tivesse. Por isso, invista em site profissional, para que você possa obter resultados para o seu negócio. 

Para que seu restaurante consiga um posicionamento de ambiente online, é importante que algumas ações de branding sejam realizadas. 

O seu restaurante vai muito além do que o nome e o logo, ele conta uma história, que precisa conversar com o público, e permitir que os clientes tenham identificação com a sua trajetória, com seu tempero e com seu estilo. 

As ações de branding devem englobar o conteúdo, design, além dos anúncios e de redes sociais, para que seja possível acompanhar e atender as necessidades do consumidor. 

Por isso, veja algumas ações importantes:

Você ainda acha que rede social é só para adolescentes e blogueiros? Pois saiba que atualmente, redes sociais como Facebook e Instagram são responsáveis por uma grande porcentagem das negociações virtuais! 

Isso porque essas plataformas permitem que você visualize o produto e rapidamente possa fechar sua compra. 

Com restaurantes, a divulgação do cardápio, de pratos e até mesmo de promoções é feita de maneira bem fácil utilizando Facebook e Instagram. 

Se seu restaurante ainda não tem essas redes sociais, já passou da hora de você criar páginas profissionais nas redes sociais. 

Aproveite e interligue seus sites às suas redes sociais. Assim, futuros clientes podem, com facilidade, fazer seus pedidos. 

Você sabia que para ser bem posicionado pelo Google, os sites necessitam ser otimizados e terem produção de conteúdo de qualidade? 

Exatamente! Você precisa constantemente oferecer aos seus clientes textos informativos, bem produzidos, os quais deixarão seu cliente curioso em obter mais informação sobre seus serviços. 

Caso você tenha um restaurante temático de comida árabe, por exemplo, que tal fazer um texto sobre a história da comida árabe? Ou sobre a cultura árabe? 

Já se seu restaurante serve comida internacional, faça textos sobre a culinária de diferentes países ou mesmo sobre a culinária brasileira, se o foco do seu negócio for esse. 

Outra boa forma de se fazer marketing digital para restaurantes é ter um aplicativo próprio, isso é uma forma do restaurante demonstrar a preocupação com seus clientes, oferecendo um serviço personalizado e com opção de entrega. 

Embora o iFood seja líder no mercado, um aplicativo próprio poderá oferecer mais opções ao cliente. 

Além disso, você não pagará as taxas para o dono do aplicativo. 
Porém, caso sua verba seja menor e você não queira investir nisso, ter o restaurante associado a aplicativos de entrega de comida por delivery é uma boa estratégia também. 

Mesmo o lucro individual sendo menor, é a maneira mais fácil de você conseguir divulgar seu restaurante. 

Nada afasta mais um cliente do que um site confuso, cheio de erros (bugs), que não entra ou então que tem fotos pesadas demais, que também não carregam! 

Isso é a receita ideal para o fracasso! 

Portanto, veja se o site do seu restaurante é amigável: para isso, faça você mesmo um teste.  Acesse a página e veja como ela é: 

São todas questões que você deve se fazer para verificar como anda seu site. 

O whatsapp é um aplicativo de conversas que vai muito além dos grupos de família. Ele também permite pagamentos. 

Assim, ter os números dos seus clientes, divididos em listas, nas quais você pode divulgar promoções e seu cardápio é uma ótima estratégia de marketing digital para restaurantes. 

Fazendo essas estratégias, certamente seu restaurante terá as vendas impulsionadas pelo marketing digital. Afinal, mesmo após o retorno presencial dos clientes, as vendas digitais não podem ser abandonadas, visto que muita gente vai continuar pedindo comida em casa. 

O e-mail marketing é uma estratégia interessante em restaurantes e negócios relacionados à alimentação/refeição. Mas, o primeiro passo é a criação de uma lista de e-mails com todos os destinatários, para captar todos os interessados. 

Você pode conquistar assinantes através de descontos, bônus, entre outras opções para que você consiga atraí-los para a assinatura. Além disso, você pode utilizar uma página de destino, site de afiliados, para garantir essa lista com clientes em potencial. 

Após garantir a inscrição do cliente, é necessário ter uma automação para e-mails, para que você possa enviar novidades com uma periodicidade, como por exemplo, duas vezes por semana. 

Os e-mails devem ser sempre atraentes, de forma amigável, expressando gratidão e estimulando sutilmente o retorno dos clientes ao restaurante. Além disso, você pode oferecer descontos, promoções exclusivas, novidades de pratos no restaurante, para que sempre que o e-mail for aberto, o cliente tenha uma agradável surpresa. 

O marketing a partir do e-mail, quando aplicado corretamente, pode trazer uma vantagem competitiva interessante para o seu restaurante. 

Os clientes, principalmente em restaurantes, elas necessitam de mais do que vontade de apreciar a refeição do local, é necessário confiança e segurança para investir o seu tempo e dinheiro em uma experiência que não tem garantias de que será boa. 

Por isso, as avaliações online são interessantes para os restaurantes, um local com boas avaliações, e comentários positivos sobre o atendimento, serviço, qualidade dos alimentos e sabor são mais procurados do que aqueles que não investem nesse tipo de marketing. 

Atualmente, antes de ir em algum lugar, procuramos referências nos principais buscadores, para ter uma ideia sobre o lugar, tipo de ambiente, localização, e sobre o serviço oferecido. Os restaurantes que têm boas avaliações e com comentários de usuários que incentivam outros clientes, funcionam muito bem. 

A credibilidade aumenta consideravelmente, permitindo com que outros clientes queiram ter a mesma experiência obtida que o cliente de um determinado comentário nas avaliações. 

Mas, como estimular os clientes a avaliarem o restaurante? 

Você pode utilizar de várias estratégias, como a oferta de descontos na próxima refeição, oferecer outro tipo de bonificação para o comentário mais curtido, reforçar a necessidade da avaliação no google, convidar os clientes a crescer junto do restaurante e permitir que eles façam parte da história. 

Atualmente, o Facebook conta com quase 2 bilhões de usuários ativos na plataforma, sem considerar as demais mídias do grupo, e com todo esse alcance é possível alcançar um resultado muito expressivo, quando a estratégia mais adequada é utilizada. 

Como você pode explorar o marketing utilizando as redes sociais?

 

Primeiramente, você precisa criar uma conexão verdadeira com seu público, e essa conexão só será possível através do engajamento, ou seja, precisa falar de forma que seu cliente entenda e se identifique, pois, esse é o passo mais importante. 

Em seguida, você precisa despertar o interesse em continuar acompanhando seu conteúdo, e despertar o interesse de conhecer o seu restaurante. E para isso, fotos e vídeos cumprem um papel muito interessante. 

Mas não apenas fotos e vídeos profissionais, mas aqueles vídeos e fotos que são compartilhados pelos clientes nas redes sociais, sempre faça o repost. Dessa forma, o seu público vai perceber que você se importa com a opinião dos clientes e que você está sempre promovendo experiências verdadeiras no perfil do restaurante. 

As pessoas são atraídas por experiências reais, por comentários verdadeiros e vídeos feitos por pessoas não midiáticas, pois isso retrata que é um local que valoriza e tem cuidado com o cliente, independente de quem seja. 

Além disso, para manter o engajamento com o perfil, é necessário ter regularidade nas postagens, nunca deixar sem nenhum conteúdo novo, pois isso demonstra que a sua marca não se preocupa em oferecer informações relevantes para o público, logo, pode impactar nos resultados do restaurante. 
Sempre responda os comentários dos clientes, procure responder o mais rápido que for possível, os directs e mensagens com dúvidas, reclamações, para estabelecer um bom relacionamento. 
Utilizar influencers e pessoas midiáticas também é uma estratégia interessante para dar mais visibilidade aos seus pratos, mas utilize essa estratégia para aumentar o seu alcance, busque sempre trazer verdade e identificação com seu público. 

Vamos começar falando sobre o posicionamento orgânico, que é aquele que acontece de forma espontânea, graças à identificação do público com o tipo de conteúdo e fala. Ele acontece naturalmente, através de pesquisas em buscadores ou nas redes sociais. 

O tráfego orgânico é precioso e deve ser muito valorizado, pois você não trouxe aquele público através de uma campanha patrocinada, ela foi até você e ao seu restaurante por vontade própria, por ter vontade de experimentar sua comida, ou conhecer um pouco mais do ambiente. 

Ou ainda por gostar das dicas e conteúdos postados diariamente, mas o mais importante é que ela chegou até você, logo, não poderia perder esse público. Pois são eles que engajam nas suas publicações. 

Você alcança o engajamento orgânico através de conteúdos, vídeos, fotos e repost de outros clientes, através das marcações realizadas. As hashtags também são importantes para conseguir aumentar o tráfego orgânico. 

Por isso, crie uma hashtags que gere identificação com seu público, para que toda foto postada, a hashtag seja utilizada, e assim, permitindo que novos clientes cheguem até o seu restaurante. 

Já o tráfego pago é utilizado para lançamentos de campanhas, de descontos, de condições especiais em uma determinada ocasião, mas não é utilizado para atrair engajamento para o perfil, já que normalmente é um público interessado em mais específico e não em acompanhar o conteúdo. 

Contudo, mesmo que as campanhas patrocinadas não sejam direcionadas para a obtenção de engajamento e público fiel, ela pode ser utilizada para aumentar o alcance e, consequentemente, que mais pessoas conheçam o seu restaurante. 

E assim, permitir que parte desse público seja convertido, e se torne parte de um público fiel, que está sempre compartilhando e comentando nas postagens, além de conhecer a culinária oferecida. 

Mas para que as campanhas sejam eficientes, é necessário entender como criar as estratégias, porém, para isso é ideal conhecer profundamente o público em questão, e ter certeza dos seus interesses. 

Para restaurantes, uma estratégia interessante é utilizar o engajamento por geolocalidade, para que mais pessoas da região tenham acesso ao restaurante e as redes sociais, aumentando as chances de ganhar novos clientes e, quem sabe, clientes fiéis. 

No entanto, para que você tenha sucesso no marketing digital para restaurantes, é necessário ter alguns cuidados. Quer saber quais são eles? Veja a seguir! 

O público quer acompanhar um conteúdo interessante, que agregue algum valor ao seu dia e a sua experiência, e um conteúdo vazio, é justamente o que ele não está buscando. Mas, para que você entenda, um conteúdo sem relevância é aquele que traz nenhum valor ao público-alvo. 

Veja um exemplo de conteúdo vazio: “Conheça nosso restaurante! Você vai amar.”

Agora, um conteúdo que agrega valor: “O nosso restaurante tem ambiente climatizado, perfeito para famílias, e hoje, nossa sugestão de prato é o costela assada com molho barbecue! E hoje temos descontos especiais.”

A mensagem é a mesma, porém um não traz nenhuma informação que seja útil ao cliente, e o outro, dá informações sobre o local, conforto e o prato indicado para aquele dia, e ainda informa que oferecem descontos! 

No Marketing Digital, é muito importante não ser invasivo, e respeitar o desejo do cliente. Não mande propagandas por inbox sem a autorização do cliente, e não utilize o whatsapp com propagandas se o cliente não solicitar. 

Não publique fotos ou vídeos, que não seja autorizado pelo cliente, isso é ilegal e muito desrespeitoso. 

Existe quem acredite que se um tipo de conteúdo deu certo em algum momento, ele deve ser repetido exaustivamente, mas a verdade é outra! A criatividade é um dos segredos do marketing digital para restaurantes. 

Os clientes gostam de novidades, acompanhar a evolução do restaurante, ver a opinião dos clientes, pratos do dia, menu entre outros. Crie sempre novos conteúdos. 

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