Site icon Blog Soluções Industriais

Insalubre ou periculosidade? Áreas de alto riscos nas indústrias

unnamed 2023 01 12T133540.712

Os Cursos de NR 20 usam esses termos para descrever riscos insalubres e perigosos. No entanto, eles não são iguais aos riscos regulares; eles são diferentes e muitas vezes confusos.

Encorajamos você a fazer perguntas sobre os riscos à saúde que a exposição a produtos químicos representa para funcionários e empresas. Tanto insalubre quanto perigoso são termos semelhantes. Ambos dizem respeito à periculosidade das condições de trabalho escolhidas pelo Ministério do Trabalho.

Por terem um significado semelhante, esses termos frequentemente confundem os fins que representam. Consequentemente, devemos contrastar insalubre e perigoso para evitar confusão.

O que significa insalubridade?

A ideia de que ambientes de trabalho com insalubridade levam a resultados negativos para a saúde surgiu do entendimento de que o trabalho arriscado deve ser compensado com recompensas monetárias. O tema foi detalhado pela NR-15, que incorporou o artigo 189 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Os Cursos Online apontam que o trabalhador tem direito a benefícios adicionais caso enfrente riscos que atendam aos critérios da NR-15. Isso pode incluir riscos insalubres, como 10%, 20% ou 40% acima do salário mínimo. Estes são referidos como graus mínimo, médio e máximo de risco, respectivamente. Esses riscos se enquadram em três categorias – físicos, químicos ou biológicos – e devem atender aos critérios da NR-15.

A natureza insalubre e perigosa do conceito é aparente

Condições insalubres no local de trabalho causam problemas de saúde significativos. O artigo 189 da Consolidação das Leis do Trabalho, ou CLT, estabeleceu que os trabalhadores que exercem atividades de risco devem ser remunerados financeiramente.

Isso se deveu à crença comum de que os trabalhadores merecem uma compensação financeira por realizar trabalhos perigosos. Isso também foi amparado pela NR 15, que decretou a compensação financeira dos trabalhadores.

Encapsulando uma grande quantidade de matéria insalubre

Estes são os riscos que as condições insalubres podem causar:

Trabalhar em ambientes com alta pressão, temperaturas extremas, alta umidade, radiação ionizante ou vibrações pode representar riscos físicos significativos para os trabalhadores. Além disso, trabalhar na presença de ruído ou ar comprimido também pode prejudicar a saúde do trabalhador.

Os perigos químicos apresentam produtos químicos perigosos listados em uma tabela. O aspecto qualitativo dos riscos biológicos envolve a possibilidade de contato com doenças infecciosas ou contagiosas, esgoto ou lixo hospitalar.

Que trabalho adicional insalubri um trabalhador tem direito a fazer?

O trabalhador recebe o benefício de duas formas. Qualquer um dos dezesseis agentes listados no Anexo 11 da NR 15 ao qual um sujeito tenha sido exposto além dos níveis aceitáveis ​​de exposição. Isso pode incluir poeira mineral, sílica livre cristalizada, agentes químicos, manganês e seus compostos, ruído, vibração, calor e radiação ionizante.

O trabalhador tem direito aos benefícios básicos pelo simples fato de estar empregado. Isso inclui qualquer exposição ao frio, alta umidade, baixa pressão do ar ou agentes biológicos nocivos. O anexo lista condições insalubres causadas pelas operações listadas. Isso inclui a exposição a compostos de carbono, hidrocarbonetos, chumbo, mercúrio, operações diversas, fósforo, silicatos e a lista de produtos químicos do Anexo 13 — arsênico, carvão, cromo e outros fosfatos.


Veja também:


Trabalhar com produtos químicos dá acesso à Profissão de Trabalho Insalubre e Perigoso?

Os trabalhadores têm direito legal a riscos adicionais de saúde acima da norma da NR-15. Estes podem ser 10%, 20% ou 40% mais insalubres do que o grau mínimo, médio ou máximo de risco à saúde, respectivamente.

Periculosidade

Quando os profissionais de segurança avaliam o risco de danos aos trabalhadores, eles consideram conceitos importantes como a periculosidade. Isso está relacionado à probabilidade de ferimentos ou morte durante o desempenho das funções.

A norma NR 16 menciona corretamente o tema comum graças à alteração 193 da CLT. Os locais de trabalho avaliam a periculosidade dos funcionários com base no potencial de morte. Isso significa que, ao determinar a periculosidade, os hábitos regulares ou a rotina do trabalhador não são importantes. Mesmo alguns minutos passados ​​em condições de trabalho perigosas podem resultar em morte.

A participação nos lucros ou bônus da empresa acrescenta um adicional de 30% ao salário do trabalhador. Ao trabalhar nessas situações, o funcionário pode ter um acréscimo de 30% em seu salário. A razão pela qual uma alta porcentagem de operações e atividades são perigosas é por causa das próprias operações e atividades.

Além de realizar tarefas perigosas envolvendo explosivos, os trabalhadores também realizam operações de risco. Este grupo de atividades contém o armazenamento de explosivos, o transporte de explosivos ou a execução de outras tarefas relacionadas.

Existem atividades e operações perigosas que envolvem inflamáveis ​​listadas

Isso inclui qualquer atividade profissional de segurança ou proteção pessoal que envolva danos físicos ou ameaças em suas propriedades ou posses. A energia elétrica, considerada perigosa, consta do Anexo 4 do Regulamento 4.

Como eles determinam a necessidade de condições insalubres e prejudiciais?

O foco da empresa em um determinado campo de estudo permite que eles avaliem a nocividade ou periculosidade de qualquer caso. Os consultores reduzem ao mínimo os riscos dos ambientes de trabalho, resultando em economia financeira e aumento de produtividade para a empresa.

O Ministério do Trabalho classifica os ambientes de trabalho com base em riscos específicos. Esses riscos não estão relacionados a conceitos como classificação de perigo GHS ou transporte de produtos perigosos. Em vez disso, esses conceitos se relacionam ao sistema de classificação do ministério.

Exit mobile version