Leads qualificados, basicamente são aqueles contatos que deixaram informações básicas que podem ser acessadas por sua empresa, como nome, e-mail, telefone e outras características.
Normalmente, esse tipo de informação é preenchida dentro de um formulário online, garantindo algo em troca, como um e-book ou orçamento gratuito. Mas existem alguns tipos de leads, e os qualificados são um deles.
O que são os leads qualificados?
Se você possui ou pretende montar uma agência web, provavelmente já se deparou com os leads qualificados. Afinal, essa pergunta é muito comum, principalmente quando estratégias do marketing digital estão sendo criadas.
Isso porque, a saúde financeira de uma empresa depende, unicamente, de suas oportunidades de vendas. E, aliado a isso, está uma equipe de marketing digital, que deve garantir que uma página consiga um grande fluxo de leads qualificados.
Pois, a princípio, são esses leads que geram maior conversão para a empresa. Então, é muito importante criar uma estratégia eficiente para chegar até esses contatos.
Vale ressaltar que apenas gerar leads não é suficiente para que exista essa conversão. O que a equipe de marketing deve criar é um plano que leve os leads qualificados a sentirem um nível de “afinidade” com o produto ou serviço de sua empresa.
E, antes de gerar esses leads, é necessário conhecer qual a jornada de um lead qualificado.
Basicamente, os leads qualificados são os contatos que deixam informações que podem ser utilizadas pela empresa, tais como: nome, e-mail, telefone, cargo e empresa que trabalha.
Normalmente, essas informações são preenchidas através de formulários online, onde existe um tipo de troca, como a obtenção de orçamento grátis, e-books ou outros tipos de “brindes”.
A partir desse momento, esse contato passa a ser considerado um cliente em potencial, navegando pelas páginas de seu site até que, finalmente, chega na parte de maior interesse: o investimento em seu produto ou serviço.
Claro que, para chegar a esses leads qualificados, é necessário seguir algumas dicas. Veja como conquistá-los:
1. Utilize palavras-chave
Em qualquer estratégia de marketing digital, o uso de palavras-chave é fundamental. Portanto, sempre que for criar um novo conteúdo, o primeiro passo é buscar por essas palavras-chave.
Porém, é importante que você considere as palavras-chave que sejam mais específicas, pois elas revelam uma intenção de pesquisa maior. Uma outra forma de escolher a melhor palavra-chave é utilizar sinônimos da original.
2. Criação de campanhas segmentadas para as redes sociais
Atualmente, uma das melhores maneiras de encontrar e se relacionar com os seus clientes em potencial é através das redes sociais.
Além disso, em modelos que exigem maior complexidade para fechar negócios, esse tipo de estratégia é fundamental para engajar a sua marca.
A equipe de marketing digital pode criar estratégias com campanhas que geram maior tráfego no blog, além de conteúdos relevantes para gerar engajamento ou discussão sobre o assunto.
Lembre-se que, nas redes sociais, sempre existe uma moeda de troca. Portanto, não há motivos para esperar até que as ações de fundo de funil sejam eficazes para realizar a conversão.
3. Crie landing pages
Na criação de um landing pages, todos os elementos voltados para a conversão de clientes estão presentes. Justamente por isso, é comum que essas páginas gerem maior nível de conversão que as demais.
Uma ótima maneira de criar uma landing page é convidando o usuário a realizar o download gratuito de seu ebook, ou outros “brindes” que podem gerar interesse no usuário, mas que estejam relacionados aos seus serviços ou produtos.
Veja também:
Um outro exemplo de criação de landing pages são os vídeos de cases de sucessos de seus clientes. Pois, através dele, é possível expor quais são as estratégias de seu negócio, além da eficiência do serviço entregue.
4. Crie CTAs ou formulários
Uma outra dica de conquistar leads qualificados é a criação de CTAs ou formulários em sua página. Por exemplo, incluir links de outras páginas que direcionam o usuário para um conteúdo que os oriente.
Além disso, também é importante criar um formulário para que o usuário preencha seus dados. E, a partir desse contato, a estratégia de conversão pode ser iniciada.
Tenha em mente que, somente os usuários interessados em obter o seu produto ou serviço clicam no CTA ou preenchem o formulário.
5. Tenha acesso a um software de automação de marketing
De maneira geral, ao ter acesso a um software de automação de marketing, você conquista leads qualificados muito mais rápido do que normalmente faria. Afinal, eles são capazes de gerar fluxos de nutrição automaticamente, além da possibilidade de personalizá-los.
Então, quando você tem acesso a esse software, basta que a sua equipe de marketing digital crie uma abordagem eficiente dos clientes em potencial.
Atualmente, existem softwares que geram lead qualificado sem nenhum custo! Claro que os modelos pagos tendem a oferecer mais funções e benefícios. Entretanto, para um serviço básico, os softwares gratuitos atendem perfeitamente.