Se você está em busca de dicas sobre como aplicar marketing fundo de funil, especialmente se for em uma indústria grande, provavelmente já sabe que terá muitas etapas a seguir. Marketing envolve diversas técnicas, estratégias e ferramentas e cada uma delas possui seus objetivos.
Criar site, por exemplo, é algo essencial para que a sua empresa seja encontrada na internet. Mas, para conseguir vendas, é necessário fazer muito mais do que isso.
O funil de marketing, também conhecido como funil de vendas, como o próprio nome já sugere, trata-se de um funil, composto por diferentes etapas. Esse funil é aplicado em empresas de qualquer segmento que desejam se destacar na internet, gerar leads e torná-los clientes.
Quer saber mais sobre o funil de marketing e como a última etapa dele pode ser bem-sucedida (gerar vendas)? Continue a leitura e descubra!
Como funciona o funil de marketing?
O funil de marketing é uma analogia básica de como atrair clientes para o seu negócio. A parte superior grande do funil (topo) representa a atração de leads, e a ponta pequena do funil representa os clientes reais que compram de sua empresa.
O objetivo do funil é ajudá-lo a visualizar sua base de clientes em potencial de uma maneira mais fácil, além de permitir que você crie estratégias para movê-los de leads para clientes reais.
Ao prestar atenção à estrutura do funil de marketing, você pode planejar melhor como estruturar o conteúdo e as mensagens para falar com os clientes em diferentes estágios do funil.
Embora existam diferentes versões do funil de marketing, as três categorias principais para uma visão geral rápida são:
- Conhecimento – Topo do funil;
- Consideração – Meio do funil;
- Conversão – Fundo do funil.
Dicas para aplicar no fundo de funil
As duas primeiras etapas do funil de marketing costumam ser mais simples para algumas empresas. Afinal de contas, elas precisarão criar conteúdo para atrair e conquistar os leads.
No entanto, o fundo de funil costuma gerar muitas dúvidas. Este é o estágio em que apenas leads com alta intenção de compra estão presentes e tudo o que você precisa fazer é dar um empurrãozinho na direção certa.
Aqui estão algumas táticas de marketing do fundo do funil para ajudá-lo a fechar o negócio.
1. Forneça ofertas e descontos
Oferecer ofertas e descontos para os leads é uma excelente maneira de incentivá-los a comprar o seu produto ou serviço. Ofertas por tempo limitado criam um senso de urgência e, definitivamente, são conhecidas por serem uma técnica de vendas eficaz.
Inclua na sua estratégia algum cupom de desconto que é oferecido para a primeira compra, ou que tenha um tempo limitado para uso.
Se a pessoa estiver considerando entre o seu negócio e o seu concorrente, esse pode ser o “empurrão” final para que a venda aconteça com a sua empresa.
2. Use o remarketing
O remarketing é uma excelente estratégia para que você consiga chamar a atenção de quem já ouviu falar sobre a sua empresa e está com dúvidas se compra ou não o que você oferece.
Use o remarketing para segmentar pessoas que visitaram seu site ou interagiram com sua marca e saíram sem fazer uma compra. Caso elas estejam em dúvida se compra de você, fazer isso vai fazer com que sua marca não seja esquecida por elas.
Além disso, pode ser que a pessoa já esteja decidida que comprará seu produto ou serviços, mas, por algum motivo, ainda não conseguiu finalizar a compra. Colocar campanhas para atingi-las pode ajudar a fazer a venda ser concluída.
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3. Ofereça testes gratuitos
Testes e demonstrações gratuitas de produtos também são uma boa maneira de fazer com que as pessoas concluam compras. Especialmente quando se trata de produtos mais complexos, é muito importante que exista essa oferta de testes gratuitos.
Ao oferecer essa possibilidade, suas chances de conseguir vendas serão muito maiores, já que os leads estão vendo que você está disposto a atender a necessidade que eles possuem.
4. Crie escassez
Criar escassez é uma excelente forma de ter sucesso no fundo do funil de marketing. Isso quer dizer que você precisa despertar nas pessoas o sentimento de que elas podem perder a oportunidade de comprar o seu produto ou serviço.
Por exemplo, você pode comunicar que restam poucas unidades do produto ou poucas vagas, caso você esteja oferecendo um curso ou evento.
No entanto, é muito importante ter cuidado ao utilizar a escassez. É recomendado que ela seja utilizada quando for real. Ou seja, só divulga que possui poucas unidades do produto ou vagas disponíveis se isso realmente for verdade.
Se perceberem que a sua comunicação não é verdadeira, ao invés de conseguir mais clientes, você conseguirá pessoas que jamais comprarão da sua empresa.
Conclusão
Agora que você já sabe algumas dicas para ter sucesso no fundo de funil de marketing, é importante compreender que existe mais do que apenas gerar vendas. Qualquer pessoa que esteja na indústria há tempo suficiente pode lhe dizer como a retenção de clientes é mais importante do que a aquisição de clientes.
Clientes recorrentes são muito mais lucrativos a longo prazo e, portanto, seu funil também deve incluir um estágio após a compra. Muitos profissionais de marketing agora estão redefinindo os funis de marketing e estendendo os seus para incluir um ou mais estágios pós-compra.
Esperamos que nossas dicas ajudem-o a obter mais vendas, mas jamais esqueça de fidelizar os seus clientes!