Site icon Blog Soluções Industriais

Mercado global de produtos de limpeza de carros prevê crescimento exponencial

unnamed

Cada vez mais gente tem cuidado do carro com produtos e técnicas específicas para a tarefa. Por isso, o mercado global de produtos de limpeza para carros não para de crescer.

Para se ter uma ideia, em 2020, a venda global de itens para cuidados automotivos alcançaram US$ 10,36 bilhões. Já entre 2021 e 2028, a previsão é de um aumento anual de 4,3%. 

Por que o mercado de produtos de limpeza de carros está em alta?

Os números em alta do mercado automotivo são um reflexo dos cuidados com o carro em casa, e também de empresas especializadas na estética automotiva. Especialmente aquelas focadas em uma limpeza ecológica do carro, que usam menos água e mais produtos.

Antes, cuidar do carro em casa significava água, sabão e uma cera para a lataria. Hoje, porém, os consumidores já entenderam que o cuidado especializado com o veículo traz mais vantagens.

Então, em vez de usarem detergentes de cozinha, por exemplo, os usuários procuram por detergentes automotivos. Em vez do pretinho comum, eles preferem o revitalizador para pneus; no lugar de uma simples cera, aplicam um vitrificador.

A razão disso vai além de querer manter o carro limpo. Na verdade, os consumidores já perceberam também que cuidar do veículo tem outros dois benefícios.

Primeiro, a durabilidade do automóvel. Se o carro é limpo, tratado e protegido com produtos como o vitrificador, ele dura mais. Afinal, os produtos especializados previnem danos, conservando as superfícies.

Em média, os brasileiros trocam de carro a cada três anos. A conservação do veículo é essencial, para garantir que esse tempo, se desejado, seja facilmente alcançado pelo usuário.

Além disso, um veículo bem-cuidado tem maior valor de mercado. Então, na hora de vender o carro, o dinheiro embolsado tende a ser mais vantajoso.

Mais do que cuidar do veículo em casa, o usuário também tem a opção de levar o carro a uma estética automotiva. As estéticas são diferentes dos lava jatos, mais especializadas e com serviços variados.

Enquanto um lava jato geralmente apenas lava o carro, com água e sabão, a estética usa produtos especiais e métodos para evitar danos, conservando o carro. Logo, é um negócio que tem atraído gente interessada em manter a limpeza e atenção ao automóvel em dia.


Veja também:


Distribuidoras de produtos também contribuem para setor

Outra fonte de bons registros para o mercado de limpeza automotiva, e que favorece a produção industrial em consequência, é a distribuição de produtos.

As lojas especializadas na venda destes itens têm se expandido, inclusive, por meio de franquias. São empresas que atendem ao público final, a profissionais e a estéticas automotivas, especialistas na realização dos produtos.

Dessa forma, os números do mercado global de produtos devem se manter em alta, como a previsão citada antes. Com a indústria, distribuição, vendas e serviços em crescimento, o ramo deve representar uma fatia cada vez maior da Economia mundial ao longo dos anos. 

Até porque, a venda de veículos mantém uma crescente. Para se ter uma ideia, foram emplacados 74 mil veículos no primeiro semestre de 2021 no Brasil.

Artigo produzido pela equipe Acquazero.

Exit mobile version