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O que fazer para recrutar bons profissionais de tecnologia?

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Com todos os avanços tecnológicos tomando conta do mercado, a rotina de muitas empresas mudaram completamente. A tendência é que cada vez mais os negócios estejam inseridos no mundo digital. Com isso, cresce a demanda por profissionais de TI. Como encontrá-los?

Essa última pergunta é bem comum entre quem quer empreender no segmento de tecnologia, ou até mesmo entre gestores de outras áreas, que entenderam a necessidade de modernizar seus processos.

Como sabemos que encontrar os profissionais ideais do setor de TI para sua empresa não é uma tarefa fácil, decidimos compartilhar este conteúdo com você para te auxiliar no recrutamento desses especialistas. Leia todo este conteúdo e saiba o que fazer.

Desafios no recrutamento e seleção de profissionais de TI

Antes de falar dos desafios dos processos que envolvem o recrutamento de bons profissionais de TI, não podemos nos esquecer que na Indústria 4.0, a Tecnologia da Informação é mutável.

Sempre há o surgimento de novas linguagens de programação, estratégias e métodos de organização de dados. Por isso, existem muitas expectativas  dos recrutadores em relação aos novos colaboradores.

Antes de iniciar o processo de recrutamento e seleção de profissionais de TI, é essencial resolver problemas como:

Dicas para para melhorar sua captação de profissionais no mercado de tecnologia

Para superar os desafios citados acima e garantir a otimização do processo de recrutamento e seleção de novos profissionais de TI, é importante colocar algumas estratégias em prática. Veja o exemplo das ações abaixo:

Conquiste a atenção dos melhores profissionais

Antes mesmo de executar tarefas básicas, como pensar em métodos e ferramentas para divulgar vagas, selecionar currículos ou até mesmo entrevistar candidatos, é essencial trabalhar estratégias para fortalecer sua marca empregadora e aparecer com relevância no mercado. Dessa forma, ficará mais fácil atrair a atenção de profissionais de TI altamente qualificados.

Com um RH mais estratégico, trabalhando os processos juntamente com seu departamento de marketing, você poderá conquistar o interesse de grandes talentos e ao mesmo tempo aumentar a reputação da sua empresa enquanto empregadora.

Para isso, você pode investir em estratégias de marketing para destacar sua marca no mercado ou colocar em prática ações simples, como deixar bem claro a cultura organizacional do negócio, assim como as descrições do cargo, características positivas da empresa, plano de desenvolvimento, benefícios e diferenciais competitivos.

Crie planos de carreiras e vantagens atraentes

É comum em profissionais qualificados e compromissados com o próprio crescimento o interesse de crescer juntamente com a empresa que trabalha. A aspiração por promoções e novos cargos, por exemplo, que é bastante comum entre os empregados, pode ser utilizada pela organização para retenção de pessoas com um alto potencial de desenvolvimento.

É por esses e outros motivos que a criação de um plano de carreira bem estruturado pode trazer resultados incríveis para a captação de novos profissionais. Nesse caso, defina bem as etapas e metas que serão concluídas em cada nível e o que é preciso para crescer na empresa.

Quer exemplos práticos? Normalmente, profissionais de TI buscam benefícios como:

Observar as experiências anteriores

Isso pode parecer óbvio, mas além de observar, é importante considerar dados e informações referentes às últimas experiências profissionais de um candidato. Analisando o histórico do profissional, é possível traçar seu perfil e compreender se ele tem potencial ou não para ser bem sucedido no emprego desejado.

Caso a sua empresa esteja em busca de iniciantes competentes, o recomendado é analisar:

Tudo isso sem mencionar o conhecimento técnico que a sua empresa precisa para a vaga.

Crie programas de recomendação

A indicação de candidatos pode ser uma solução incrível para o seu negócio, se ela for feita da maneira correta. Colocar um programa de recomendação em prática é permitir que seus colaboradores encontrem talentos em seus círculos de convivência e os indiquem para um processo seletivo.

Essa estratégia aumentará o leque de possibilidades para contratações, além da chance de descobrir talentos ainda não descobertos por outras empresas do mercado. Nesse caso, sua empresa pode oferecer bonificações para os colaboradores que indicarem profissionais que forem contratados.

Viabilize a qualificação de seus profissionais de TI

É comum que todas as empresas tenham necessidades específicas, tanto de ferramentas quanto de pessoas capacitadas. É justamente esse motivo que faz com que o sucesso de um profissional de TI na sua empresa não seja uma tarefa fácil. Afinal, é preciso encontrar a pessoa que você acredita ser a ideal para vaga, que se adapte aos valores da empresa e que estejam com as expectativas alinhadas com a organização.

Não podemos deixar de lembrar sobre a importância da empresa investir na qualificação desse profissional. É uma via de mão dupla e provavelmente a sua empresa também colherá bons frutos com o desenvolvimento do colaborador.

O indicado é, no momento da seleção, avaliar se o candidato possui a capacidade e flexibilidade de desenvolver novas habilidades, abraçar novas ideias e adquirir novos conhecimentos técnicos. Garantindo isso, com bons treinamentos, o profissional poderá colocar sua experiência em prática e transformar todo esse processo em lucro para sua empresa.

Tenha um parceiro tecnológico

Se você entende que a sua empresa ainda não está pronta para executar com eficiência todas essas etapas de um processo de seleção, talvez seja a hora de contar com um parceiro tecnológico. Afinal, não dá pra ficar atrás no mercado. 

Adotando soluções que irão modernizar sua captação de talentos, você estará investindo diretamente nos resultados a curto, médio e longo prazo da sua empresa. Um parceiro tecnológico manterá a sua empresa competitiva e sempre atualizada no que se refere a processos seguros e contratações assertivas.

Conteúdo produzido por Izap – empresa especialista em soluções digitais.

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