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Pesquisa por voz: como otimizar para sua empresa

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Se você já está envolvido com marketing online há algum tempo, sem dúvida já ouviu falar dele: pesquisa por voz. A busca de informações por voz através do celular está cada vez mais fácil.

E com a introdução do alto-falante inteligente no mercado, a pesquisa por voz parece estar reivindicando seu lugar na sala de estar. Na América, as buscas por voz já representam grande parte do número total de buscas.

Embora o crescimento em alguns lugares ainda não seja explosivo, os especialistas presumem que a pesquisa por voz também está ganhando popularidade aqui. Mas como você responde a isso como freelancer ou empresário em uma PME?

Oportunidades e resultados

A tecnologia agora está bem avançada, mas o uso ainda está em sua infância. Isso significa que ainda há muitas oportunidades de ser o resultado cobiçado de uma pesquisa por voz.

Em contraste com a pesquisa ‘digitada’, o Google não mostra 10 ou mais resultados, mas o assistente lê apenas um resultado. Ao vincular esse resultado à sua empresa, você está um grande passo à frente da concorrência. Mas como você faz isso?

Reescreva seus textos

A otimização do seu site para pesquisa por voz é feita principalmente ajustando o conteúdo. Onde você escolheu anteriormente concentrar seu conteúdo em termos como ‘encanador sp’ ou ‘sapatos masculinos chiques‘, ao otimizar para pesquisas por voz, você opta por termos mais longos e conversacionais, como ‘um encanador barato em sp’ ou ‘onde encontrar a loja de sapatos masculinos mais próxima’?

Seus textos devem ser os mais curtos possíveis, para que o Google Assistente ou Alexa não tenham que ler um livro inteiro para seus usuários. Um texto simples, sem jargões e palavras difíceis, também é um requisito.

Afinal, você não quer testar a tecnologia. Além disso, as pessoas que usam a pesquisa por voz geralmente já estão ocupadas com outra coisa e são incapazes de processar informações complexas. 


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Use dados estruturados

Curiosamente, o resultado da pesquisa por voz nem sempre é o mesmo que o primeiro resultado da pesquisa de um comando regular digitado. Frequentemente, é extraído de um trecho chamado de destaque.

Esses são os pequenos blocos de texto que algumas pesquisas às vezes veem acima dos resultados da pesquisa e que respondem diretamente à pergunta do pesquisador. O truque é aparecer nesses blocos com o seu conteúdo para perguntas relevantes.

O Google agora também adiciona dados estruturados relacionados à pesquisa por voz, com os quais você pode mostrar ao mecanismo de pesquisa que parte do seu texto fornece uma resposta para uma pergunta específica. Como por exemplo “loja de sapato oxford masculino perto de mim”.

Qual parte é ‘falável’, como o Google chama, e qual parte é adequada para leitura. Indispensável, mas tecnicamente também muito mais complicado de implementar. O seu construtor de sites ou especialista em SEO pode, sem dúvida, ajudá-lo com isso.

Foco em pesquisas locais

Em muitos casos (senão em todos), o Google prefere os resultados da pesquisa local para a pesquisa por voz.

Isso significa que, para determinados termos de pesquisa, as empresas locais são preferidas, talvez até empresas nacionais ou mesmo internacionais. Afinal, eles costumam ser mais relevantes para o pesquisador. E há ainda mais oportunidades para você como um empresário relativamente pequeno.

Felizmente, otimizar pesquisas locais não é tão difícil. Mais importante ainda, o Google precisa saber onde você está localizado. Você pode fazer isso solicitando um Google Meu Negócio ou, se você já tiver uma página comercial, fornecendo o endereço atual à sua listagem atual. Você também pode mencionar sua área de trabalho em vários textos do seu site.

Invista na otimização por voz

Embora a pesquisa por voz ainda não seja muito grande em alguns lugares, a promessa da pesquisa por voz torna interessante apostar. A competição não é muito forte no momento, o que significa que agora existem oportunidades para o relativamente pequeno empresário.

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