O planejamento estratégico para indústrias é fundamental para direcionar as estratégias e ajudar a alavancar os resultados da empresa. Por isso, é muito importante entender seu conceito e como aplicá-lo de forma assertiva na rotina industrial.
Nós vamos te ajudar nessa missão. Ao longo deste artigo abordaremos os pontos cruciais para um planejamento eficiente. Continue lendo e fique por dentro!
O que é planejamento estratégico para indústrias?
Planejamento estratégico é um processo sistêmico que ajuda empresas, nesse caso indústrias, a definirem as melhores estratégias para alcançar seus objetivos. Para isso, é feito uma análise de cenários, assim como definição de metas e planos de ação que irão guiar cada setor aos resultados almejados.
Para indústrias, essa estratégia significa identificar oportunidades de crescimento, avaliar riscos e estabelecer meios para se destacar no mercado. Portanto, esse planejamento é crucial para garantir a competitividade e a sustentabilidade do negócio a longo prazo.
Passo a passo para criar um planejamento estratégico para indústrias
Modelo de negócios
O primeiro passo para criar um planejamento para indústria deve ser a definição de um modelo de negócios para a empresa. Portanto, deve-se criar ou atualizar um modelo já existente.
Aqui é interessante utilizar o Canvas Modelo de Negócio, uma ferramenta visual que ajuda na definição do escopo do negócio de forma simplificada e de fácil compreensão para toda a equipe. Nessa etapa devem ser respondidas questões como:
- Segmento de clientes;
- Proposta de valor;
- Canais que conectam sua empresa aos clientes;
- Estratégias de relacionamento com os clientes;
- Fontes de renda;
- Recursos, parcerias e atividades-chave;
- Estruturas de custos.
Todos esses pontos devem ser analisados minuciosamente, de modo que se tenha um diagnóstico preciso das características da empresa e, consequentemente, seus limites.
Análise de cenários com matriz SWOT
O segundo passo para construção do planejamento estratégico para indústrias é a análise do ambiente interno e externo do negócio. Portanto, é o momento de identificar suas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Para isso, indicamos que você utilize a matriz SWOT.
Essa metodologia vai ajudar você nesse mapeamento, que servirá de base para elaboração dos planos de ação que deverão ser elaborados mais pra frente.
Definição de objetivos
Essa etapa serve para definição de onde a sua indústria quer chegar, isto é, qual a sua visão do futuro? Quais objetivos devem ser propostos para ajudar seu negócio a alcançar essa pretensão?
É importante ainda que os objetivos sejam definidos em três níveis distintos: de curto prazo, que podem ser elencados por cada departamento ou individualmente; de médio prazo, que são os táticos e precisam ser divididos por setores (financeiro, logístico etc); de longo prazo, que geralmente são definidos pelas lideranças do negócio.
Metas e indicadores
Após a definição dos objetivos estratégicos, é hora de estabelecer como eles serão mensurados. É importante que suas metas sejam realistas, ou seja, possíveis de serem alcançadas.
Nessa etapa também devem ser definidos indicadores que devem ser utilizados para monitoramento das metas. É interessante ainda elencar responsabilidades por metas, seja por pessoa ou departamento. Dessa forma, cada um terá consciência do seu papel e importância na busca dos resultados.
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Planos de ação
Quais ações práticas serão propostas para alcançar os objetivos estratégicos da sua indústria? Elenque as estratégicas de forma organizada e metódica, com prazos e responsabilidades bem definidos.
Além disso, você deve organizar as ações em uma ordem prioritária, pois isso vai contribuir para a equipe entender o nível de exigência de cada demanda.
Acompanhamento do planejamento
O planejamento estratégico para indústrias é um processo contínuo, logo, deve ser acompanhado de perto constantemente. Assim, é possível avaliar a eficiência das ações propostas e definir novas rotas sempre que necessário.
Uma forma simples, ágil e assertiva de fazer esse monitoramento é através de um software de planejamento estratégico.
Com o Scopi, por exemplo, você cria desde o Canvas Modelo de Negócios até os processos, passando por cada etapa do planejamento, tudo em um só lugar.
É importante ressaltar ainda que o uso de um software como esse deve ser acompanhado de perto pela equipe. Por isso, é interessante que sejam realizadas reuniões periodicamente, envolvendo membros de diferentes setores da empresa, para analisar as ações e definir as prioridades para as próximas semanas.
Um plano estratégico só é eficiente de fato quando há uma cultura organizacional voltada para isso, ou seja, quando todos estão engajados e motivados com o planejamento.