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Quando usar o WhatsApp para vender em seu negócio

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O WhatsApp é um dos aplicativos mais populares entre os usuários de smartphones. Estima-se que, apenas no Brasil, o programa tenha mais de 120 milhões de cadastros ativos, tornando-se uma plataforma comum para se comunicar e até mesmo vender produtos.

A utilização do WhatsApp para comercializar itens é uma alternativa prática e rápida, ainda mais em tempos de pandemia. Os comerciantes podem negociar valores e combinar formas de pagamento e entrega. No entanto, esse método de venda requer certos cuidados. 

Assim como outras formas de vendas, é fundamental tomar precauções para não sair no prejuízo e acabar prejudicando suas vendas. Descubra qual é o melhor momento para utilizar o WhatsApp e melhorar o faturamento do seu negócio.

Quando vender pelo WhatsApp é uma boa alternativa?

Trabalhar com o WhatsApp requer uma certa atenção, principalmente com a demanda que o aplicativo pode gerar. Ele é um meio de comunicação que pode facilitar a aproximação com pessoas mais distantes, mas, ao mesmo tempo, gerar um volume de trabalho maior.

Disparar o catálogo de produtos e encaminhar links de pagamento requer um certo cuidado. Caso você atue apenas na região onde mora ou no local da empresa, limite a disponibilidade de itens para regiões próximas e não deixe de informar isso aos clientes na conversa.

Conforme consiga expandir o seu negócio e queira trabalhar com o envio de produtos para locais distantes, além de contar com uma comunicação frequente no WhatsApp, é necessário pensar em formas de enviar os produtos para outras cidades e trabalhar com meios de pagamentos eletrônicos.

Uma alternativa pode ser utilizar o WhatsApp Business e ter um atendimento personalizado com os clientes. Se preferir, ainda é possível desenvolver o próprio app e negociar as próprias vendas. Entenda abaixo cada opção!  

Como funciona o WhatsApp Business?

Desenvolvido para auxiliar empresas e pequenos negócios, o WhatsApp possui a modalidade de conta Business. Com ela, empresários e empreendedores conseguem conversar com clientes, montar catálogos de produtos e fazer negociações. 

Dentre as funções do WhatsApp Business está a configuração de links para inserir em sites ou nas redes sociais, configurações de mensagens automáticas para facilitar respostas rápidas e separar clientes com etiquetas personalizadas.

A comunicação pelo WhatsApp Corporativo tem sido um meio muito utilizado por diferentes empresas para ficar mais próximas dos clientes. Restaurantes, pizzarias e bares, por exemplo, têm investido na possibilidade de fazer pedidos pelo aplicativo, tornando o atendimento rápido.   

Com a correria do cotidiano, o WhatsApp permite uma comunicação dinâmica e descomplicada, contribuindo para as negociações e vendas.

Fique atento! Se quiser utilizar o WhatsApp Business, separe um número comercial e faça os seus contatos de vendas apenas por ele. Dessa forma, suas conversas pessoais ficam separadas, contribuindo para uma organização maior. 

Como abrir um aplicativo para o meu negócio? 

Este caminho é um pouco mais complexo, mas se você tiver estrutura e recursos financeiros, o aplicativo pode ser uma boa alternativa para fechar mais vendas. Neste caso, é importante ter bons desenvolvedores e garantir uma plataforma segura para clientes.

Se o principal objetivo do app for contribuir nas vendas da empresa, é fundamental implementar um sistema eletrônico de pagamentos seguros e investir na proteção dos dados cadastrados pela plataforma. 

Além disso, é necessário pensar em um programa que chame a atenção do usuário. Por isso, é necessário investir em estratégias de UX (User Experience) e UI (User Interface). As cores do aplicativo também fazem toda a diferença na hora de atrair usuários.

A configuração de push notifications é uma estratégia fundamental, levando em conta que relembra o usuário sobre abrir o aplicativo e conferir as ofertas. De acordo com descontos, promoções especiais e outros conteúdos, configure notificações periódicas no app. 

Configure uma área de contato em seu app 

No próprio aplicativo da empresa, é possível configurar uma página apenas para receber o contato de clientes. Eles podem relatar problemas, tirar dúvidas e fazer outros tipos de esclarecimentos. É uma forma de entrar em contato de maneira simples.

Converse com a sua equipe de desenvolvedores e veja sobre a possibilidade de desenvolver uma página que faça a captação de contatos.

Gostou das dicas para ficar mais próximo do seu público-alvo? Comente abaixo o que achou do artigo e o que tem feito para falar com seus clientes.  

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