É normal que dúvidas surjam quando se planeja implantar um servidor de arquivos na empresa. Como qualquer outro investimento corporativo, deve-se avaliar muito bem se a solução realmente atenderá a demanda da organização.
Pensando nisso, vamos apresentar mais detalhes sobre o servidor de arquivos em nuvem. Bem como sua definição e por que se recomenda a implementação dele atualmente para uma empresa investir. Continue a leitura!
O que é um servidor de arquivos?
O Servidor de Arquivos, também denominado e conhecido por File Server, refere-se à uma aplicação prestada por um servidor, computador ou sistema de armazenamento. Cujo objetivo é centralizar os arquivos, pastas e documentos da empresa e disponibilizá-los para outros dispositivos que tenham permissão de acesso e estejam conectados à rede.
O Servidor de Arquivos, em grande parte das vezes, é um computador ou servidor com sistemas operacionais, seja Windows, Linux ou macOS. E a partir dele os arquivos são compartilhados e armazenados. Pode ser em forma de planilhas, jpg, word, dentre outros.
Assim, os colaboradores da empresa terão acesso diariamente e poderão criar, editar, excluir. E tudo isso de forma simultânea.
Tais arquivos poderão ser acessos de dispositivos como computadores, celulares ou tablets, desde que conectados à mesma rede local (servidor físico) ou com conexão à internet (servidor em nuvem). E sejam compatíveis com o sistema operacional utilizado pelo servidor, quando esse for o caso.
Veja a seguir o que é um Servidor de Arquivos em nuvem e as vantagens dessa solução para o seu negócio.
Servidor de Arquivos em Nuvem
O Servidor de Arquivos em nuvem, também denominado de File Server Cloud, tem sido um dos mais utilizados em decorrência do atual cenário que estamos enfrentando devido à pandemia de coronavírus (Covid-19). Sabe por quê?
Uma vez que, muitas empresas precisaram adotar o regime de Home Office para continuar funcionando, a tecnologia Cloud supriu bem a demanda de cada colaborador trabalhar da sua casa.
Isso porque como o Servidor de Arquivos em Nuvem não precisa de uma máquina centralizadora no local da empresa para funcionar, possibilita, desde que os colaboradores tenham acesso à internet, consigam utilizar os arquivos armazenados na nuvem.
O File Server Cloud não é útil apenas quando falamos de Home Office. Mas também quando a empresa possui filiais em regiões diferentes ou até mesmo em outros países. Já que basta ter acesso à internet para os funcionários conseguirem compartilhar, editar e armazenar documentos simultaneamente.
Vantagens
- Investimento baixo para adquirir licença de utilização. Inclusive paga-se apenas pela quantidade de espaço utilizado. Ou seja, pagará apenas pelo que utilizar.
- Risco de perder informações devido à ataques hacker, panes, falta de energia, catástrofes ou roubo de equipamento diminuem drasticamente. Mas lembre-se de manter o backup em dia, independentemente do servidor utilizado em sua empresa, seja em nuvem ou não.
- Independente do porte da empresa e do quanto ela cresça, o Servidor de Arquivos em Nuvem a acompanhará. Isto é, caso necessite aumentar ou até mesmo diminuir o espaço utilizado, com apenas cliques de mouse isso é possível de fazer.
- Não há necessidade de adquirir equipamentos físicos ou servidores. Assim, não haverá custos com depreciação.
- Informações criptografadas de ponta a ponta. Dessa forma, tenha os dados seguros na nuvem e não se preocupe com a segurança.
- Controle pleno de acessos. Delimite os acessos dos colaboradores. Se desejar que apenas a equipe de financeiro tenha acesso a determinados documentos, dentro do painel de controle é possível fazer o controle.
- A solução está em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) que entrou em vigor.
- Caso precise adotar o Home Office, fique tranquilo. Pois, independente do lugar onde cada integrante da empresa esteja, todos conseguirão continuar trabalhando e tendo acesso simultâneo aos arquivos.
Essas são algumas das vantagens que utilizar o File Server Cloud proporciona à sua empresa. Porém, há algumas desvantagens, veja:
Desvantagens
- Ter acesso restrito ao login de Admin do Servidor em Nuvem. Visto que o contratante não tem acesso direto aos servidores, só ao painel de controle da sua conta.
- Outro ponto, é que como muitas licenças são tarifadas em dólar, quando houver oscilação de câmbio, poderá haver alteração de valor. Porém, isso poderá ser negociado com o fornecedor de Arquivo em Nuvem da sua empresa.
- Depender da internet para ter acesso aos arquivos. Saiba que é possível editar o documento no computador. Entretanto, precisa-se de conexão com a internet para subi-los alterados para o servidor.
Assim, apesar de existirem desvantagens – como qualquer outra solução -, o Servidor de Arquivo em Nuvem contribui para alavancar os resultados da empresa e torná-la ainda mais digital e independente. Avalie qual é a necessidade de acessos simultâneos que sua empresa necessita e contrate essa solução agora mesmo.
Artigo produzido por Maria Alice Ferreira – Criadora de Conteúdo no grupo Brasil Cloud.