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Sua Empresa Possui Uma Estratégia De Idiomas?

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Percebemos a importância de estudar uma língua estrangeira quando conhecemos pessoas de outras culturas, apreciamos tradições e costumes de outras nações ou derrubamos as barreiras que dividem os povos.  Aprender a falar um novo idioma contribui para aumentar a auto-estima e melhorar as perspectivas de emprego. 

Dada a contínua transformação das empresas e a crescente demanda por pessoal qualificado de empresas locais, é importante atender a essa necessidade no mercado de trabalho.

Assim como em qualquer área de nossa vida, as empresas também precisam trabalhar ao máximo a sua comunicação, pois, sem ela, é impossível realizar qualquer tarefa. Independente se for um curso de francês ou inglês, o importante é que os seus colaboradores tenham domínio de pelo menos 1 língua além do idioma materno.

Isso significa que é preciso dar atenção ao idioma que é falado nas empresas, especialmente em corporações globais onde normalmente existem pessoas que falam mais de uma língua.

É preciso aplicar uma boa estratégia de idiomas, pois conviver com vários deles no mesmo ambiente faz parte do dia a dia dessa empresa. Ignorar essa situação pode gerar problemas na rotina de trabalho, algo que pode afetar a sua eficiência e a sua competitividade da companhia.  Portanto, aplicar uma estratégia de idiomas eficaz ajudará a empresa a se manter firme no jogo dos negócios.

Qual a importância de estratégia de idiomas na empresa?

Atualmente, o conhecimento de idiomas é obrigatório em muitos setores de negócios. O inglês continua sendo a língua mais falada no mundo e é por isso que ainda está no topo da lista. 

O nível de conhecimento exigido dos candidatos depende do setor e da função. Em alguns casos, basta ler e entender determinados idiomas. Para profissionais e gerentes, no entanto, muitas vezes é necessário saber conduzir negociações em outros idiomas ou trabalhar em estreita colaboração com colegas estrangeiros.

No mundo atual do trabalho, as habilidades linguísticas não são necessárias apenas para funcionários individuais que desejam obter uma vantagem no mercado de trabalho. A importância do conhecimento linguístico é um aspecto totalmente compartilhado também pelas empresas que, além de competir em nível nacional, também são confrontadas com o mercado internacional.

De fato, é do interesse que as empresas possam garantir que os funcionários tenham as habilidades certas para lidar com o mercado internacional. Os empregadores que desejam melhorar a eficácia de suas comunicações em idiomas estrangeiros têm uma ampla variedade de métodos de aprendizado disponíveis.  A visão geral dos métodos mais importantes abaixo é destinada a ajudá-lo a escolher o método mais apropriado.    

Estratégia de Idiomas para empresas

Existem várias formas de se aplicar uma estratégia de idiomas. Uma delas é escolher um idioma padrão para empresa, o que faz com que todos os funcionários falem a mesma língua. Isso é ótimo, desde que a empresa não precise se adaptar a algum dialeto local para fazer as suas negociações. Ou seja, padronizar é bom, mas não se deve ignorar a cultura do lugar onde a empresa se instalou.

Outro problema que a padronização pode gerar é o julgamento equivocado. Muitas vezes, os gestores de uma empresa podem contratar alguém que não é tão qualificado pelo simples fato dele falar o idioma da empresa. Ou seja, bons talentos são perdidos pelo simples fato de não falarem uma determinada língua.

1 . Contratação Eficiente

Uma boa estratégia de idiomas inclui contratar pessoas de qualidade para realizar suas tarefas. Pois, como foi citado anteriormente, não basta apenas falar o idioma da empresa, é preciso ser capacitado para executar o serviço. Falar vários idiomas não é garantia de eficiência no trabalho.

É preciso analisar as qualidades não apenas dos possíveis contratados, mas também dos funcionários que lá estão. É preciso fazer vários tipos de avaliações, inclusive consultando a opinião de superiores, colegas e subordinados daquele colaborador.

Essa pesquisa dará ao gestor um cenário mais claro sobre o nível de eficiência da pessoa analisada. Assim, a chance de alguém ser enganado pela fluência em um determinado idioma fica bastante reduzida.

Fazer esse tipo de análise também faz parte da estratégia de idiomas. É preciso avaliar uma pessoa por meio de treinamentos, testes e análises antes de realizar uma contratação. Por mais que uma empresa priorize um determinado idioma, isso não pode ficar acima da qualificação de seus colaboradores.

Esse é um dos motivos de muitas companhias investirem no ensino de idiomas. É melhor ensinar um novo idioma para alguém competente do que contratar alguém menos talentoso só por causa de sua fluência. Obviamente, será preciso dar tempo para que a pessoa consiga aprender.

No entanto, em longo prazo, esse esforço pode trazer grandes recompensas, pois diminuirá o número de demissões. Manter o mesmo grupo de funcionários faz com que o trabalho ganhe coesão, além de evitar repetidas contrações de pessoas por causa de um rendimento abaixo do esperado.

Outro ponto que não pode ser esquecido é o aspecto cultural. A estratégia de idiomas tem que estar alinhada com a cultura do local em que a empresa pretende fazer os seus negócios. Isso fará com que a companhia propague suas ideias de forma coordenada, sem desrespeitar o local em que ela pretende colocar os seus serviços.

2. Funcionários no Exterior

Outro ponto que faz parte da estratégia de idiomas é enviar colaboradores para realizar serviços no exterior. Apesar de, muitas vezes, aqueles profissionais não conhecerem outros idiomas, eles podem levar o conhecimento que têm sobre a empresa, além de mostrar os processos, os produtos e os sistemas da companhia.

Contudo, é preciso preparar aquele profissional antes de enviá-lo para o exterior, sempre visando melhorar as suas qualidades. O foco dele deve ser a transmissão de conhecimento para os funcionários nativos. Assim, a empresa conseguirá um grande desempenho ao fazer negócios naquele país.

3. Aprender a qualquer hora, em qualquer lugar: curso online

Além do treinamento interno, os cursos online representam um método de aprendizado muito popular. Embora esses cursos não sejam baseados em contato direto, como aulas presenciais ou em grupo, os dois métodos ainda são possíveis graças aos programas de bate-papo e comunicação.  A flexibilidade, em termos de tempo e local, é certamente a principal vantagem dos cursos online. 

Os participantes podem aprender quando e onde querem e trabalhar no seu próprio ritmo. Treinamento e uma boa dose de auto-motivação são os elementos que nunca devem faltar.

4. A união dos dois mundos: aprendizado misto

O aprendizado combinado representa uma forma mista de aprendizado que integra treinamento presencial e e-learning. Isso permite, por exemplo, participar pessoalmente de discussões sobre questões organizacionais no início de um curso.

Além disso, a possibilidade de conhecer os participantes facilita o desenvolvimento da lição, graças ao uso de bate-papos por vídeo e tarefas subsequentes em grupo.

O ensino presencial alterna com momentos de estudo independente. Este sistema oferece aos participantes a vantagem de gerenciar o aprendizado de forma mais autônoma, de acordo com o ritmo de estudo.

Você sabia que existem vantagens psicológicas relacionadas ao aprendizado de um novo idioma?

Aprender um novo idioma pode ser muito mais útil do que você imagina; Numerosos estudos neuropsicológicos mostraram que o aprendizado de outro idioma pode levar a vários benefícios.

É hora de implantar uma estratégia de idiomas na sua empresa!

Ao implantar uma estratégia de idiomas, as empresas podem encontrar uma base de clientes crescente. Muitas empresas contam com a ajuda de tradutores, mas investir em um serviço dedicado leva a um relacionamento mais forte com os clientes. 

Resumindo, ser capaz de interagir efetivamente com os clientes, aprender sua cultura e comercializar para os diferentes países em que você negocia ajudará você e sua empresa a ter sucesso. No entanto,sua empresa precisa estar pronta para empregar falantes de línguas estrangeiras ou ensinar os funcionários a se desenvolverem em outros idiomas.

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