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Como garantir a satisfação dos clientes e fidelizá-los após a Black Friday

Como garantir a satisfacao dos clientes e fideliza los apos a Black Friday

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A Black Friday 2021 está chegando e, junto, muitas oportunidades de negócios. Dentre elas as oportunidades para promover a satisfação do público e, consequentemente, fidelizá-los. 

O evento – também conhecido como sexta-feira negra – acontecerá no dia 26 de novembro, logo, as empresas podem aproveitar para oferecer descontos para os consumidores e abrir espaço para reter clientes. Vale destacar que qualquer negócio pode beneficiar-se dessa data para vender mais e faturar. 

Em 2020, as vendas bateram recorde no dia do evento, chegando a 4 bilhões de reais. De acordo com estudo da Méliuz, mais de 70% dos brasileiros pretendem fazer compras na Black Friday, por isso a expectativa para 2021 é positiva. Ou seja, é um período de alta nas vendas, inclusive na indústria. 

Apesar da presença da pandemia do coronavírus (covid-19), o avanço da vacina e reabertura dos comércios foram fatores determinantes para a expectativa positiva neste ano. 

Pensando nisso, preparamos este conteúdo com dicas indispensáveis para você aplicar na sua indústria e fidelizar clientes após a Black Friday. Continue a leitura e confira os seguintes tópicos:

Expectativa da Black Friday no setor industrial 

Como já citado anteriormente neste post, a expectativa em 2021 para esse grande evento de vendas é positiva. No setor industrial, com base nos dados do ano anterior do relatório da Neotrust/Compre&Confie, foram feitos 13,01 milhões de pedidos entre a Black Friday e a Cyber Monday. O ticket médio das compras durante o período analisado foi de R$ 592,85. 

No dia da Black Friday, a indústria obteve ganho de R$ 3,86 bilhões, com 5,34 milhões de pedidos e um ticket médio de R$ 723,37. Com esses dados, é quase impossível não entender a importância deste evento para a produção industrial, não é mesmo?

Por essa razão, é ideal preparar sua indústria para vender mais e, então, obter melhores resultados no pós-Black Friday.

A importância do Pós-Black Friday

Decerto que os consumidores buscam por preços baixos, bem como serviços e/ou produtos de qualidade, sejam eles do público B2B (Business to Business) ou B2C (Business to Consumer).

Com isso, é imprescindível se preparar para garantir a satisfação do cliente durante e após a Black Friday. Ter um público satisfeito é fundamental para abrir novas oportunidades de vendas e ser reconhecido no mercado, ou quem sabe, melhor do que os seus concorrentes. 

Uma sexta-feira de descontos não deve ser um evento realizado com falsas campanhas com o intuito de atrair o público-alvo. Ser transparente com o seu público é o passo eficaz para atender todas as expectativas e, consequentemente, promover a satisfação.

Essa é, sem dúvida, a oportunidade para o setor industrial impulsionar sua produção, vender mais produtos e ganhar visibilidade. E considerando esses fatores, fica fácil compreender a importância do pós-Black Friday para ter uma indústria rentável.

 E o que fazer para fidelizar os clientes? Continue a leitura e confira logo abaixo!

Pós-Black Friday: Como fidelizar clientes e continuar as vendas de produtos industriais?

Há quem se pergunte como aproveitar o dia da Black Friday para vender mais e continuar gerando resultados após o evento, não é mesmo?

Não é à toa que esse dia de descontos em diferentes segmentos fazem tanto sucesso. Isso porque ocorre a alta demanda por produtos e serviços, assim, uma empresa que atua com insumos para cerveja, por exemplo, pode apostar em estratégias para tornar o público fiel após o dia 26 de novembro. Confira as dicas a seguir!

1. Ofereça um atendimento de qualidade

Vender mais em um evento de descontos é uma excelente oportunidade, contudo, é fundamental priorizar o atendimento durante e após a Black Friday. O tempo de resposta, por exemplo, pode impactar nos resultados da satisfação do consumidor, inclusive, poderá influenciar a busca pelos serviços da sua concorrência.

E você, como gestor, não deseja isso para o seu negócio, certo?

Então, invista em treinamentos para a sua equipe comercial, a fim de garantir que todos os canais de atendimento, presencial e on-line, sejam feitos com excelência. Um usuário que busca por mais informações sobre projeto de instalações elétricas, por exemplo, ao ter uma resposta imediata sobre suas dúvidas, certamente aumentará a probabilidade de convertê-lo em cliente.

Promover a melhor experiência ao consumidor por meio dos serviços de atendimento é uma das melhores práticas para garantir a satisfação, desse modo, permite que ele procure novamente pelos serviços da empresa. Isso inclui informações solicitadas sobre a venda dos produtos, trocas, garantias, entre outros.

2. Segmente seus leads

Um dos principais fatores de dificuldades dos gestores é a geração de leads e conversão. Por isso, é ideal fazer a segmentação da sua base para ter a certeza de que as campanhas elaboradas pela sua marca irão chegar até o público definido.

E geralmente empresas de todos os segmentos apostam em campanhas de marketing digital para divulgar suas campanhas, novidades e afins. Consequentemente, quanto maior o número do público-alvo for alcançado, mais chances de vendas para a empresa.

Para isso, levante os dados demográficos e outras informações importantes, tais como:

Isso é uma das táticas indispensáveis para captar o cliente e retê-los nas empresas, então, ao segmentar a base dos potenciais clientes, será possível reter os consumidores no pós-Black Friday. 

Também é válido destacar que essa prática permite dividir os leads em grupos diferentes, aumentando a chance de obter mais vendas, tendo em vista que mais usuários irão abrir e-mails das campanhas recebidas, não limitando apenas ao evento da Black Friday.


Veja também:


 

3. Mantenha a comunicação com os clientes

A comunicação é primordial para fidelizar os clientes. Acredite: manter a aproximação com o público, principalmente após um evento de desconto, é crucial para despertar o interesse do consumidor e o desejo de voltar a adquirir seus produtos e serviços.

Isso mostra que a marca se preocupa com as dores dos potenciais clientes, bem como oferecer produtos de qualidade a fim atender suas expectativas e satisfazê-los. Aposte em diferentes meios de comunicação para oferecer uma experiência positiva com o cliente.

Use as redes sociais a favor do seu negócio para divulgar novidades, descontos e assim sucessivamente. Manter esse contato recorrente pós-Black Friday será essencial para ter a aproximação entre marca e cliente, independente do segmento de atuação.

4. Aproveite a Black Friday para oferecer benefícios e encantar os clientes

Por fim, mas não menos importante, é essencial aproveitar o evento da sexta-feira negra para atrair e reter os clientes. Para isso, seja transparente, ofereça ofertas reais para evitar que o seu público duvide dos descontos aplicados, tornando o evento conhecido como “Black Fraude”. 

Se a sua marca vende equipamentos industriais, por exemplo, oferecer descontos e até mesmo benefícios como serviços e manutenções gratuitas para quem comprar durante a Black Friday, influenciam o consumidor a comprar durante o evento e, consequentemente, buscar por serviços da empresa no pós-Black Friday.

Conclusão

Vender mais é fundamental, mas reter o consumidor e fazer com que ele volte a comprar mais vezes na sua empresa, é melhor ainda! 

E a Black Friday é um evento que desperta expectativas positivas de vendas em todos os negócios, aliás, é a oportunidade para tornar os novos consumidores fiéis. Com isso, a indústria pode aproveitar para impulsionar suas vendas, mas é primordial manter o contato recorrente com os clientes para fidelizá-los. 

Ter uma equipe treinada para oferecer um atendimento durante o evento influencia na satisfação do cliente. No pós-Black Friday, isso continua sendo fundamental, uma vez que um dos serviços que mais impactam na satisfação do público e impactam no faturamento do negócio.

Portanto, aproveite a sexta-feira negra na indústria, ofereça atendimento eficaz, segmente seus leads, foque no pós-venda e mantenha a comunicação com o público nos meios digitais para proporcionar uma experiência positiva. Dessa maneira, aumentam suas chances de ter um público cada vez mais fiel à sua marca!

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