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Automação de pagamento: saiba como ela pode alavancar as suas vendas

Nos tempos atuais, a tecnologia tem ajudado, e muito, a rotina de trabalho no comércio e indústria. Uma dessas mudanças de comportamento é a chamada automação de pagamento. Várias empresas passaram a usar desse sistema com o objetivo de melhorar e organizar toda a parte financeira.

Apesar disso, muitos ainda desconfiam dos benefícios do pagamento automatizado. Será mesmo que ele funciona? Quais são as reais vantagens de contratar esse tipo de plataforma? Quanto isso vai custar para uma empresa pequena, média ou de grande porte?

Para responder a essas questões, este texto vai mostrar tudo que você precisa saber sobre a automação de pagamento. Veja nos tópicos a seguir!

Como funciona a automação de pagamento?

O pagamento automatizado é feito, normalmente, por meio de um sistema de cobrança online. Ou seja, você vai contratar uma plataforma que oferece diversas formas de pagamento e, a partir daí, escolher quais delas usar com seus clientes.

Esses sistemas possuem grande diversidade de métodos de cobrança, o que facilita bastante a vida do empresário e também do consumidor. É comum encontrar neles:

  • boleto bancário;
  • carnês;
  • cartão de crédito.

O que precisa ser levado em consideração é a qualidade do serviço, o preço justo e funcionalidades, que são os fatores principais ao pensar na contratação de um sistema de automação de pagamento.

O que faz um intermediador de pagamentos?

As empresas que realizam o chamado pagamento automatizado são conhecidas como intermediadores de pagamentos.

O nome indica muito bem o que elas fazem: intermediar as cobranças para que o empresário receba pelos serviços e produtos de forma simples, automatizada, rápida e funcional.

O funcionamento desse sistema também não tem segredo algum. Basicamente, você vai entrar no site do intermediador, fazer o cadastro com seus dados, escolher a forma de pagamento, emitir a cobrança, enviar para o cliente e aguardar o pagamento. Além disso, você pode escolher uma forma de cobrança a cada emissão e definir a mais adequada para cada cliente.

Outra maneira de usar a automação é para quem tem e-commerce. Essas plataformas disponibilizam as formas de pagamento dentro do seu site para que o cliente feche a compra e pague ali mesmo pelo que comprou.

Quais as vantagens do pagamento automatizado?

A principal questionamento é sobre como a automação de pagamentos pode alavancar as vendas. A resposta é simples: por conta do sistema automatizado, a sua equipe de finanças vai ter todos os dados de receitas, assim como de devedores, inadimplentes e outras informações contidas na base de dados da plataforma de pagamento online.

Com todos esses elementos, a equipe de finanças pode e deve passar os dados para quem cuida do marketing, atendimento, vendas e negociação. A partir dessa integração, a empresa passa a ter mais controle sobre os seus clientes para fidelizá-los, além de ter acesso a informações que vão ajudar a conquistar novos consumidores e lucrar mais.

Assim, o pagamento automatizado cria uma verdadeira teia de trabalho dentro da sua empresa, independente do tamanho que ela tenha. Com o volume de informação e de dado gerado, você consegue pensar, elaborar e executar estratégias que alavanquem as vendas e os lucros do empreendimento.

Além dessa, que é a principal vantagem de se usar a automação de pagamento, existem outros benefícios muito importantes, confira a seguir!

  • É um equipamento seguro para você e seu cliente.
  • Oferece várias formas de pagamento, aumentando a possibilidade de fechamento da venda.
  • O sistema é simples e fácil de usar.
  • Serviço padronizado, fazendo com que você economize tempo.
  • As tarifas são baixas, quando comparadas às do banco.
  • O atendimento é de qualidade, mais ágil e facilitado.

Outras vantagens trazem ainda mais facilidade para a gestão financeira do seu negócio. O checkout transparente, por exemplo, permite seu cliente pagar um produto comprado na sua loja virtual sem ser redirecionado para outra página. Ou seja, ele faz tudo dentro do seu site, sem sair dele, o que aumenta sua taxa de conversão.

As tarifas também são um diferencial. Em muitos intermediadores, você não paga pela emissão, alteração, cancelamento ou manutenção de títulos vencidos, além de não ter nem mensalidade.

Essas são algumas das vantagens que fazem o uso de um intermediador de pagamento benéfico para seu negócio, independente do tamanho da sua empresa.