//Quais os desafios de ser um empreendedor no Brasil?

Quais os desafios de ser um empreendedor no Brasil?

Ser empreendedor é o sonho de muitos brasileiros, mas, é comum encontrar desafios para realizá-lo. É preciso ter organização, gestão eficiente e principalmente inovação, para que o seu negócio seja altamente lucrativo. Em 2018, o ano fechou com  2.534.785 novas empresas formalizadas.

O expressivo número de novas empresas é o reflexo da crescente taxa de desemprego, no qual pessoas são impulsionadas a abrir o seu próprio negócio como alternativa para geração de renda. Em contrapartida, surgem grandes ideias que acabam não decolando por falta de apoio ou devido à burocracia de ser empreendedor no país. 

A pesquisa feita pelo Sebrae em 2016, mostra que entre as dificuldades em abrir uma empresa se encontra a falta de conhecimento e capital como um dos principais fatores para as barreiras de empreender nos anos 2011 e 2012.

Alguns desafios acabam dificultando que novos empreendedores surjam no mercado. Separamos alguns desafios enfrentados no Brasil:

Altas Cargas Tributárias

Uma das causas dessas dificuldades são as altas cargas tributárias. Se não houver uma pesquisa sobre os impostos e alíquotas que incidirão sobre o seu negócio, a possibilidade de não ir para frente é grande, já que os regimes tributários no Brasil são altíssimos.

Para evitar que isso ocorra, o melhor caminho é contratar um especialista na área para te orientar.

Crédito

Além das cargas tributárias, a burocracia para se ter uma linha de crédito é ainda maior. Muitos, estão entrando no mundo empreendedor sem ter condições financeiras palpáveis para continuar ou abrir o seu negócio e acabam tendo que recorrer a créditos nada fáceis de conseguir.

Por isso, é importante que o empresário faça um planejamento, assim ele poderá identificar possíveis aumentos de investimentos em seu empreendimento.

Mercado competidor 

O empreendedor encontra uma grande concorrência de mercado, o que dificulta sua entrada no ramo dos negócios. Por isso, se estabelecer no mercado acaba se tornando ainda mais difícil quando se tem grandes empresas já consolidadas.

No entanto, isso pode ser superado com uma boa análise do ramo em que vai entrar, buscando diferenciar seus produtos e forma de atendimento. 

Contratação de Pessoal

Ao abrir uma empresa, o empresário deve estar ciente da mão de obra necessária. O processo de contratação não é  fácil e a busca por pessoas qualificadas tornam ainda mais difícil empreender. Outro fator é a formalização do emprego, o empresário deve incluir além de salários compatíveis, os encargos sociais da contratação, como 13º salário, Férias e FGTS. 

Os desafios são grandes, mas é essencial superá-los para ser um empreendedor de sucesso. Isso possibilita adquirir conhecimento e crescimento profissional, trazendo retorno financeiro gradual.

Além disso, empreender significa  novas oportunidades, gerando mais emprego e melhor distribuição de renda. O que é imprescindível para o crescimento econômico do país.

Se está pensando em se tornar um empreendedor, é preciso que fique atento ao mercado de interesse e às necessidades do público consumidor. Investir em marketing é crucial no sucesso do seu negócio e vendas.

Ficou interessado e deseja dar mais visibilidade a sua empresa ou criar o site para seu novo empreendimento?  Clique aqui é saiba como impulsionar o seu negócio.