Site icon Blog Soluções Industriais

5 dicas de marketing digital para sua indústria que não tem um site

otimizar controle financeiro da sua loja virtual

O setor industrial é um dos mais importantes ramos da economia brasileira, e para a indústria continuar crescendo, é necessário aumentar as suas vendas.

No passado, as indústrias focaram em propagandas em meios tradicionais de divulgação como televisão, mídia impressa e o rádio, mas isso mudou nos dias atuais.

Com a chegada da internet, toda atenção de venda de produtos e serviços se direcionou para rede, porém, muitas indústrias não realizaram a migração dos seus negócios, sendo adeptos do marketing em plataformas tradicionais.

Por isso, ter uma página na internet é sinônimo de identidade do seu negócio, porque ficará visível para os consumidores e para as plataformas de busca como o Google.

No site você cria um novo canal de vendas, além de melhorar o relacionamento com o cliente, mas o site não pode se restringir a isso. Criar um site não significa aumentar as suas vendas.

A concorrência do mercado digital é enorme e devido a esse crescimento, o marketing digital se tornou a principal forma de divulgação das empresas em todo mundo.

Se a empresa está preocupada com a falta de vendas, leia este conteúdo até o final, e descubra 5 dicas de marketing digital para uma indústria sem site para criar resultados positivos, reais e duradouros.

Por que a indústria precisa estar na internet?

As vantagens de ter um site para a indústria são grandes, tais como:

1 – Maior faturamento

Com estratégias eficientes de vendas, a empresa tem um alto custo-benefício nas suas ações. Além de gastar pouco, comparado as propagandas nas mídias tradicionais, resultando num expressivo aumento nas receitas.

2 – Identificar tendências do mercado

Na internet, é mais fácil para indústria identificar os diferentes hábitos dos consumidores, uma das formas de fazer isso é através do Marketing de oportunidade que ajuda a encontrar as melhores situações no momento e auxilia a captar as tendências. Isso tudo sem deixar de analisar o que concorrência está fazendo.

3 – Visibilidade para o cliente

Ter presença na internet fará que a sua marca fique visível para o seu público. Pois os meios digitais de comunicação aproximam a empresa dos seus clientes.

Como a internet não tem barreiras, um site da empresa poderá ter uma grande oportunidade de investimentos astronômicos.

Mercado B2B

A presença digital é um ponto fundamental para as indústrias, principalmente em segmentos específicos.

Para grande parte do mercado industrial, o seu público-alvo não é o consumidor final, mas sim outras empresas, que precisam de equipamentos, mercadorias e serviços de uma indústria. Esse mercado é conhecido como B2B (Business to Business).

Em geral, as vendas desse mercado são racionais, pois as empresas buscam uma solução que trará o melhor custo-benefício para solução dos problemas.

Os vendedores agem como consultores, pois eles devem diagnosticar o problema, propor soluções e depois partir para a negociação. Para isso, é necessário estudar muito o cliente antes de contactá-lo.

No meio B2B, as soluções oferecidas para uma empresa tem um custo maior de venda por ser mais específica, por isso a negociação é mais longa, pois envolve vários decisores, indo do gestor, ao CEO.

Por isso, é necessário uma ação estratégica para conseguir vender para esse tipo de cliente, fazendo do marketing digital a principal solução para vender para o público.

O que é marketing digital?

O marketing consiste em processos para determinar se produtos ou serviços podem interessar aos consumidores. Existem vários fatores que fazem parte da estratégia como a comunicação e desenvolvimento total do negócio.

No caso do Marketing Digital, pode-se entender como ações de uma empresa utilizando ferramentas e mídias digitais.

Isso pode parecer simples, mas muitas pessoas ainda não entendem, confundindo meramente com publicidade ou vendas. Entretanto, essa estratégia é fundamental para os dias atuais.

Alguns dados mostram a importância do marketing digital na estratégia de vendas. Segundo relatório da ComScore 94% dos internautas fazem compras pelo Brasil.

A mesma pesquisa ainda afirma que o consumidor acessa a internet, em média, três vezes para fazer a pesquisa de um produto antes de comprá-lo.

Devido a importância do mercado digital para as empresas, veja agora as melhores dicas e estratégias de marketing digital para indústrias.

Aposte em marketplaces

O marketplace nada mais é do que um tipo de shopping virtual, permitindo que diversas empresas montem suas lojas dentro da plataforma.

Nos marketplaces, os usuários terão uma página para que eles consigam fazer anúncios dos produtos e serviços. O meio mais comum de cobrança dessas plataformas é a taxa por uma pequena porcentagem de compra concluída.

Nessas plataformas, o custo de cadastro é mais baixo que uma loja própria para venda, que o empreendedor arcará com os gastos de criação de um domínio, design, divulgação e da manutenção de um site tipo e-commerce.

Use técnicas de SEO

O SEO, Search Engine Optimization é uma estratégia básica de todo projeto de marketing digital para melhorar o posicionamento organicamente nos sites de busca como o Google, com objetivo de aumentar o número de acessos de um website.

A importância dessas técnicas é muito grande, pois ajuda um site a ser encontrado pelos buscadores na internet, aumentando a sua visibilidade.

Uma das estratégias mais usadas de SEO são as palavras-chave, que colocadas corretamente, fica fácil de serem identificadas pelos algoritmos dos sites de busca, ficando nas primeiras páginas dessas plataformas.

Tenha um blog

Use um blog para produção de conteúdos  pode ser uma boa alternativa. Com o blog, o conteúdo produzido pode tornar a empresa referência no assunto, principalmente para os clientes.

Além de produzir textos para o blog, produza vários materiais ricos como e-books, infográficos e vídeos. Pois, você pode oferecer informações detalhadas sobre um assunto.

É importante que todo esse conteúdo seja disponibilizado gratuitamente, fazendo com que a pessoa interessada deixe apenas os seus dados de contato.

Assim, além de passar aquela imagem de autoridade no assunto, você poderá criar uma grande base de contatos.

Use as redes sociais como canal de divulgação

Para o crescimento de uma empresa no mercado digital, as redes sociais são grandes ferramentas de divulgação. Hoje, as pessoas passam em média 3 horas nas redes sociais, consumindo e compartilhando conteúdo.

Um foco grande da indústria com conteúdo nas mídias digitais pode gerar forte engajamento do público. Assim, a divulgação acontece de forma natural, impulsionada pelos próprios seguidores.

Links patrocinados

Além da divulgação orgânica, existe uma forma mais rápida de conseguir resultados das empresas com marketing digital. Essa alternativa são os links patrocinados.

Os links patrocinados nada mais são que anúncios pagos que aparecem em destaque na primeira página dos sites de busca e no feed das redes sociais.

Existem diferentes ferramentas de anúncios, como o Google Ads, voltado para o buscador do Google, para o Youtube e outros sites parceiros. Outra opção é o Facebook Ads, que é voltado para o Facebook, Instagram e outros sites parceiros do Facebook.

Essa alternativa é ideal para empreendedores que desejam resultados rápidos nas campanhas de divulgação. Com boas técnicas de SEO, é possível ter excelentes resultados gastando pouco.

Essas são as dicas de marketing digital para sua indústria ter resultados na internet.

A internet é um universo de oportunidades de vendas e de visibilidade da marca, estar de fora desse mundo é como não existir.

O que está esperando? Entre agora mesmo no mundo digital para ter sucesso e aumentar as suas vendas!

Exit mobile version